Mediadores para a inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto ENABLIN+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Adelinda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Grácio, Luísa, Saragoça, Maria José, Portelada, António, Carapeto, Maria João, Apolónio, Ana, Merca, Carla, Franco, Vítor
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22442
Resumo: O projeto ENABLIN+ é uma parceria Europeia no âmbito do Leonardo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, no qual se insere a oficina de formação transversal (para técnicos e famílias): Mediadores para a Inclusão. Um dos princípios fundamentais que orientam esta oficina de formação é que o cuidado e a educação são funções de todos de acordo com o modelo biopsicossocial (Vale, 2009), considerando o indivíduo como um todo. A problematização e co-construção de saberes propiciada pela participação é o princípio que orienta a metodologia seguida sustenta-se na identificação de problemas e co-construção de soluções através de interação e mediação social para responder às questões levantadas na análise dos casos reais que serão trabalhados na oficina (Fase 2), seguindo o método de “World Cafe” (www.theworldcafe.com). Deste modo, é fundamental criar espaços de diálogo onde possam ser debatidos os problemas identificados e discutidas estratégias de atuação. A proposta de oficina de mediadores para a inclusão promove a formação contínua, partindo de um levantamento das necessidades sentidas que orientou a organização dos módulos. Pretende-se que os mediadores para a inclusão se foquem na garantia dos direitos da pessoa humana e na promoção da sua qualidade de vida, e autonomia, capacitando-os para pensar, planear, decidir e atuar. A metodologia de implementação da oficina desenvolveu-se em duas etapas: (i) levantamento das necessidades de formação de profissionais e familiares e levantamento de casos e experiências de boas práticas promotoras de inclusão; (ii) desenho do formato da oficina piloto em colaboração com parceiros internacionais e locais. (iii) implementação do curso piloto em modalidade oficina. Nesta apresentação focamos as várias etapas e caracterizamos a implementação do primeiro curso piloto com 15 formandas. A finalizar apresentamos uma síntese das vantagens desta modalidade de curso e das suas limitações e apontamos pistas para as próximas edições. / The ENABLIN+ project is an European partnership in the context of Leonardo Lifelong Learning Programme, including this training workshop (for professionals and families): Mediators for Inclusion. One of the guiding principles of this workshop is that care and education are roles for everyone based on the biopsychosocial model (Vale, 2009), considering the individual as a whole. The problematization and co-creation of knowledge brought by the participation is the principle that guides the methodology of this research, resting on problem identification and co-creation of solutions through social interaction and mediation to answer the questions which have been raised by real cases analysis that will be worked at the workshop (Phase 2), following the “World Cafe” method (www.theworldcafe.com). Thereby, it is fundamental the creation of spaces for dialogue where the identified problems can be debated and strategic interventions discussed. The training workshop for mediators for inclusion proposed the promotion of continuous training, having as a starting point a needs assessment that guided the modules organization. It is intended that the mediators for inclusion to focus on guaranteeing the rights of the human person and in promoting quality of life, autonomy, enabling them to think, plan, to make decisions, and to act. The methodology implementation of the workshop was developed in two phases: (i) needs assessment of training by professionals and families and a survey of cases and good practice experiences on the promotion of inclusion; (ii) design the workshop’s format in collaboration with international and local partners; (iii) implementation of a pilot training workshop. In this presentation, we focus on the various stages and describe the implementation of the first pilot course we 15 trainees. Finally, we present an overview on advantages of this course modality and its limitations as well as we point clues for the next editions.
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A problematização e co-construção de saberes propiciada pela participação é o princípio que orienta a metodologia seguida sustenta-se na identificação de problemas e co-construção de soluções através de interação e mediação social para responder às questões levantadas na análise dos casos reais que serão trabalhados na oficina (Fase 2), seguindo o método de “World Cafe” (www.theworldcafe.com). Deste modo, é fundamental criar espaços de diálogo onde possam ser debatidos os problemas identificados e discutidas estratégias de atuação. A proposta de oficina de mediadores para a inclusão promove a formação contínua, partindo de um levantamento das necessidades sentidas que orientou a organização dos módulos. Pretende-se que os mediadores para a inclusão se foquem na garantia dos direitos da pessoa humana e na promoção da sua qualidade de vida, e autonomia, capacitando-os para pensar, planear, decidir e atuar. A metodologia de implementação da oficina desenvolveu-se em duas etapas: (i) levantamento das necessidades de formação de profissionais e familiares e levantamento de casos e experiências de boas práticas promotoras de inclusão; (ii) desenho do formato da oficina piloto em colaboração com parceiros internacionais e locais. (iii) implementação do curso piloto em modalidade oficina. Nesta apresentação focamos as várias etapas e caracterizamos a implementação do primeiro curso piloto com 15 formandas. A finalizar apresentamos uma síntese das vantagens desta modalidade de curso e das suas limitações e apontamos pistas para as próximas edições. / The ENABLIN+ project is an European partnership in the context of Leonardo Lifelong Learning Programme, including this training workshop (for professionals and families): Mediators for Inclusion. One of the guiding principles of this workshop is that care and education are roles for everyone based on the biopsychosocial model (Vale, 2009), considering the individual as a whole. The problematization and co-creation of knowledge brought by the participation is the principle that guides the methodology of this research, resting on problem identification and co-creation of solutions through social interaction and mediation to answer the questions which have been raised by real cases analysis that will be worked at the workshop (Phase 2), following the “World Cafe” method (www.theworldcafe.com). Thereby, it is fundamental the creation of spaces for dialogue where the identified problems can be debated and strategic interventions discussed. The training workshop for mediators for inclusion proposed the promotion of continuous training, having as a starting point a needs assessment that guided the modules organization. It is intended that the mediators for inclusion to focus on guaranteeing the rights of the human person and in promoting quality of life, autonomy, enabling them to think, plan, to make decisions, and to act. The methodology implementation of the workshop was developed in two phases: (i) needs assessment of training by professionals and families and a survey of cases and good practice experiences on the promotion of inclusion; (ii) design the workshop’s format in collaboration with international and local partners; (iii) implementation of a pilot training workshop. In this presentation, we focus on the various stages and describe the implementation of the first pilot course we 15 trainees. Finally, we present an overview on advantages of this course modality and its limitations as well as we point clues for the next editions.Universidade de Évora & APPACDM de Évora2018-02-22T15:10:30Z2018-02-222017-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/22442http://hdl.handle.net/10174/22442porCandeias, A., Grácio, L., Saragoça, M.J., Portelada, A., Carapeto, M.J., Apolónio, A.,... Franco, V. (2017, Fevereiro). Mediadores para a inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto Enablin +. Comunicação apresentada à IV Conferência Europeia Educação Inclusiva organizada pela Universidade de Évora (Departamento de Psicologia, Escola de Ciências Sociais, IIFA e CIEP) e APPACDM de Évora, Évora, Portugal.http://eventosappacdm.wixsite.com/seminario/copia-iniciosimnaonaoaac@uevora.ptmlg@uevora.ptmjsaragoca@gmail.comaportelada@sapo.ptmjcarapeto@uevora.ptapolonio@uevora.ptcarla.merca@appacdm-evora.org.ptvfranco@uevora.pt681Candeias, AdelindaGrácio, LuísaSaragoça, Maria JoséPortelada, AntónioCarapeto, Maria JoãoApolónio, AnaMerca, CarlaFranco, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:31.600008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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