Inovação na indústria portuguesa do calçado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5887 |
Resumo: | A presente dissertação aborda a questão da inovação na indústria portuguesa do calçado, num momento em que é crucial, para que este setor se torne numa potência e referência de exportação e sucesso. O alargamento dos mercados, e consequentemente o aumento da competitividade, obrigam as organizações a produzirem num ambiente caracterizado por mudanças abruptas e inesperadas. Estes fazem com que as empresas sintam a necessidade de colocar no mercado produtos e serviços de grande qualidade e valor acrescentado para um tipo de cliente cada vez mais exigente. São vários os fatores que contribuem para as mudanças no mercado, incluindo a globalização da economia, a saturação dos mercados, as mudanças tecnológicas, entre outros, torna-se assim imperativo que as empresas tenham uma visão alargada do mundo de negócios e não apenas da área onde tradicionalmente os seus produtos são comercializados. O estudo empírico levado a avante procura demonstrar e perceber os tipos de inovação e a aposta na inovação presente na indústria portuguesa do calçado, quais os principais objetivos e principais obstáculos, tipos e fontes de apoio financeiro público para a inovação e, em que mercados atua a indústria portuguesa do calçado, tentando perceber também o grau de novidade das inovações apresentadas ao mercado. Neste enquadramento é essencial analisar os determinantes da inovação, principalmente da inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional, inovação de marketing e inovação tecnológica, numa perspetiva mais específica perceber o posicionamento deste setor industrial no contexto global e identificar os fatores determinantes para o novo paradigma, a inovação. |
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Inovação na indústria portuguesa do calçadoIndústria do calçadoPortugalInovação tecnológicaCompetitividadeEconomia industrialA presente dissertação aborda a questão da inovação na indústria portuguesa do calçado, num momento em que é crucial, para que este setor se torne numa potência e referência de exportação e sucesso. O alargamento dos mercados, e consequentemente o aumento da competitividade, obrigam as organizações a produzirem num ambiente caracterizado por mudanças abruptas e inesperadas. Estes fazem com que as empresas sintam a necessidade de colocar no mercado produtos e serviços de grande qualidade e valor acrescentado para um tipo de cliente cada vez mais exigente. São vários os fatores que contribuem para as mudanças no mercado, incluindo a globalização da economia, a saturação dos mercados, as mudanças tecnológicas, entre outros, torna-se assim imperativo que as empresas tenham uma visão alargada do mundo de negócios e não apenas da área onde tradicionalmente os seus produtos são comercializados. O estudo empírico levado a avante procura demonstrar e perceber os tipos de inovação e a aposta na inovação presente na indústria portuguesa do calçado, quais os principais objetivos e principais obstáculos, tipos e fontes de apoio financeiro público para a inovação e, em que mercados atua a indústria portuguesa do calçado, tentando perceber também o grau de novidade das inovações apresentadas ao mercado. Neste enquadramento é essencial analisar os determinantes da inovação, principalmente da inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional, inovação de marketing e inovação tecnológica, numa perspetiva mais específica perceber o posicionamento deste setor industrial no contexto global e identificar os fatores determinantes para o novo paradigma, a inovação.This dissertation considers the innovation question in the portuguese footwear industry, in a period it is crucial to the sector to become a major power and reference for the exportation. The expansion of markets and consequent competitiveness require organizations to produce an environment characterized by abrupt and unexpected changes, they make companies feel the need to put on the market high quality and value added products for each customer type increasingly demanding. There are several factors that contribute to changes in the market, including the globalization of the economy, the saturation of markets, technological changes, among others, it becomes so imperative that companies have a broad view of the business world and not just the traditionally the area where their products are marketed. The empirical study carried out tries to demonstrate types of innovation and investment in this innovation in the Portuguese footwear industry, what are the main objectives and the main obstacles, types and sources of public financial support for innovation and markets in which it operates the Portuguese footwear industry, trying to also realize the degree of novelty of innovations in the market. In this framework it is essential to analyze the determinants of innovation, especially product innovation, process innovation, organizational innovation, marketing innovation and technological innovation, a more specific perspective to realize the positioning of this industry in the global context and to identify the determinants for new paradigm innovation.2016-05-11T09:46:58Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5887pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Rolando Miguel Meloreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:47.242630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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