Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7872 |
Resumo: | O presente projeto profissional, realizado no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing, tem como objetivo apresentar um manual de recomendações para a qualidade da satisfação dos espectadores dos estádios de futebol. O investimento que clubes, autarquias e governo fazem numa estrutura como um estádio de futebol é, em termos económicos e humanos, avultada. Aliada à transformação do desporto num negócio e dos clubes em autenticas empresas, alguns cotados em bolsa, torna imprescindível obter o maior retorno financeiro possível dos estádios. O estudo realizado, de natureza exploratória e qualitativa, permite a elaboração de um manual que define aos critérios mais importantes para atingir uma maior qualidade no serviço que os estádios podem oferecer, e, consequentemente, a uma maior satisfação e lealdade por parte dos espectadores. Embora se trate de uma temática sobejamente abordada na pesquisa científica, a abordagem do ponto de vista do gestor esportivo/marketing responsável pela gestão dos estádios é pioneira. A metodologia seguida assenta na especificidade do setor de atividade (desporto) e tem como objetivo a abrangência e possibilidade prática de este manual poder ser usado por qualquer clube e estádio. Embora o projeto apresente um conjunto de limitações, inerentes à especificidade do próprio setor e das suas mudanças constantes, pensamos que o mesmo possa dar um contributo para a estruturação de conhecimento nesta área. |
id |
RCAP_8c42fc314d6d1ac31c8a6f39b404ede0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebolMarketing desportivoFutebolGestão da qualidadeSatisfaçãoLealdadeEspectadoresO presente projeto profissional, realizado no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing, tem como objetivo apresentar um manual de recomendações para a qualidade da satisfação dos espectadores dos estádios de futebol. O investimento que clubes, autarquias e governo fazem numa estrutura como um estádio de futebol é, em termos económicos e humanos, avultada. Aliada à transformação do desporto num negócio e dos clubes em autenticas empresas, alguns cotados em bolsa, torna imprescindível obter o maior retorno financeiro possível dos estádios. O estudo realizado, de natureza exploratória e qualitativa, permite a elaboração de um manual que define aos critérios mais importantes para atingir uma maior qualidade no serviço que os estádios podem oferecer, e, consequentemente, a uma maior satisfação e lealdade por parte dos espectadores. Embora se trate de uma temática sobejamente abordada na pesquisa científica, a abordagem do ponto de vista do gestor esportivo/marketing responsável pela gestão dos estádios é pioneira. A metodologia seguida assenta na especificidade do setor de atividade (desporto) e tem como objetivo a abrangência e possibilidade prática de este manual poder ser usado por qualquer clube e estádio. Embora o projeto apresente um conjunto de limitações, inerentes à especificidade do próprio setor e das suas mudanças constantes, pensamos que o mesmo possa dar um contributo para a estruturação de conhecimento nesta área.Sá, DanielRepositório ComumTeixeira, João2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7872201144115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:53.624442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
title |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
spellingShingle |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol Teixeira, João Marketing desportivo Futebol Gestão da qualidade Satisfação Lealdade Espectadores |
title_short |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
title_full |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
title_fullStr |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
title_full_unstemmed |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
title_sort |
Manual de recomendações para a qualidade da satisfação de serviços nos estádios de futebol |
author |
Teixeira, João |
author_facet |
Teixeira, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Daniel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing desportivo Futebol Gestão da qualidade Satisfação Lealdade Espectadores |
topic |
Marketing desportivo Futebol Gestão da qualidade Satisfação Lealdade Espectadores |
description |
O presente projeto profissional, realizado no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing, tem como objetivo apresentar um manual de recomendações para a qualidade da satisfação dos espectadores dos estádios de futebol. O investimento que clubes, autarquias e governo fazem numa estrutura como um estádio de futebol é, em termos económicos e humanos, avultada. Aliada à transformação do desporto num negócio e dos clubes em autenticas empresas, alguns cotados em bolsa, torna imprescindível obter o maior retorno financeiro possível dos estádios. O estudo realizado, de natureza exploratória e qualitativa, permite a elaboração de um manual que define aos critérios mais importantes para atingir uma maior qualidade no serviço que os estádios podem oferecer, e, consequentemente, a uma maior satisfação e lealdade por parte dos espectadores. Embora se trate de uma temática sobejamente abordada na pesquisa científica, a abordagem do ponto de vista do gestor esportivo/marketing responsável pela gestão dos estádios é pioneira. A metodologia seguida assenta na especificidade do setor de atividade (desporto) e tem como objetivo a abrangência e possibilidade prática de este manual poder ser usado por qualquer clube e estádio. Embora o projeto apresente um conjunto de limitações, inerentes à especificidade do próprio setor e das suas mudanças constantes, pensamos que o mesmo possa dar um contributo para a estruturação de conhecimento nesta área. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-16T00:00:00Z 2014-09-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7872 201144115 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7872 |
identifier_str_mv |
201144115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130005760901120 |