Organização e desenvolvimento do estágio supervisionado do curso de licenciatura Letras / Português do IFTM: envolvimento dos professores articuladores e orientadores na prática do estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18978 |
Resumo: | O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na vida acadêmica dos licenciandos e se apresenta como uma proposta de oportunizar ao estudante vivenciar o ambiente escolar, observar, pesquisar, planejar, executar e avaliar as diversas ações pedagógicas aproximando os conteúdos teóricos acadêmicos da prática educativa em sala de aula. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar quais são os envolvimentos dos professores articuladores e orientadores no processo do estágio supervisionado no curso de Licenciatura Letras/Português modalidade a distância – EaD do IFTM. A partir deste, delinearam-se os específicos: verificar a distribuição da carga horária do estágio supervisionado, de modo conferir se a carga horária de 400 horas previstas nas normativas legais para a realização do estágio supervisionado são acatadas; mensurar o envolvimento dos professores articuladores e orientadores no processo; pesquisar como orientadores e coordenadores acompanham os alunos no desenvolvimento do estágio supervisionado; avaliar as normas legais frente a organização e realização do estágio; identificar as dificuldades encontradas pelos orientadores e coordenadores, bem como os estagiários, na concretização do estágio supervisionado. Para alcançar estes propósitos, foram realizadas as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os instrumentos para coleta de dados foram o fichamento no caso do estudo literário – enquadramento teórico; nas Resoluções 33/2012 e 44/2016 do IFTM e Regimento Escolar para o levantamento documental; e entrevistas com os professores articuladores e orientadores e os estagiários na pesquisa empírica. Participaram do estudo os professores articuladores e orientadores de estágio do Curso Licenciatura Letras/Português do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e seus polos em Araguari, Coromandel, Ituiutaba e Araxá, municípios localizados em Minas Gerais, Brasil Concluímos que, na prática de estágio, os professores articuladores e orientadores são de grande importância para a concretização dessa formação e para orientar sobre a parte de documentação na formalização dos trâmites legais. No entanto, sendo o curso de modalidade EaD e o atendimento do IFTM estendido a 5 (cinco) polos diferentes, é importante que as ações de trabalho sejam revistas e que tenham profissionais em cada um dos pólos a fim de melhor atender os estagiários, orientá-los, auxiliá-los e tirar-lhes as dúvidas. Além de disponibilizar um responsável pela documentação, diminuindo os trâmites burocráticos e conferir maior agilidade a esta importante etapa – o estágio. |
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Organização e desenvolvimento do estágio supervisionado do curso de licenciatura Letras / Português do IFTM: envolvimento dos professores articuladores e orientadores na prática do estágioPrática educativaEstágioDocumentaçãoProfissionaisTrabalhoEducational practiceStageProfessionalsDocumentationJobGestãoO estágio supervisionado é uma etapa fundamental na vida acadêmica dos licenciandos e se apresenta como uma proposta de oportunizar ao estudante vivenciar o ambiente escolar, observar, pesquisar, planejar, executar e avaliar as diversas ações pedagógicas aproximando os conteúdos teóricos acadêmicos da prática educativa em sala de aula. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar quais são os envolvimentos dos professores articuladores e orientadores no processo do estágio supervisionado no curso de Licenciatura Letras/Português modalidade a distância – EaD do IFTM. A partir deste, delinearam-se os específicos: verificar a distribuição da carga horária do estágio supervisionado, de modo conferir se a carga horária de 400 horas previstas nas normativas legais para a realização do estágio supervisionado são acatadas; mensurar o envolvimento dos professores articuladores e orientadores no processo; pesquisar como orientadores e coordenadores acompanham os alunos no desenvolvimento do estágio supervisionado; avaliar as normas legais frente a organização e realização do estágio; identificar as dificuldades encontradas pelos orientadores e coordenadores, bem como os estagiários, na concretização do estágio supervisionado. Para alcançar estes propósitos, foram realizadas as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os instrumentos para coleta de dados foram o fichamento no caso do estudo literário – enquadramento teórico; nas Resoluções 33/2012 e 44/2016 do IFTM e Regimento Escolar para o levantamento documental; e entrevistas com os professores articuladores e orientadores e os estagiários na pesquisa empírica. Participaram do estudo os professores articuladores e orientadores de estágio do Curso Licenciatura Letras/Português do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e seus polos em Araguari, Coromandel, Ituiutaba e Araxá, municípios localizados em Minas Gerais, Brasil Concluímos que, na prática de estágio, os professores articuladores e orientadores são de grande importância para a concretização dessa formação e para orientar sobre a parte de documentação na formalização dos trâmites legais. No entanto, sendo o curso de modalidade EaD e o atendimento do IFTM estendido a 5 (cinco) polos diferentes, é importante que as ações de trabalho sejam revistas e que tenham profissionais em cada um dos pólos a fim de melhor atender os estagiários, orientá-los, auxiliá-los e tirar-lhes as dúvidas. Além de disponibilizar um responsável pela documentação, diminuindo os trâmites burocráticos e conferir maior agilidade a esta importante etapa – o estágio.The supervised internship is a fundamental stage in the academic life of the undergraduates and is presented as a proposal to provide the student with the opportunity to experience the school environment, observe, research, plan, execute and evaluate the various pedagogical actions, bringing the academic theoretical contents closer to the educational practice in question. classroom. In this sense, the general objective of this research is to investigate what are the involvement of the articulating and supervising teachers in the supervised internship process in the Distance Learning - Distance Education - IFTM degree course. From this, the specifics were outlined: to verify the distribution of the workload of the supervised internship, in order to verify if the workload of 400 hours foreseen in the legal norms for the accomplishment of the supervised internship is accepted; measure the involvement of the articulating and guiding teachers in the process; research how mentors and coordinators accompany students in the development of the supervised internship; evaluate the legal norms regarding the organization and completion of the internship; identify the difficulties encountered by the counselors and coordinators, as well as the interns, in the accomplishment of the supervised internship. To achieve these purposes, bibliographical, documentary and empirical research were performed. The instruments for data collection were the file in the case of the literary study - theoretical framework; IFTM Resolutions 33/2012 and 44/2016 and School Regiment for the documentary survey; and interviews with the articulating and guiding teachers and the interns in the empirical research. The study participants were the articulating teachers and internship advisors of the Bachelor Degree Course / IFTM Portuguese Course Advanced Campus Uberaba Technological Park and its centers in Araguari, Coromandel, Ituiutaba and Araxá, municipalities located in Minas Gerais, Brazil. We conclude that, in the internship practice, the articulating and supervising teachers are of great importance for the accomplishment of this formation and to guide about the documentation part in the formalization of the legal procedures. However, as the distance education course and IFTM attendance is extended to 5 (five) different poles, it is important that the work actions are reviewed and have professionals at each of the poles to better serve the interns, in order to guide them, help them and clear their doubts; provide a documentation officer, reducing bureaucratic procedures and giving greater agility to this important stage - the internship.Morais, José Carlos Pereira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Edson Mendes2021-12-06T11:08:12Z2020-07-162020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18978TID:202644421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:02.511393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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