Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/5641 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. |
id |
RCAP_0607227cac2a742234afc5cb2f64825c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolarEducação pré-escolarSentido de númeroCompetências numéricasConhecimento do professorMestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve.O sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que as crianças aprendam matemática com compreensão. Essas aprendizagens relacionam-se fortemente com o conhecimento do professor, sendo que um amplo, sólido e relacional conhecimento do conteúdo fundamenta abordagens matematicamente potentes, envolvendo diferentes contextos e representações. Neste texto discutimos alguns aspetos do conhecimento do professor relativamente ao sentido de número, bem como apresentamos e discutimos um conjunto de tarefas que têm como objetivo matemático específico desenvolver esta noção nas crianças na educação pré-escolar.Escola Superior de Educação de CoimbraSapientiaPires, AdrianaColaço, HelenaHorta, Maria HelenaRibeiro, Carlos Miguel2014-11-19T16:09:35Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/5641por1646-9526AUT: CMR01849; HHO01913;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:16:53Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:58:38.956154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
title |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
spellingShingle |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar Pires, Adriana Educação pré-escolar Sentido de número Competências numéricas Conhecimento do professor |
title_short |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
title_full |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
title_fullStr |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
title_sort |
Desenvolver o sentido de número no pré-escolar |
author |
Pires, Adriana |
author_facet |
Pires, Adriana Colaço, Helena Horta, Maria Helena Ribeiro, Carlos Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Colaço, Helena Horta, Maria Helena Ribeiro, Carlos Miguel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Adriana Colaço, Helena Horta, Maria Helena Ribeiro, Carlos Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Sentido de número Competências numéricas Conhecimento do professor |
topic |
Educação pré-escolar Sentido de número Competências numéricas Conhecimento do professor |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-11-19T16:09:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/5641 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/5641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-9526 AUT: CMR01849; HHO01913; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133204620247040 |