Promoção de valores através da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sara Catarina dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36111
Resumo: O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo a descrição e análise das tarefas realizadas no âmbito do estágio desenvolvido ao longo de dez semanas numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico. O presente projeto tenta dar resposta à questão: De que modo a literatura infantil pode contribuir para a promoção de valores? Relativamente à metodologia, baseei-me na Investigação-Ação e a Investigação Qualitativa tendo recorrido a diversas formas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo, registos audiovisuais, inquérito aos alunos e ainda uma entrevista à professora cooperante. Durante a implementação do projeto foram realizadas diversas tarefas para promover valores para que os alunos tornarem cidadãos mais justos e conscientes das suas atitudes. Após a análise dos dados, concluo que é possível transmitir valores através da literatura infantil.
id RCAP_05e82b400616ff9343183119a584034e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de valores através da literatura infantilLiteratura infantilValorFábulaChildren’s literatureMoral valuesFairytaleO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo a descrição e análise das tarefas realizadas no âmbito do estágio desenvolvido ao longo de dez semanas numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico. O presente projeto tenta dar resposta à questão: De que modo a literatura infantil pode contribuir para a promoção de valores? Relativamente à metodologia, baseei-me na Investigação-Ação e a Investigação Qualitativa tendo recorrido a diversas formas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo, registos audiovisuais, inquérito aos alunos e ainda uma entrevista à professora cooperante. Durante a implementação do projeto foram realizadas diversas tarefas para promover valores para que os alunos tornarem cidadãos mais justos e conscientes das suas atitudes. Após a análise dos dados, concluo que é possível transmitir valores através da literatura infantil.he present research report was carried out to finalize a master’s degree in Pre-school and Elementary Education and Teaching with the goal of obtaining an analysis and description of tasks carried out with children in a third-grade classroom over a span of ten weeks. This project tried to answer the following question: In what form can children’s litera Regarding the methodology used, Field and Qualitative Research was applied to gather various forms of data, such as: field observation in class, participating in activities with the students, field notes of the children’s behaviours, audio-visual recordings, student surveys and an interview with the class teacher. During the implementation of this project, several tasks were carried out in order to transmit values with the objective of sensitizing children to become more aware of their own actions and behaviours towards those around them, with the objective of being better members of society. After analysing all the data collected as referred above, I may conclude that the answer to the major question is, in fact, yes, it is definitely possible to transmit such important values to children with the aid of children’s literature.Pereira, LucianoRepositório ComumGomes, Sara Catarina dos Santos2022-04-30T00:30:23Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36111TID:202678873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:40.260753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de valores através da literatura infantil
title Promoção de valores através da literatura infantil
spellingShingle Promoção de valores através da literatura infantil
Gomes, Sara Catarina dos Santos
Literatura infantil
Valor
Fábula
Children’s literature
Moral values
Fairytale
title_short Promoção de valores através da literatura infantil
title_full Promoção de valores através da literatura infantil
title_fullStr Promoção de valores através da literatura infantil
title_full_unstemmed Promoção de valores através da literatura infantil
title_sort Promoção de valores através da literatura infantil
author Gomes, Sara Catarina dos Santos
author_facet Gomes, Sara Catarina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sara Catarina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Valor
Fábula
Children’s literature
Moral values
Fairytale
topic Literatura infantil
Valor
Fábula
Children’s literature
Moral values
Fairytale
description O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo a descrição e análise das tarefas realizadas no âmbito do estágio desenvolvido ao longo de dez semanas numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico. O presente projeto tenta dar resposta à questão: De que modo a literatura infantil pode contribuir para a promoção de valores? Relativamente à metodologia, baseei-me na Investigação-Ação e a Investigação Qualitativa tendo recorrido a diversas formas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo, registos audiovisuais, inquérito aos alunos e ainda uma entrevista à professora cooperante. Durante a implementação do projeto foram realizadas diversas tarefas para promover valores para que os alunos tornarem cidadãos mais justos e conscientes das suas atitudes. Após a análise dos dados, concluo que é possível transmitir valores através da literatura infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02
2021-02-01T00:00:00Z
2022-04-30T00:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36111
TID:202678873
url http://hdl.handle.net/10400.26/36111
identifier_str_mv TID:202678873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135386066223104