Desenvolver o sentido de número no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Adriana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Colaço, Helena, Horta, Maria Helena, Ribeiro, Carlos Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/5641
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve.
id RCAP_0607227cac2a742234afc5cb2f64825c
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver o sentido de número no pré-escolarEducação pré-escolarSentido de númeroCompetências numéricasConhecimento do professorMestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve.O sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que as crianças aprendam matemática com compreensão. Essas aprendizagens relacionam-se fortemente com o conhecimento do professor, sendo que um amplo, sólido e relacional conhecimento do conteúdo fundamenta abordagens matematicamente potentes, envolvendo diferentes contextos e representações. Neste texto discutimos alguns aspetos do conhecimento do professor relativamente ao sentido de número, bem como apresentamos e discutimos um conjunto de tarefas que têm como objetivo matemático específico desenvolver esta noção nas crianças na educação pré-escolar.Escola Superior de Educação de CoimbraSapientiaPires, AdrianaColaço, HelenaHorta, Maria HelenaRibeiro, Carlos Miguel2014-11-19T16:09:35Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/5641por1646-9526AUT: CMR01849; HHO01913;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:16:53Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:58:38.956154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
title Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
spellingShingle Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
Pires, Adriana
Educação pré-escolar
Sentido de número
Competências numéricas
Conhecimento do professor
title_short Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
title_full Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
title_fullStr Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
title_full_unstemmed Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
title_sort Desenvolver o sentido de número no pré-escolar
author Pires, Adriana
author_facet Pires, Adriana
Colaço, Helena
Horta, Maria Helena
Ribeiro, Carlos Miguel
author_role author
author2 Colaço, Helena
Horta, Maria Helena
Ribeiro, Carlos Miguel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Adriana
Colaço, Helena
Horta, Maria Helena
Ribeiro, Carlos Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Sentido de número
Competências numéricas
Conhecimento do professor
topic Educação pré-escolar
Sentido de número
Competências numéricas
Conhecimento do professor
description Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-19T16:09:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/5641
url http://hdl.handle.net/10400.1/5641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-9526
AUT: CMR01849; HHO01913;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133204620247040