Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56760 |
Resumo: | Uma das tendências contemporâneas da literatura para a infância consiste no boom de edições nascidas da transformação de narrativas clássicas universais, quer pertencentes ao acervo tradicional oral, quer de autor, muitas até originalmente publicadas não tendo como destinatário extratextual o leitor infanto-juvenil. Predominam objectos adaptados, com uma nova roupagem e cuja configuração verbal, visual e gráfica, denunciando uma intencional interactividade, sensorialidade e ludicidade, faz prever um receptor coincidente com a criança que ainda não lê ou que dá os primeiros passos na leitura. A História da recepção da obra O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling (Bombaim, Índia 1865-Londres, Reino Unido, 1936), e, muito particularmente, os cinco volumes que compõem o corpus textual deste estudo, adaptações para pré-leitores do clássico em pauta, atestam a linha criativa enunciada, revestindo-se de particular relevância na primeira infância. |
id |
RCAP_05bd8ae2cef941a770e85eb6231e6e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard KiplingGreat classics in mini versions: the case of The Jungle Book, by Rudyard KiplingLiteratura para a infânciaClássicosO Livro da SelvaAdaptações para pré-leitoresChildren’s literatureClassicsAdaptations for pre-readersThe Jungle BookHumanidades::Línguas e LiteraturasUma das tendências contemporâneas da literatura para a infância consiste no boom de edições nascidas da transformação de narrativas clássicas universais, quer pertencentes ao acervo tradicional oral, quer de autor, muitas até originalmente publicadas não tendo como destinatário extratextual o leitor infanto-juvenil. Predominam objectos adaptados, com uma nova roupagem e cuja configuração verbal, visual e gráfica, denunciando uma intencional interactividade, sensorialidade e ludicidade, faz prever um receptor coincidente com a criança que ainda não lê ou que dá os primeiros passos na leitura. A História da recepção da obra O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling (Bombaim, Índia 1865-Londres, Reino Unido, 1936), e, muito particularmente, os cinco volumes que compõem o corpus textual deste estudo, adaptações para pré-leitores do clássico em pauta, atestam a linha criativa enunciada, revestindo-se de particular relevância na primeira infância.One of the contemporary tendencies of children’s literature consists in the boom of editions born of the transformation of universal classic narratives, whether belonging to the oral traditional collection or by specific authors; many even originally published not having as an extratextual recipient the young reader. It predominates adapted objects, with a new style and whose verbal, visual and graphic configuration, denouncing an intentional interactivity, sensoriality and playfulness, makes predict a receiver coincident with the child who does not read or who takes the first steps in reading. The History of the reception The Book of the Jungle (1894), by Rudyard Kipling (Bombay, India, 1865-London, United Kingdom, 1936), and in particular, the five books that make up the textual corpus of this study, adaptations of the classic on the agenda for pre-readers, attest to the mentioned creative line, being of particular relevance in early childhoodCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)Universidade do MinhoSilva, Sara Raquel Reis da2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56760porda Silva, S. R. D. R. (2018). GRANDES CLÁSSICOS EM VERSÕES MINI: O CASO DE O LIVRO DA SELVA, DE RUDYARD KIPLING. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12, 90-1052179-253410.19177/prppge.v12e0201890-105http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6597info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:30.982810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling Great classics in mini versions: the case of The Jungle Book, by Rudyard Kipling |
title |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
spellingShingle |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling Silva, Sara Raquel Reis da Literatura para a infância Clássicos O Livro da Selva Adaptações para pré-leitores Children’s literature Classics Adaptations for pre-readers The Jungle Book Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
title_full |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
title_fullStr |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
title_full_unstemmed |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
title_sort |
Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
author |
Silva, Sara Raquel Reis da |
author_facet |
Silva, Sara Raquel Reis da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sara Raquel Reis da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura para a infância Clássicos O Livro da Selva Adaptações para pré-leitores Children’s literature Classics Adaptations for pre-readers The Jungle Book Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Literatura para a infância Clássicos O Livro da Selva Adaptações para pré-leitores Children’s literature Classics Adaptations for pre-readers The Jungle Book Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Uma das tendências contemporâneas da literatura para a infância consiste no boom de edições nascidas da transformação de narrativas clássicas universais, quer pertencentes ao acervo tradicional oral, quer de autor, muitas até originalmente publicadas não tendo como destinatário extratextual o leitor infanto-juvenil. Predominam objectos adaptados, com uma nova roupagem e cuja configuração verbal, visual e gráfica, denunciando uma intencional interactividade, sensorialidade e ludicidade, faz prever um receptor coincidente com a criança que ainda não lê ou que dá os primeiros passos na leitura. A História da recepção da obra O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling (Bombaim, Índia 1865-Londres, Reino Unido, 1936), e, muito particularmente, os cinco volumes que compõem o corpus textual deste estudo, adaptações para pré-leitores do clássico em pauta, atestam a linha criativa enunciada, revestindo-se de particular relevância na primeira infância. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06 2018-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/56760 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/56760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
da Silva, S. R. D. R. (2018). GRANDES CLÁSSICOS EM VERSÕES MINI: O CASO DE O LIVRO DA SELVA, DE RUDYARD KIPLING. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12, 90-105 2179-2534 10.19177/prppge.v12e0201890-105 http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133019882127360 |