Inovação na indústria portuguesa do calçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Rolando Miguel Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5887
Resumo: A presente dissertação aborda a questão da inovação na indústria portuguesa do calçado, num momento em que é crucial, para que este setor se torne numa potência e referência de exportação e sucesso. O alargamento dos mercados, e consequentemente o aumento da competitividade, obrigam as organizações a produzirem num ambiente caracterizado por mudanças abruptas e inesperadas. Estes fazem com que as empresas sintam a necessidade de colocar no mercado produtos e serviços de grande qualidade e valor acrescentado para um tipo de cliente cada vez mais exigente. São vários os fatores que contribuem para as mudanças no mercado, incluindo a globalização da economia, a saturação dos mercados, as mudanças tecnológicas, entre outros, torna-se assim imperativo que as empresas tenham uma visão alargada do mundo de negócios e não apenas da área onde tradicionalmente os seus produtos são comercializados. O estudo empírico levado a avante procura demonstrar e perceber os tipos de inovação e a aposta na inovação presente na indústria portuguesa do calçado, quais os principais objetivos e principais obstáculos, tipos e fontes de apoio financeiro público para a inovação e, em que mercados atua a indústria portuguesa do calçado, tentando perceber também o grau de novidade das inovações apresentadas ao mercado. Neste enquadramento é essencial analisar os determinantes da inovação, principalmente da inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional, inovação de marketing e inovação tecnológica, numa perspetiva mais específica perceber o posicionamento deste setor industrial no contexto global e identificar os fatores determinantes para o novo paradigma, a inovação.
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