Modelos de localização: uma abordagem qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Isabel Saraiva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1906
Resumo: As decisões de localização de Centros de Distribuição têm forte impacto na estrutura de custos e nos níveis de qualidade serviço. Na constante e crescente exigência dos mercados, na selecção de uma localização óptima é de extrema importância a adopção de técnicas e modelos de localização, por forma a eliminar o empirismo e os desperdícios decorrentes de um processo de decisão influenciado por paradigmas e por sentimentos subjectivos. Um processo de decisão de localização é complexo, com resultados de longo prazo e envolvendo grande esforço financeiro, pelo que deverá ser precedido de uma análise cuidada e não ser apenas baseado no resultado de um único modelo de localização. Vários autores recomendam o uso de modelos matemáticos, como complemento de modelos qualitativos. Assim, é objectivo deste trabalho, o levantamento de vários modelos de localização classificados por duas tipologias - Modelos Matemáticos e Modelos Qualitativos, como ferramentas de apoio na tomada de localização de Centros de Distribuição. A presente dissertação propõe a aplicação um Modelo Qualitativo baseado em três factores críticos de localização: (i) Proximidade aos Clientes; (ii) Custos de Transporte; (iii) Custos de Implantação dos Centros de Distribuição. A proposta de modelo é aplicada no estudo de caso realizado ao agrupamento dos Centros de Distribuição da zona Centro da CTT Expresso e tem como propósito aferir se o Centro de Distribuição de Coimbra, o “agregador” da zona Centro, possui ou não uma “boa” localização e se este Centro deverá continuar em funcionamento com todas as suas funcionalidades actuais. Não há contudo a pretensão de efectuar a implementação deste modelo, pretendendo-se realizar somente um estudo estratégico e qualitativo.
id RCAP_06239f5dfcebe993c0f7bf3e976bfda8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de localização: uma abordagem qualitativaCentros de distribuiçãoAs decisões de localização de Centros de Distribuição têm forte impacto na estrutura de custos e nos níveis de qualidade serviço. Na constante e crescente exigência dos mercados, na selecção de uma localização óptima é de extrema importância a adopção de técnicas e modelos de localização, por forma a eliminar o empirismo e os desperdícios decorrentes de um processo de decisão influenciado por paradigmas e por sentimentos subjectivos. Um processo de decisão de localização é complexo, com resultados de longo prazo e envolvendo grande esforço financeiro, pelo que deverá ser precedido de uma análise cuidada e não ser apenas baseado no resultado de um único modelo de localização. Vários autores recomendam o uso de modelos matemáticos, como complemento de modelos qualitativos. Assim, é objectivo deste trabalho, o levantamento de vários modelos de localização classificados por duas tipologias - Modelos Matemáticos e Modelos Qualitativos, como ferramentas de apoio na tomada de localização de Centros de Distribuição. A presente dissertação propõe a aplicação um Modelo Qualitativo baseado em três factores críticos de localização: (i) Proximidade aos Clientes; (ii) Custos de Transporte; (iii) Custos de Implantação dos Centros de Distribuição. A proposta de modelo é aplicada no estudo de caso realizado ao agrupamento dos Centros de Distribuição da zona Centro da CTT Expresso e tem como propósito aferir se o Centro de Distribuição de Coimbra, o “agregador” da zona Centro, possui ou não uma “boa” localização e se este Centro deverá continuar em funcionamento com todas as suas funcionalidades actuais. Não há contudo a pretensão de efectuar a implementação deste modelo, pretendendo-se realizar somente um estudo estratégico e qualitativo.The decision-making about the location of the Distribution Centers, have a strong impact in the cost structure and on the level of service quality. In the growing and constant market requirements, the selection of a good location is of an extreme importance to the adoption of a technique and models of the locations, in a way to eliminate the empiricism and the wastes arising from a process of decision affected by paradigms and by subjective feelings. The decision process of a location is very complex, with results at long term and involving a great financial effort, thence it must be preceded by a careful analysis, and not be simply based upon a result of a unique location model. Several authors recommend the use of mathematical models as a complement of the qualitative models. So it is the objective of this work, to make a survey of several location models, classified as two types – Mathematical Models and Qualitative Models, as tools to decide the location of Distribution Centers. The present dissertation proposes the applying of a Qualitative Model based on three major location factors: (i) Proximity to customer’s (ii) Transportation cost’s (iii) The implantation cost of Distribution Centers. This model proposal it’s applied in the study case, implemented to the CTT Expresso Distribution Center’s of the Central Area, and the goal of this study is to measure if the Distribution Center of Coimbra, the “ aggregator” of the Central Area, has or not a good localization, and if this Center must go on working with all the actual functions. However there is no pretension to implement this model, intending only to perform a strategic and qualitative study.Universidade da Beira InterioruBibliorumDias, Ana Isabel Saraiva2014-06-25T16:15:47Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:40Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:39.644450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
title Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
spellingShingle Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
Dias, Ana Isabel Saraiva
Centros de distribuição
title_short Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
title_full Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
title_fullStr Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
title_full_unstemmed Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
title_sort Modelos de localização: uma abordagem qualitativa
author Dias, Ana Isabel Saraiva
author_facet Dias, Ana Isabel Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Isabel Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Centros de distribuição
topic Centros de distribuição
description As decisões de localização de Centros de Distribuição têm forte impacto na estrutura de custos e nos níveis de qualidade serviço. Na constante e crescente exigência dos mercados, na selecção de uma localização óptima é de extrema importância a adopção de técnicas e modelos de localização, por forma a eliminar o empirismo e os desperdícios decorrentes de um processo de decisão influenciado por paradigmas e por sentimentos subjectivos. Um processo de decisão de localização é complexo, com resultados de longo prazo e envolvendo grande esforço financeiro, pelo que deverá ser precedido de uma análise cuidada e não ser apenas baseado no resultado de um único modelo de localização. Vários autores recomendam o uso de modelos matemáticos, como complemento de modelos qualitativos. Assim, é objectivo deste trabalho, o levantamento de vários modelos de localização classificados por duas tipologias - Modelos Matemáticos e Modelos Qualitativos, como ferramentas de apoio na tomada de localização de Centros de Distribuição. A presente dissertação propõe a aplicação um Modelo Qualitativo baseado em três factores críticos de localização: (i) Proximidade aos Clientes; (ii) Custos de Transporte; (iii) Custos de Implantação dos Centros de Distribuição. A proposta de modelo é aplicada no estudo de caso realizado ao agrupamento dos Centros de Distribuição da zona Centro da CTT Expresso e tem como propósito aferir se o Centro de Distribuição de Coimbra, o “agregador” da zona Centro, possui ou não uma “boa” localização e se este Centro deverá continuar em funcionamento com todas as suas funcionalidades actuais. Não há contudo a pretensão de efectuar a implementação deste modelo, pretendendo-se realizar somente um estudo estratégico e qualitativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2014-06-25T16:15:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1906
url http://hdl.handle.net/10400.6/1906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335646162944