Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Susana Raquel Quaresma
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9855
Resumo: Capítulo 1 Neste capítulo encontra-se uma descrição e reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio pedagógico foi orientado pelo Professor Coorientador António Belo e teve como principal objetivo proporcionar um contexto de prática real de trabalho, no âmbito do ensino, que potenciasse as aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação de forma a desenvolver competências com vista à obtenção do aperfeiçoamento profissional. No final do capítulo pode encontrar-se uma reflexão final acerca do ano de estágio ressaltando os aspetos positivos e menos positivos. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre os níveis de escolaridade dos Pais e o nível socioeconómico com o índice de massa gorda dos jovens. Quarenta e nove jovens preencheram um questionário sobre o contexto socioeconómico familiar e utilizando o uma balança Tanita BC-731, foram recolhidos os dados referentes ao índice de massa gorda. Estatisticamente, não foi encontrada relação entre algumas variáveis (p-value>0.05), nomeadamente em relação à % Massa Gorda e Nível de Escolaridade dos Pais e Nível Socioeconómico. No entanto, através da análise da média e desvio-padrão, foi possível verificar que existe uma tendência, em que claramente os alunos com maior % Massa Gorda estão associados não só a um nível socioeconómico mais baixo, mas também a Pais cujo nível de a escolaridade é menor. A prevenção da obesidade passa por uma mudança de comportamento em relação aos estilos de vida adotados. A escola deve investir na divulgação dos benefícios da adoção de um estilo de vida saudável e dos riscos inerentes à inatividade física, envolvendo não apenas toda a comunidade escolar, mas também os pais de seus alunos.
id RCAP_05f4c0a41488f693646c9db392e6e319
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioAgrupamento de Escolas do FundãoEducação FísicaEnsino BásicoEnsino SecundárioEstágio Pedagógico.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo 1 Neste capítulo encontra-se uma descrição e reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio pedagógico foi orientado pelo Professor Coorientador António Belo e teve como principal objetivo proporcionar um contexto de prática real de trabalho, no âmbito do ensino, que potenciasse as aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação de forma a desenvolver competências com vista à obtenção do aperfeiçoamento profissional. No final do capítulo pode encontrar-se uma reflexão final acerca do ano de estágio ressaltando os aspetos positivos e menos positivos. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre os níveis de escolaridade dos Pais e o nível socioeconómico com o índice de massa gorda dos jovens. Quarenta e nove jovens preencheram um questionário sobre o contexto socioeconómico familiar e utilizando o uma balança Tanita BC-731, foram recolhidos os dados referentes ao índice de massa gorda. Estatisticamente, não foi encontrada relação entre algumas variáveis (p-value>0.05), nomeadamente em relação à % Massa Gorda e Nível de Escolaridade dos Pais e Nível Socioeconómico. No entanto, através da análise da média e desvio-padrão, foi possível verificar que existe uma tendência, em que claramente os alunos com maior % Massa Gorda estão associados não só a um nível socioeconómico mais baixo, mas também a Pais cujo nível de a escolaridade é menor. A prevenção da obesidade passa por uma mudança de comportamento em relação aos estilos de vida adotados. A escola deve investir na divulgação dos benefícios da adoção de um estilo de vida saudável e dos riscos inerentes à inatividade física, envolvendo não apenas toda a comunidade escolar, mas também os pais de seus alunos.Chapter 1 In this chapter there is a description and reflection about all the work developed during the academic year 2017/2018, in the Group of schools of Fundão, within the scope of the Curricular Unit of Pedagogical Stage, belonging to the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic Education and High School. This pedagogical stage was guided by the Coordination of Professor António Belo and had as main objective to provide a context of real work training, in the scope of teaching, that would potentiate the learning acquired during our formation in order to develop skills with a view to obtain the professional improovement. At the end of the chapter you can find a final reflection about the stage year highlighting the positive and less positive aspects. Chapter 2 This study aims to evaluate the relationship between parents' levels of schooling and socioeconomic status with the young's fat mass index. Forty-nine youth completed one questionnari about the family socioeconomic context and using the Tanita BC-731 Scan Body Composition Monitor, were collected data on the fat mass index. Statistically no relation was found between some variables (p-value> 0.05), namely in relation to % Fat Mass and Parents' Education Level and Socioeconomic Level. However, through the analysis of the rate and standard deviation values, it was possible to verify that there is a trend in which clearly the students with higher % Fat Mass are associated not only to a lower socioeconomic level, but also to Parents whose level of education is lower. The prevention of obesity goes through a change of behaviour as regards lifestyles adopted. The school must invest in the dissemination of the benefits of adopting a healthy lifestyle and of the risks inherent in physical inactivity, involving not only the entire school community, but also the parents of yours students.Hara, Kelly de Lemos Serrano OBelo, AntóniouBibliorumCarvalho, Susana Raquel Quaresma2020-03-09T16:49:44Z2018-11-132018-10-082018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9855TID:202356140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:10Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:55.213386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Carvalho, Susana Raquel Quaresma
Educação Física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágio Pedagógico.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Carvalho, Susana Raquel Quaresma
author_facet Carvalho, Susana Raquel Quaresma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hara, Kelly de Lemos Serrano O
Belo, António
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Susana Raquel Quaresma
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágio Pedagógico.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágio Pedagógico.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Capítulo 1 Neste capítulo encontra-se uma descrição e reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio pedagógico foi orientado pelo Professor Coorientador António Belo e teve como principal objetivo proporcionar um contexto de prática real de trabalho, no âmbito do ensino, que potenciasse as aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação de forma a desenvolver competências com vista à obtenção do aperfeiçoamento profissional. No final do capítulo pode encontrar-se uma reflexão final acerca do ano de estágio ressaltando os aspetos positivos e menos positivos. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre os níveis de escolaridade dos Pais e o nível socioeconómico com o índice de massa gorda dos jovens. Quarenta e nove jovens preencheram um questionário sobre o contexto socioeconómico familiar e utilizando o uma balança Tanita BC-731, foram recolhidos os dados referentes ao índice de massa gorda. Estatisticamente, não foi encontrada relação entre algumas variáveis (p-value>0.05), nomeadamente em relação à % Massa Gorda e Nível de Escolaridade dos Pais e Nível Socioeconómico. No entanto, através da análise da média e desvio-padrão, foi possível verificar que existe uma tendência, em que claramente os alunos com maior % Massa Gorda estão associados não só a um nível socioeconómico mais baixo, mas também a Pais cujo nível de a escolaridade é menor. A prevenção da obesidade passa por uma mudança de comportamento em relação aos estilos de vida adotados. A escola deve investir na divulgação dos benefícios da adoção de um estilo de vida saudável e dos riscos inerentes à inatividade física, envolvendo não apenas toda a comunidade escolar, mas também os pais de seus alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
2018-10-08
2018-11-13T00:00:00Z
2020-03-09T16:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9855
TID:202356140
url http://hdl.handle.net/10400.6/9855
identifier_str_mv TID:202356140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390272778240