Género e aprendizagem participativa orientada para a acção em educação sexual : um estudo com alunos (as) do 7º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11147 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de Especialização em Educação para a Saúde) |
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Género e aprendizagem participativa orientada para a acção em educação sexual : um estudo com alunos (as) do 7º ano de escolaridade37.031:392.6392.6:37.031Dissertação de mestrado em Educação (área de Especialização em Educação para a Saúde)É necessário desenvolver práticas pedagógicas inovadoras nas escolas que ponderem as questões do género e as expressões da sexualidade, uma vez que a adolescência é um período formativo para a aprendizagem sobre os papéis de género e os comportamentos que os adolescentes irão ter quando interagirem com o sexo oposto. Exemplos de inovação neste campo são os projectos de educação sexual orientados para a acção. Neste sentido, este estudo visa analisar o efeito no desenvolvimento da competência de acção em educação sexual, de uma metodologia de ensino orientada para a acção, implementada em grupos de sexos diferentes ou em grupos mistos. Com essa intenção, realizou-se um estudo de natureza qualitativa numa turma (n=24) com grupos de sexos diferentes e noutra (n=23) com grupos mistos. No início do projecto, os(as) alunos(as) de cada turma foram entrevistados em dois grupos focais (um de rapazes e outro de raparigas) para conhecer a sua percepção sobre o que os(as) adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos(as) adolescentes. Durante o processo de ensino foi feita observação participante, com o recurso a diários de aula e filmagem das aulas, e análise dos documentos produzidos pelos(as) alunos(as). No final realizou-se uma entrevista de opinião sobre o projecto. No início do projecto, os(as) alunos(as) tinham uma percepção do desenvolvimento sexual mais centrada na dimensão biológica que na psicológica ou social, no entanto, as raparigas evidenciaram uma visão mais holística. As raparigas manifestaram menos estereótipos nos papeis de género, nomeadamente nas relações amorosas. Ambos os sexos reconheceram que a percepção do risco sexual e a sua prevenção é proporcional ao grau de maturidade do adolescente. As principais fontes de informação dos(as) adolescentes sobre sexualidade são os pais, a escola, os pares e os media. Durante o projecto, na selecção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma percepção melhor sobre as diferenças de género nas consequências e causas dos problemas. Os rapazes demonstraram alguma resistência em reflectir e criar visões para o futuro, mas ambos os sexos se empenharam igualmente na realização das acções. Na avaliação do projecto, os(as) alunos(as) referiram que participaram nele plenamente, gostaram de se sentir auto-educadores e coeducadores, resolveram dúvidas que nunca tinham tido oportunidade de colocar aos adultos e resolveram problemas que sentiam que eram comuns a muitos(as) adolescentes. Destes resultados, emerge a necessidade de incluir a perspectiva de género e o ensino orientado para a acção na formação de professores, formação de pais e organização dos currículos na escola.There is a definite need to develop innovative teaching practices in schools that consider gender issues and expressions of sexuality, since adolescence is a formative period for learning about gender roles and future behavior when interacting with the opposite sex. Examples of innovation in this field are action-oriented projects in sex education. In this sense, this study aims to analyze the effect of an actionoriented teaching methodology on the development of action competence in sex education, implemented in groups of different genders or mixed gender groups. With this purpose, a qualitative study was carried out in a class (n=24) with groups separated by gender and another one (n=23) with mixed gender groups. At the beginning of the project, students from each class were interviewed in two focus groups (one male and one female) to understand their perceptions about what young people think in relation to sexual development, sexual risk and risk prevention, about sources of information on sexuality and the use of health services by adolescents. During the teaching process participant observation was performed with the use of a class diary, lesson filming and documental analysis produced by the students. At the end there was an opinion interview regarding the methodology carried out. At the beginning of the project, students had a perception of sexual development focused more on a biological dimension rather than psychological or social. However, girls showed a more holistic vision. They expressed fewer stereotypes in gender roles, especially in loving relationships. Both genders agreed that the perception of sexual risk and its prevention is proportional to their maturity level. The main sources of information regarding adolescent sexuality are parents, school, peers and the media. During the project, female groups were more cohesive and corporative in the selection of sexual problems which they intended to solve. On the other hand, the mixed groups had a better perception of gender differences in the consequences and the causes of these problems. In addition, boys showed some resistance to reflect and create visions for the future, yet both genders were engaged in the implementation of actions. When evaluating the project, students reported having participated fully in it. They enjoyed assuming the roles of self-educators and co-educators, found the answers to their doubts which they had never been able to ask adults, and solved problems they felt were common to many adolescents. From these results emerge the need to include gender perspectives and action-oriented teaching in pre-service and in-service teacher training, parental education and curriculum planning in schoolsVilaça, TeresaUniversidade do MinhoRodrigues, Cristina de Jesus Marques20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:20.645547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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