Outsourcing na indústria portuguesa do calçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Mariana Coelho de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7831
Resumo: O outsourcing consiste numa estratégia necessária para que as empresas concentrem os seus esforços e recursos nas atividades principais, uma vez que boas decisões de outsourcing podem resultar na redução de custos e obtenção de vantagem competitiva. Esta dissertação explora o conceito de outsourcing na Indústria Portuguesa do Calçado e pretende verificar a influência da adoção de estratégias de outsourcing no desempenho das empresas e na obtenção de vantagem competitiva. É desenvolvida atendendo aos seguintes objetivos: conhecer os motivos da decisão de externalizar atividades a terceiros, conhecer qual o impacto do outsourcing no desempenho das empresas e na obtenção de vantagem competitiva. O modelo teórico proposto pretende testar cinco hipóteses desenvolvidas tendo em conta os objetivos do estudo. O modelo foi validado através de um questionário enviado empresas da indústria do calçado, obtidas através da Associação Empresarial de Portugal, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento. A análise estatística dos resultados permite concluir que a Estratégia de Outsourcing influencia positivamente o Desempenho da Organização, por sua vez, o Desempenho da Organização influencia positivamente a Vantagem Competitiva, ou seja, a utilização de uma estratégia de outsourcing é um dos caminhos para a obtenção de melhor desempenho e, por conseguinte, para adquirir vantagem competitiva. Também a Relação Estabelecida com o Parceiro tem uma influência positiva sobre o Desempenho da Organização, uma vez que um bom relacionamento estabelecido entre a organização e o seu parceiro de negócios é traduzido em satisfação para ambas as partes.
id RCAP_5f35093c7517f7c2807506187cf1ad86
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Outsourcing na indústria portuguesa do calçadoIndústria do calçadoPortugalEstratégia empresarialDesempenho organizacionalVantagem competitivaOutsourcingO outsourcing consiste numa estratégia necessária para que as empresas concentrem os seus esforços e recursos nas atividades principais, uma vez que boas decisões de outsourcing podem resultar na redução de custos e obtenção de vantagem competitiva. Esta dissertação explora o conceito de outsourcing na Indústria Portuguesa do Calçado e pretende verificar a influência da adoção de estratégias de outsourcing no desempenho das empresas e na obtenção de vantagem competitiva. É desenvolvida atendendo aos seguintes objetivos: conhecer os motivos da decisão de externalizar atividades a terceiros, conhecer qual o impacto do outsourcing no desempenho das empresas e na obtenção de vantagem competitiva. O modelo teórico proposto pretende testar cinco hipóteses desenvolvidas tendo em conta os objetivos do estudo. O modelo foi validado através de um questionário enviado empresas da indústria do calçado, obtidas através da Associação Empresarial de Portugal, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento. A análise estatística dos resultados permite concluir que a Estratégia de Outsourcing influencia positivamente o Desempenho da Organização, por sua vez, o Desempenho da Organização influencia positivamente a Vantagem Competitiva, ou seja, a utilização de uma estratégia de outsourcing é um dos caminhos para a obtenção de melhor desempenho e, por conseguinte, para adquirir vantagem competitiva. Também a Relação Estabelecida com o Parceiro tem uma influência positiva sobre o Desempenho da Organização, uma vez que um bom relacionamento estabelecido entre a organização e o seu parceiro de negócios é traduzido em satisfação para ambas as partes.Outsourcing is a necessary strategy so that companies can focus their efforts and resources on key activities, since good outsourcing decisions may result in reducing costs and in gaining competitive advantage. This paper explores the concept of outsourcing in the Portuguese Footwear Industry and it intends to verify the influence of outsourcing strategies adoption in the company’s performance and competitive advantage achievement. It is developed in order to meet the following objectives: to know the reasons why companies decide to outsource activities to third parties; to identify the extent of the impact of outsourcing decision in the company’s performance and competitive advantage achievement. The proposed theoretical model aims to analyze the validity of the five hypotheses which were developed according to the objectives of the current research. The model was validated by a questionnaire which was filled by a sample of footwear companies provided by the Business Association of Portugal, by the Portuguese Association of Footwear Industry, Components, Leather goods and their Substitutes, and by The Institute of Support to Small and Medium Enterprises and Innovation. The results of the statistical analysis show that the organization’s performance is positively influenced by outsourcing strategy. The results also prove that competitive advantage is positively influenced by the organization's performance. Therefore, using an outsourcing strategy is one of the means to obtain better performance and consequently to gain a competitive advantage. Besides, the relationship created with their business partners entail a positive influence on the organization's performance, since a good relationship results in satisfaction for both companies.2017-07-06T10:57:38Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7831TID:202032965porCastro, Mariana Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:28.586159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
title Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
spellingShingle Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
Castro, Mariana Coelho de
Indústria do calçado
Portugal
Estratégia empresarial
Desempenho organizacional
Vantagem competitiva
Outsourcing
title_short Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
title_full Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
title_fullStr Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
title_full_unstemmed Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
title_sort Outsourcing na indústria portuguesa do calçado
author Castro, Mariana Coelho de
author_facet Castro, Mariana Coelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Mariana Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria do calçado
Portugal
Estratégia empresarial
Desempenho organizacional
Vantagem competitiva
Outsourcing
topic Indústria do calçado
Portugal
Estratégia empresarial
Desempenho organizacional
Vantagem competitiva
Outsourcing
description O outsourcing consiste numa estratégia necessária para que as empresas concentrem os seus esforços e recursos nas atividades principais, uma vez que boas decisões de outsourcing podem resultar na redução de custos e obtenção de vantagem competitiva. Esta dissertação explora o conceito de outsourcing na Indústria Portuguesa do Calçado e pretende verificar a influência da adoção de estratégias de outsourcing no desempenho das empresas e na obtenção de vantagem competitiva. É desenvolvida atendendo aos seguintes objetivos: conhecer os motivos da decisão de externalizar atividades a terceiros, conhecer qual o impacto do outsourcing no desempenho das empresas e na obtenção de vantagem competitiva. O modelo teórico proposto pretende testar cinco hipóteses desenvolvidas tendo em conta os objetivos do estudo. O modelo foi validado através de um questionário enviado empresas da indústria do calçado, obtidas através da Associação Empresarial de Portugal, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento. A análise estatística dos resultados permite concluir que a Estratégia de Outsourcing influencia positivamente o Desempenho da Organização, por sua vez, o Desempenho da Organização influencia positivamente a Vantagem Competitiva, ou seja, a utilização de uma estratégia de outsourcing é um dos caminhos para a obtenção de melhor desempenho e, por conseguinte, para adquirir vantagem competitiva. Também a Relação Estabelecida com o Parceiro tem uma influência positiva sobre o Desempenho da Organização, uma vez que um bom relacionamento estabelecido entre a organização e o seu parceiro de negócios é traduzido em satisfação para ambas as partes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-07-06T10:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7831
TID:202032965
url http://hdl.handle.net/10348/7831
identifier_str_mv TID:202032965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137130843209728