Educação para os valores em sexualidade : um estudo com futuros professores e alunos do 9.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isolina Virgínia Pereira da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6749
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino de Ciências
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spelling Educação para os valores em sexualidade : um estudo com futuros professores e alunos do 9.º ano37.031:392.6392.6:37.031Dissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino de CiênciasQuando reflectimos sobre as finalidades da escola e da educação, nem sempre é consensual que ela seja local onde se promova a capacidade de pensamento racional e crítico nomeadamente no campo da sexualidade humana e que tenha como objectivo primordial a educação para os valores. No entanto, apesar dos normativos legais (LBSE, 1986) apontarem para a necessidade de a escola assegurar a formação cívica e moral dos alunos (artigo 3º) e de levar a cabo, entre outras áreas, a educação sexual dos alunos tal não se tem vindo a verificar. Na quase totalidade das escolas portuguesas a E.S não se encontra implementada de forma intencional e sistemática, nomeadamente na escola em estudo. Deste modo, o estudo de caso realizado pretende indagar as razões desta inoperância levantando possíveis reflexões. Tratandose de uma investigação do tipo interpretativa de natureza qualitativa, teve por finalidade: i) diagnosticar possíveis razões que levam os professores do 2º e 3º CEB a não implementarem a educação sexual junto dos seus alunos; ii) auscultar os alunos do 9º ano quanto à importância da E.S em contexto escolar, formas de implementação e temáticas que gostariam de ver abordadas; iii) proporcionar formação específica a três professoras em situação de estágio pedagógico em educação para os valores em sexualidade para que estas contribuíssem na concepção, implementação e posterior avaliação do referido programa e, por último, iv) conhecer algumas das concepções dos alunos do 9º ano relativamente a aspectos que envolvam atitudes, comportamentos e valores no campo da sexualidade humana. Partindo das hipóteses de estudo, e fazendo uso de diversos instrumentos de análise de dados (questionários, entrevistas, observação e registo naturalista de aulas), estas viram-se corroboradas na medida em que: foram detectados factores externos e internos que condicionam a implementação da E.S por parte dos professores; a formação específica proporcionada às professoras em formação inicial na área da Educação dos Valores em sexualidade revelou-se uma mais-valia na construção da sua identidade pessoal e profissional; foram diagnosticadas diferenças nas concepções, atitudes e comportamentos entre alunos do sexo feminino e masculino e entre os que estiveram (não) sujeitos ao programa de educação para os valores em sexualidade. A quase totalidade dos alunos salientou a importância do trabalho realizado, nomeadamente a possibilidade de participarem activamente na construção de conhecimento desenvolvendo a sua capacidade crítica e de conhecimento interpessoal.When one reflects on the aims of school and in education, it is not always accepted that school for itself might be a place where rational and critical thought is just promoted, mainly in the field of human sexuality, or that it might have as its main goal values education. Yet, even though normal procedures state (LSBE, 1986) the need school has to insure a civic and mora formation for the students (art 3) as well as the task to offer sexual fulfilled. In almost every Portuguese school, sexual education is not yet implemented in a systematic and intentional way, chiefly in the school studied. Thus, the case studied hereby offered wants to check the reasons for this inoperability, digging out possible inferences. Being this an interpretative type research of qualitative nature, it presents the following aims: i) to study the reasons why teachers from the 2nd and 3rd CEB do not apply sexual education for the students; ii) to hear students form the 9th school year concerning the importance of sexual education in scholarly milieu, moods of application and the themes they would like to discuss; iii) to offer specific formation to three teachers in condition of pedagogic practice on the field of values education in sexuality, so that they might contribute to the outset, carrying out and further evaluation of this programme; and last iv) to know some of the 9th year students’ conceptions relating to attitudes, behaviours and values in the field of human sexuality. Departing from some study hypotheses, and making use of some analysis’ instruments (questionnaires, interviews, observation and lessons naturalistic registration), these ones were restated throughout the investigation in which: external and internal factors were detected restraining the appliance of the sexual education by the schoolteachers; the specific formation offered to the tutors on initial process of configuration in the area of Values’ Education on sexuality has shown itself a major income on the construction of their personality and professional skills; variations on the attitudes, conceptions and behaviours between male and female students were identified as well as among those not submitted to the programme of values education on sexuality. Almost every student focused the importance this work represented for them specially for the opportunity to participate actively in the process of knowledge increase, developing their own critical ability and the improving the facilities to interpersonal acquaintance and knowledge.Teixeira, Maria Filomena RodriguesUniversidade do MinhoSilva, Isolina Virgínia Pereira da2006-11-142006-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:21.563040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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