Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Inês
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Inês, Santos, José Carlos Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1
Resumo: Introdução: Os estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico são confrontados com diversas situações potencialmente geradoras de altos níveis de stresse (convivência com a dor, sofrimento e morte). A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem. É essencial que os estudantes de enfermagem articulem o conhecimento teórico (previamente interiorizado) com a prática no primeiro ensino clínico. Mas, para haver esta conexão entre conhecimento teórico-prático é necessário que o ensino clínico decorra de forma tranquila. Ao longo deste artigo analisamos as diversas fontes indutoras de stresse que privam o estudante de maximizar as suas aprendizagens e estratégias de coping que geram estas situações. Objetivos: Identificar fontes de stresse e/ou ansiedade nos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico e estratégias para a sua gestão. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, recorrendo ao motor de busca B-On, no espaço temporal entre 2010-2020. Resultados: Depois da busca dos artigos foram selecionados 18. A literatura aponta para um aumento do stresse, ansiedade e alguma sintomatologia depressiva no primeiro ensino clínico, aparentemente por serem expostos a desafios para os quais não estavam ainda preparados, sobretudo ao nível psicológico. Conclusão: Nas conclusões ficou evidenciada a importância do acompanhamento próximo dos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico, por parte da equipa de saúde e docentes, visto esta experiência ter um grande impacto a nível emocional.
id RCAP_060cb0f350187f9ed16a83a9eea7776e
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:9748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínicoEstágio ClínicoEnfermagemAnsiedadeDepressãoEstudantesResolução de ProblemasIntrodução: Os estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico são confrontados com diversas situações potencialmente geradoras de altos níveis de stresse (convivência com a dor, sofrimento e morte). A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem. É essencial que os estudantes de enfermagem articulem o conhecimento teórico (previamente interiorizado) com a prática no primeiro ensino clínico. Mas, para haver esta conexão entre conhecimento teórico-prático é necessário que o ensino clínico decorra de forma tranquila. Ao longo deste artigo analisamos as diversas fontes indutoras de stresse que privam o estudante de maximizar as suas aprendizagens e estratégias de coping que geram estas situações. Objetivos: Identificar fontes de stresse e/ou ansiedade nos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico e estratégias para a sua gestão. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, recorrendo ao motor de busca B-On, no espaço temporal entre 2010-2020. Resultados: Depois da busca dos artigos foram selecionados 18. A literatura aponta para um aumento do stresse, ansiedade e alguma sintomatologia depressiva no primeiro ensino clínico, aparentemente por serem expostos a desafios para os quais não estavam ainda preparados, sobretudo ao nível psicológico. Conclusão: Nas conclusões ficou evidenciada a importância do acompanhamento próximo dos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico, por parte da equipa de saúde e docentes, visto esta experiência ter um grande impacto a nível emocional.Formasau2020-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1porhttp://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1urn:isbn:2182-9764Fragoso, InêsTavares, InêsSantos, José Carlos Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-06-18T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:9748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:54.905098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
title Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
spellingShingle Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
Fragoso, Inês
Estágio Clínico
Enfermagem
Ansiedade
Depressão
Estudantes
Resolução de Problemas
title_short Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
title_full Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
title_fullStr Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
title_full_unstemmed Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
title_sort Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
author Fragoso, Inês
author_facet Fragoso, Inês
Tavares, Inês
Santos, José Carlos Pereira dos
author_role author
author2 Tavares, Inês
Santos, José Carlos Pereira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Inês
Tavares, Inês
Santos, José Carlos Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Clínico
Enfermagem
Ansiedade
Depressão
Estudantes
Resolução de Problemas
topic Estágio Clínico
Enfermagem
Ansiedade
Depressão
Estudantes
Resolução de Problemas
description Introdução: Os estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico são confrontados com diversas situações potencialmente geradoras de altos níveis de stresse (convivência com a dor, sofrimento e morte). A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem. É essencial que os estudantes de enfermagem articulem o conhecimento teórico (previamente interiorizado) com a prática no primeiro ensino clínico. Mas, para haver esta conexão entre conhecimento teórico-prático é necessário que o ensino clínico decorra de forma tranquila. Ao longo deste artigo analisamos as diversas fontes indutoras de stresse que privam o estudante de maximizar as suas aprendizagens e estratégias de coping que geram estas situações. Objetivos: Identificar fontes de stresse e/ou ansiedade nos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico e estratégias para a sua gestão. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, recorrendo ao motor de busca B-On, no espaço temporal entre 2010-2020. Resultados: Depois da busca dos artigos foram selecionados 18. A literatura aponta para um aumento do stresse, ansiedade e alguma sintomatologia depressiva no primeiro ensino clínico, aparentemente por serem expostos a desafios para os quais não estavam ainda preparados, sobretudo ao nível psicológico. Conclusão: Nas conclusões ficou evidenciada a importância do acompanhamento próximo dos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico, por parte da equipa de saúde e docentes, visto esta experiência ter um grande impacto a nível emocional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1
url http://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1
urn:isbn:2182-9764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Formasau
publisher.none.fl_str_mv Formasau
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137232103145472