O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5838 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o desenvolvimento de portefólios digitais individuais, dos alunos do Curso de Educação e Formação - Operador Agrícola, no âmbito da disciplina de espanhol, no Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. O estudo teve lugar no presente ano letivo de 2012/2013 e a metodologia adotada foi a de Estudo de Caso, analisando os dados pelo cruzamento de informação provinda de instrumentos e fontes diferentes: observação direta, os e_portefólios elaborados e documentos neles inseridos e inquéritos de opinião respondidos pelos alunos. Do enquadramento conceptual, salientamos a clarificação de alguns conceitos, como sejam a diferença entre dossiê e portefólio e, bem assim, a posição ocupada pelo uso de portefólios nos documentos normativos e reguladores emanados do Ministério da Educação Português e do Conselho da Europa. Concomitantemente, analisamos os constrangimentos e potencialidades do uso de portefólios no contexto escolar, mormente o seu potencial papel na promoção da autonomia e da interdisciplinaridade e o lugar charneira que poderão ocupar no processo avaliativo, muito especialmente na autoavaliação e coavaliação. Das conclusões havidas, parece ressaltar a avaliação positiva da experiência pedagógica analisada, nomeadamente considerando a opinião dos intervenientes, em especial os alunos, e outrossim considerando o produto alcançado. |
id |
RCAP_05e76dee12ca66a4ffb236ccf9ce6da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIPLínguas estrangeirasE_portefólioCEFTEIPO presente trabalho analisa o desenvolvimento de portefólios digitais individuais, dos alunos do Curso de Educação e Formação - Operador Agrícola, no âmbito da disciplina de espanhol, no Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. O estudo teve lugar no presente ano letivo de 2012/2013 e a metodologia adotada foi a de Estudo de Caso, analisando os dados pelo cruzamento de informação provinda de instrumentos e fontes diferentes: observação direta, os e_portefólios elaborados e documentos neles inseridos e inquéritos de opinião respondidos pelos alunos. Do enquadramento conceptual, salientamos a clarificação de alguns conceitos, como sejam a diferença entre dossiê e portefólio e, bem assim, a posição ocupada pelo uso de portefólios nos documentos normativos e reguladores emanados do Ministério da Educação Português e do Conselho da Europa. Concomitantemente, analisamos os constrangimentos e potencialidades do uso de portefólios no contexto escolar, mormente o seu potencial papel na promoção da autonomia e da interdisciplinaridade e o lugar charneira que poderão ocupar no processo avaliativo, muito especialmente na autoavaliação e coavaliação. Das conclusões havidas, parece ressaltar a avaliação positiva da experiência pedagógica analisada, nomeadamente considerando a opinião dos intervenientes, em especial os alunos, e outrossim considerando o produto alcançado.El presente trabajo intentará analizar el proceso de construcción de e_portfolios individuales de los alumnos del Curso de Educação e Formação – Operador Agrícola, en el ámbito de la asignatura de Español, del Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. El estudio tuvo lugar en el presente curso 2012/2013 y la metodología elegida fue el Estudio de Caso. El análisis de los datos se hizo cruzando la información obtenida de instrumentos y fuentes diferentes: observación directa, los e-portafolios hechos y documentos insertos en ellos y cuestionarios de opinión respondidos por los alumnos. Del encuadre conceptual, destacamos la aclaración de algunos conceptos, tales como la diferencia entre dosier y portfolio y el lugar ocupado por el uso de portfolios en los documentos normativos y reguladores emanados del Ministerio de la Educación Portugués y del Consejo de Europa. De igual forma, analizamos los problemas y potencialidades del uso de portfolios en contexto escolar, fundamentalmente su potencial papel en la promoción de la autonomía y de la interdisciplinaridad y el lugar central que podrán ocupar en el proceso evaluativo, muy especialmente en la autoevaluación y coevaluación. De las conclusiones encontradas, parece sobresalir la evaluación positiva de la experiencia pedagógica analizada, sobre todo considerando la opinión de los intervinientes, en especial los alumnos, y también considerando el producto conseguido.2016-05-02T16:04:02Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5838pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCameirão, Alfredo José Garciareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:49.498358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
title |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
spellingShingle |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP Cameirão, Alfredo José Garcia Línguas estrangeiras E_portefólio CEF TEIP |
title_short |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
title_full |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
title_fullStr |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
title_full_unstemmed |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
title_sort |
O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP |
author |
Cameirão, Alfredo José Garcia |
author_facet |
Cameirão, Alfredo José Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cameirão, Alfredo José Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Línguas estrangeiras E_portefólio CEF TEIP |
topic |
Línguas estrangeiras E_portefólio CEF TEIP |
description |
O presente trabalho analisa o desenvolvimento de portefólios digitais individuais, dos alunos do Curso de Educação e Formação - Operador Agrícola, no âmbito da disciplina de espanhol, no Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta. O estudo teve lugar no presente ano letivo de 2012/2013 e a metodologia adotada foi a de Estudo de Caso, analisando os dados pelo cruzamento de informação provinda de instrumentos e fontes diferentes: observação direta, os e_portefólios elaborados e documentos neles inseridos e inquéritos de opinião respondidos pelos alunos. Do enquadramento conceptual, salientamos a clarificação de alguns conceitos, como sejam a diferença entre dossiê e portefólio e, bem assim, a posição ocupada pelo uso de portefólios nos documentos normativos e reguladores emanados do Ministério da Educação Português e do Conselho da Europa. Concomitantemente, analisamos os constrangimentos e potencialidades do uso de portefólios no contexto escolar, mormente o seu potencial papel na promoção da autonomia e da interdisciplinaridade e o lugar charneira que poderão ocupar no processo avaliativo, muito especialmente na autoavaliação e coavaliação. Das conclusões havidas, parece ressaltar a avaliação positiva da experiência pedagógica analisada, nomeadamente considerando a opinião dos intervenientes, em especial os alunos, e outrossim considerando o produto alcançado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-05-02T16:04:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5838 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137092372004864 |