Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Verónica Denise da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6838
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_05c65f0f261cdc32e27a84c60faa1d2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótiposEducação literáriaEstereótiposFormação de leitoresBruxasLobosLiterary educationStereotypesTraining of readersWitchesWolvesRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoA apresentação do presente relatório ocorre no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório pretende dar conta do processo de intervenção educativa, realizado numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Esino Básico, no ano letivo 2015/2016, considerando as suas diferentes fases. Pretende também apresentar um estudo cujo tema emergiu no contexto em que a prática pedagógica se desenvolveu. O estudo situa-se no âmbito do desenvolvimento da competência literária. Mais concretamente, através do estudo levado a cabo, pretendeu-se desconstruir alguns estereótipos associados a duas personagens da literatura para a infância, consideradas tipicamente vilãs (os lobos e as bruxas), ao mesmo tempo que se promovia o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita dos alunos. Desta forma, privilegiou-se o desenvolvimento integrado de competências ao nível do português, nomeadamente a competência de escrita, a competência leitora e a competência literária. Como forma de dar resposta ao objetivo traçado foi realizado um projeto designado Histórias Mágicas que envolveu, numa primeira fase, (i) a análise de livros que apresentavam as personagens referidas enquanto heroínas e vilãs; (ii) o levantamento das caracterícas que levavam a considerá-las vilãs ou heroínas e, por fim, (iii) a elaboração de histórias em que estas personagens tivessem o papel de heróis/heroínas, tendo por base a realização de uma sequência didática sobre o género Conto Maravilhoso. Para a recolha das representações das crianças sobre as duas personagens em estudo foram aplicados, inquéritos através de questionários, em duas fases distintas, numa fase anterior ao projeto e numa fase posterior. A metodologia considerada para a investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, com características muito próximas da metodologia investigação-ação, e o quadro teórico mobilizado corresponde ao desenvolvimento da competência literária e ao contributo dos textos literários para o desenvolvimento dessa competência, mais específicamente do conto maravilhoso. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se a desconstrução de alguns dos estereótipos associados às personagens em estudo pelos alunos e o projeto concretizado revelou-se um processo importante para o desenvolvimento da competência literária.ABSTRACT The submission of this report is under the scope of the Supervised Teaching Practice II, part of the study plan of the Masters in 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teaching (BET). This report’s objective is to describe a process of educational intervention made on a 2nd year class of the 1st cycle of Basic Education, in the school year of 2015/16, taking into consideration its several phases. It also presents a study whose subject emerged in the context in which the pedagogical practice was developed. The study is situated in the area of the development of literary competencies. More specifically, through this study, it was intended to deconstruct some stereotypes associated with two characters of literature for infants, typically seen as villains (wolves and witches), along with promoting the development of the reading and writing competencies of the students. This way we have emphasized the integrated development of competencies in Portuguese, more specifically the reading competency, writing competency, and literary competency. To reach the defined goal it was developed a project named Magical Histories which involved, in a first phase, (i) the analysis of books which presented the above-mentioned characters as heroes and villains; (ii) the enumeration of characteristics that lead to them being considered heroes or villains, and finally (iii) the creation of histories in which these characters would have the role of heroes/heroines, built upon a didactical sequence about the Wonderful Tale genre. For the gathering of the depictions of the children about the two characters of the study, inquiries were made by means of questionnaires, in two distinct phases, before and after the project. The methodology adopted for the investigation was under the Qualitative Paradigm, with very similar characteristics to the Action Research methodology, and the theoretical framework assembled corresponds to the development of the literary competence and to the contribution of the literary texts for the development of that competency, more specifically to the Wonderful Tale genre. Regarding the results obtained, it was observed the deconstruction by the students of some of the stereotypes associated to the characters of the study, and the finished project has revealed itself as an important step towards the development of the literary competence.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLCunha, Verónica Denise da Silva2017-02-22T11:53:05Z2016-12-222016-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:54.744559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
title Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
spellingShingle Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
Cunha, Verónica Denise da Silva
Educação literária
Estereótipos
Formação de leitores
Bruxas
Lobos
Literary education
Stereotypes
Training of readers
Witches
Wolves
title_short Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
title_full Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
title_fullStr Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
title_full_unstemmed Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
title_sort Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótipos
author Cunha, Verónica Denise da Silva
author_facet Cunha, Verónica Denise da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Verónica Denise da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Estereótipos
Formação de leitores
Bruxas
Lobos
Literary education
Stereotypes
Training of readers
Witches
Wolves
topic Educação literária
Estereótipos
Formação de leitores
Bruxas
Lobos
Literary education
Stereotypes
Training of readers
Witches
Wolves
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
2016-12-22T00:00:00Z
2017-02-22T11:53:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6838
url http://hdl.handle.net/10400.21/6838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418161700864