O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto, Maria Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22880
Resumo: Este artigo foca-se no uso de representações matemáticas por parte de alunos do 1.º ano do 1.º ciclo e analisa o seu contributo para o raciocínio matemático desses alunos. O propósito principal do artigo é caracterizar as representações, em especial os diagramas, que os alunos criam para resolver problemas que lhes são propostos, bem como analisar as funções com que as usam. Apresentamos os casos de três alunos, analisando as resoluções que produziram relativamente a dois problemas. Os alunos recorreram tanto a representações icónicas idiossincráticas como a representações simbólicas convencionais, mas com funções muito distintas. Entre as representações icónicas criadas pelos alunos destaca-se o diagrama, que serviu de ferramenta fundamental ao raciocínio e comunicação matemática. Mais concretamente, o diagrama foi usado pelos alunos para interpretar a situação problemática, relacionar os seus elementos, desocultar a estrutura matemática presente, obter a solução, rever o processo de resolução adotado e apoiar a explicação e/ou justificação do respetivo raciocínio para resolver os problemas. As representações simbólicas convencionais decorreram das icónicas e serviram essencialmente para apresentar as soluções dos problemas ou as expressões aritméticas relativas à sua determinação.
id RCAP_b7d2c224b6c3a86326fa0e770e5add3f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunosO raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunosArtigosEste artigo foca-se no uso de representações matemáticas por parte de alunos do 1.º ano do 1.º ciclo e analisa o seu contributo para o raciocínio matemático desses alunos. O propósito principal do artigo é caracterizar as representações, em especial os diagramas, que os alunos criam para resolver problemas que lhes são propostos, bem como analisar as funções com que as usam. Apresentamos os casos de três alunos, analisando as resoluções que produziram relativamente a dois problemas. Os alunos recorreram tanto a representações icónicas idiossincráticas como a representações simbólicas convencionais, mas com funções muito distintas. Entre as representações icónicas criadas pelos alunos destaca-se o diagrama, que serviu de ferramenta fundamental ao raciocínio e comunicação matemática. Mais concretamente, o diagrama foi usado pelos alunos para interpretar a situação problemática, relacionar os seus elementos, desocultar a estrutura matemática presente, obter a solução, rever o processo de resolução adotado e apoiar a explicação e/ou justificação do respetivo raciocínio para resolver os problemas. As representações simbólicas convencionais decorreram das icónicas e serviram essencialmente para apresentar as soluções dos problemas ou as expressões aritméticas relativas à sua determinação.This article focuses on the use of representations by 6 year students and analyses their contribute for the mathematical reasoning of the students. The main purpose of the article is to characterise the representations, specially the diagrams, that students create to solve the problems, and to analyse the functions of that representations. We analyse the mathematical productions of three students created to solve two different problems. The students created idiosyncratic iconic representations and also used conventional symbolic representations, but with very different functions. Diagrams were used by the students to interpret the problematic situation, to relate their elements, to unpack the mathematical structure, to obtain the solution, to review the problem solving process and to support the explanation and/or justification of the reasoning. Conventional symbolic representations were based on the iconic ones, and they were used by the students to display the solutions of the problems or the arithmetic expressions associated to the solution.APM - Associação de Professores de Matemática2012-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22880por2183-28380872-3915Canavarro, Ana PaulaPinto, Maria Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.518643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
title O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
spellingShingle O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
Canavarro, Ana Paula
Artigos
title_short O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
title_full O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
title_fullStr O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
title_full_unstemmed O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
title_sort O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
Pinto, Maria Elisa
author_role author
author2 Pinto, Maria Elisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
Pinto, Maria Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo foca-se no uso de representações matemáticas por parte de alunos do 1.º ano do 1.º ciclo e analisa o seu contributo para o raciocínio matemático desses alunos. O propósito principal do artigo é caracterizar as representações, em especial os diagramas, que os alunos criam para resolver problemas que lhes são propostos, bem como analisar as funções com que as usam. Apresentamos os casos de três alunos, analisando as resoluções que produziram relativamente a dois problemas. Os alunos recorreram tanto a representações icónicas idiossincráticas como a representações simbólicas convencionais, mas com funções muito distintas. Entre as representações icónicas criadas pelos alunos destaca-se o diagrama, que serviu de ferramenta fundamental ao raciocínio e comunicação matemática. Mais concretamente, o diagrama foi usado pelos alunos para interpretar a situação problemática, relacionar os seus elementos, desocultar a estrutura matemática presente, obter a solução, rever o processo de resolução adotado e apoiar a explicação e/ou justificação do respetivo raciocínio para resolver os problemas. As representações simbólicas convencionais decorreram das icónicas e serviram essencialmente para apresentar as soluções dos problemas ou as expressões aritméticas relativas à sua determinação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22880
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478784020480