Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326
http://hdl.handle.net/11449/142320
Resumo: This paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation.
id UNSP_959b5c2a5a0ac8e1da95c76564553663
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142320
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escolaDifferent languagesPedagogical documentationEarly childhood education professionalsDiferentes linguagensDocumentação pedagógicaProfissionais da educação infantilThis paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation.O presente trabalho aborda a primeira etapa do projeto "Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recurso para tornar visível o trabalho da escola" em que procurou-se caracterizar o grupo de docentes formado, definir quais as linguagens mais utilizadas por esses participantes no cotidiano da escola e definir o que são múltiplas linguagens. Utilizou-se de um levantamento bibliográfico no banco de dados da própria universidade, e da aplicação de um questionário e da tabulação dos dados obtidos. Como resultados iniciais percebeuse que os professores desconhecem algumas linguagens e priorizam a utilização de outras e que há poucos trabalhos nessa área. Também, há um interesse maior dos profissionais da educação infantil em trabalhar com as múltiplas linguagens e documentação pedagógica.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]2016-08-04T13:35:04Z2016-08-04T13:35:04Z2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/3268º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142320ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf94154767695238200000-0001-5677-488XPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:21.471016Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
title Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
spellingShingle Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]
Different languages
Pedagogical documentation
Early childhood education professionals
Diferentes linguagens
Documentação pedagógica
Profissionais da educação infantil
title_short Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
title_full Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
title_fullStr Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
title_full_unstemmed Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
title_sort Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola
author Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]
author_facet Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
author_role author
author2 Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Different languages
Pedagogical documentation
Early childhood education professionals
Diferentes linguagens
Documentação pedagógica
Profissionais da educação infantil
topic Different languages
Pedagogical documentation
Early childhood education professionals
Diferentes linguagens
Documentação pedagógica
Profissionais da educação infantil
description This paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
2016-08-04T13:35:04Z
2016-08-04T13:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142320
ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf
9415476769523820
0000-0001-5677-488X
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326
http://hdl.handle.net/11449/142320
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf
9415476769523820
0000-0001-5677-488X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-6
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128919356833792