O Desenvolvimento de sentido de número na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Teresa Sofia Lopes Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1844
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, e pretende responder à seguinte questão: Como se pode desenvolver o sentido de número no âmbito da educação pré-escolar? Para isso foram formulados objetivos que perspetivavam o seu desenvolvimento gradual, como a criação de uma área na sala de atividades; a construção de materiais que permitissem o desenvolvimento das várias componentes de sentido de número e por último a utilização de outras áreas de conhec imento, potenciadores desta aprendizagem, tais como a língua portuguesa e a expressão plástica. No que respeita à metodologia, este estudo foi realizado sob a forma de uma investigação-ação, uma vez que, o investigador decidiu agir sobre o contexto, onde esteve integrado e pretendeu potenciar a mudança. Refletiu sobre as ações que iam decorrendo e perspetivou ações futuras. A natureza desta investigação é de cariz qualitativo e como elementos de recolha de dados recorreu a tarefas, observações, gravações áudio e vídeo, notas de campo e registos fotográficos. Este estudo aconteceu em duas fases distintas, sendo a primeira realizada em grande grupo e a segunda apenas com um grupo restrito de 14 crianças. A razão justificativa desta estrutura prendeu-se com a aposta num desenvolvimento gradual das várias componentes de sentido de número, tendo em conta o conhecimento de cada criança. Aquando da análise e interpretação de dados denota-se uma evolução ao longo do percurso, principalmente no que se refere a capac idades de visualização e ao estabelecimento de relações numéricas , o que pressupõe já alguma compreensão da sequência numérica. Contudo, notaram-se diferenças ao nível das capacidades desenvolvidas, pois algumas crianças ainda revelam dificuldades na sequê ncia inicial da contagem, no reconhecimento dos numerais e mostram ainda muitas dificuldades na realização de subitizing conceptual.
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