O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22877
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos exige uma perceção aprofundada dos processos que lhe estão associados. Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa disciplina de Análise Numérica e tem como objetivo analisar os processos matemáticos utilizados por alunos universitários na exploração de tarefas de investigação e perceber o seu valor na promoção do raciocínio matemático. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa baseada em três estudos de caso. Os dados foram recolhidos utilizando observação participante, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados revelam que a realização das tarefas de investigação contribuiu para promover o raciocínio matemático dos alunos, estimulando-os a experimentarem vários processos característicos da atividade matemática, incluindo a formulação de questões, a formulação e o teste de conjeturas, a generalização e, embora de modo mais incipiente, a sua justificação.
id RCAP_061f1f3b6876babb1857106a87854c98
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitáriosO raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitáriosArtigosO desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos exige uma perceção aprofundada dos processos que lhe estão associados. Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa disciplina de Análise Numérica e tem como objetivo analisar os processos matemáticos utilizados por alunos universitários na exploração de tarefas de investigação e perceber o seu valor na promoção do raciocínio matemático. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa baseada em três estudos de caso. Os dados foram recolhidos utilizando observação participante, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados revelam que a realização das tarefas de investigação contribuiu para promover o raciocínio matemático dos alunos, estimulando-os a experimentarem vários processos característicos da atividade matemática, incluindo a formulação de questões, a formulação e o teste de conjeturas, a generalização e, embora de modo mais incipiente, a sua justificação.The development of students’ mathematical reasoning requires a deep understanding of the mathematical processes. This paper reports a teaching experiment in a university level numerical analysis course and aims to analyze students’ mathematics processes when exploring investigation tasks and to understand the potential of these tasks in promoting students’ mathematical reasoning. The study follows a qualitative and interpretative approach based on three case studies. Data collection includes participative observation, students written reports and interviews. The results show that the investigations contributed to promote students’ mathematical reasoning providing them opportunities to experience several mathematical processes, including posing questions, formulating and testing conjectures, generalizing and proving results.APM - Associação de Professores de Matemática2012-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22877por2183-28380872-3915Henriques, Ana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.389761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
title O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
spellingShingle O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
Henriques, Ana Cláudia
Artigos
title_short O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
title_full O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
title_fullStr O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
title_full_unstemmed O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
title_sort O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários
author Henriques, Ana Cláudia
author_facet Henriques, Ana Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos exige uma perceção aprofundada dos processos que lhe estão associados. Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa disciplina de Análise Numérica e tem como objetivo analisar os processos matemáticos utilizados por alunos universitários na exploração de tarefas de investigação e perceber o seu valor na promoção do raciocínio matemático. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa baseada em três estudos de caso. Os dados foram recolhidos utilizando observação participante, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados revelam que a realização das tarefas de investigação contribuiu para promover o raciocínio matemático dos alunos, estimulando-os a experimentarem vários processos característicos da atividade matemática, incluindo a formulação de questões, a formulação e o teste de conjeturas, a generalização e, embora de modo mais incipiente, a sua justificação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22877
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478778777600