Stresse e/ou ansiedade nos estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=C39AMCS1 |
Resumo: | Introdução: Os estudantes de enfermagem que ingressam o primeiro ensino clínico são confrontados com diversas situações potencialmente geradoras de altos níveis de stresse (convivência com a dor, sofrimento e morte). A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem. É essencial que os estudantes de enfermagem articulem o conhecimento teórico (previamente interiorizado) com a prática no primeiro ensino clínico. Mas, para haver esta conexão entre conhecimento teórico-prático é necessário que o ensino clínico decorra de forma tranquila. Ao longo deste artigo analisamos as diversas fontes indutoras de stresse que privam o estudante de maximizar as suas aprendizagens e estratégias de coping que geram estas situações. Objetivos: Identificar fontes de stresse e/ou ansiedade nos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico e estratégias para a sua gestão. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, recorrendo ao motor de busca B-On, no espaço temporal entre 2010-2020. Resultados: Depois da busca dos artigos foram selecionados 18. A literatura aponta para um aumento do stresse, ansiedade e alguma sintomatologia depressiva no primeiro ensino clínico, aparentemente por serem expostos a desafios para os quais não estavam ainda preparados, sobretudo ao nível psicológico. Conclusão: Nas conclusões ficou evidenciada a importância do acompanhamento próximo dos estudantes que ingressam o primeiro ensino clínico, por parte da equipa de saúde e docentes, visto esta experiência ter um grande impacto a nível emocional. |
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