Promoção de valores através da literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36111 |
Resumo: | O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo a descrição e análise das tarefas realizadas no âmbito do estágio desenvolvido ao longo de dez semanas numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico. O presente projeto tenta dar resposta à questão: De que modo a literatura infantil pode contribuir para a promoção de valores? Relativamente à metodologia, baseei-me na Investigação-Ação e a Investigação Qualitativa tendo recorrido a diversas formas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo, registos audiovisuais, inquérito aos alunos e ainda uma entrevista à professora cooperante. Durante a implementação do projeto foram realizadas diversas tarefas para promover valores para que os alunos tornarem cidadãos mais justos e conscientes das suas atitudes. Após a análise dos dados, concluo que é possível transmitir valores através da literatura infantil. |
id |
RCAP_05e82b400616ff9343183119a584034e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36111 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de valores através da literatura infantilLiteratura infantilValorFábulaChildren’s literatureMoral valuesFairytaleO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo a descrição e análise das tarefas realizadas no âmbito do estágio desenvolvido ao longo de dez semanas numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico. O presente projeto tenta dar resposta à questão: De que modo a literatura infantil pode contribuir para a promoção de valores? Relativamente à metodologia, baseei-me na Investigação-Ação e a Investigação Qualitativa tendo recorrido a diversas formas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo, registos audiovisuais, inquérito aos alunos e ainda uma entrevista à professora cooperante. Durante a implementação do projeto foram realizadas diversas tarefas para promover valores para que os alunos tornarem cidadãos mais justos e conscientes das suas atitudes. Após a análise dos dados, concluo que é possível transmitir valores através da literatura infantil.he present research report was carried out to finalize a master’s degree in Pre-school and Elementary Education and Teaching with the goal of obtaining an analysis and description of tasks carried out with children in a third-grade classroom over a span of ten weeks. This project tried to answer the following question: In what form can children’s litera Regarding the methodology used, Field and Qualitative Research was applied to gather various forms of data, such as: field observation in class, participating in activities with the students, field notes of the children’s behaviours, audio-visual recordings, student surveys and an interview with the class teacher. During the implementation of this project, several tasks were carried out in order to transmit values with the objective of sensitizing children to become more aware of their own actions and behaviours towards those around them, with the objective of being better members of society. After analysing all the data collected as referred above, I may conclude that the answer to the major question is, in fact, yes, it is definitely possible to transmit such important values to children with the aid of children’s literature.Pereira, LucianoRepositório ComumGomes, Sara Catarina dos Santos2022-04-30T00:30:23Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36111TID:202678873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:40.260753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de valores através da literatura infantil |
title |
Promoção de valores através da literatura infantil |
spellingShingle |
Promoção de valores através da literatura infantil Gomes, Sara Catarina dos Santos Literatura infantil Valor Fábula Children’s literature Moral values Fairytale |
title_short |
Promoção de valores através da literatura infantil |
title_full |
Promoção de valores através da literatura infantil |
title_fullStr |
Promoção de valores através da literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Promoção de valores através da literatura infantil |
title_sort |
Promoção de valores através da literatura infantil |
author |
Gomes, Sara Catarina dos Santos |
author_facet |
Gomes, Sara Catarina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Luciano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sara Catarina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Valor Fábula Children’s literature Moral values Fairytale |
topic |
Literatura infantil Valor Fábula Children’s literature Moral values Fairytale |
description |
O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo a descrição e análise das tarefas realizadas no âmbito do estágio desenvolvido ao longo de dez semanas numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico. O presente projeto tenta dar resposta à questão: De que modo a literatura infantil pode contribuir para a promoção de valores? Relativamente à metodologia, baseei-me na Investigação-Ação e a Investigação Qualitativa tendo recorrido a diversas formas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo, registos audiovisuais, inquérito aos alunos e ainda uma entrevista à professora cooperante. Durante a implementação do projeto foram realizadas diversas tarefas para promover valores para que os alunos tornarem cidadãos mais justos e conscientes das suas atitudes. Após a análise dos dados, concluo que é possível transmitir valores através da literatura infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02 2021-02-01T00:00:00Z 2022-04-30T00:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36111 TID:202678873 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36111 |
identifier_str_mv |
TID:202678873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135386066223104 |