Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tiago
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Coelho, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5168
Resumo: A presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto.
id RCAP_0633ef7365e9c2d2fc648e573e23592b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na ComunidadeA presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto.ISPA2012-07-03T10:10:03Z2012-07-032012-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5168http://hdl.handle.net/10174/5168porPereira, T. & Coelho, R. (2012). Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade.In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. Silva, & V. Monteiro (org.). Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1520-1534). Lisboa: ISPA.978-989-8384-15-7EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: OLHARES CONTEMPORÂNEOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E DA PRÁTICAtpereira@uevora.ptrosacoelho82@gmail.com681Pereira, TiagoCoelho, Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:12.405019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
title Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
spellingShingle Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
Pereira, Tiago
title_short Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
title_full Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
title_fullStr Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
title_full_unstemmed Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
title_sort Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
author Pereira, Tiago
author_facet Pereira, Tiago
Coelho, Rosa
author_role author
author2 Coelho, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tiago
Coelho, Rosa
description A presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-03T10:10:03Z
2012-07-03
2012-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5168
http://hdl.handle.net/10174/5168
url http://hdl.handle.net/10174/5168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, T. & Coelho, R. (2012). Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade.In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. Silva, & V. Monteiro (org.). Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1520-1534). Lisboa: ISPA.
978-989-8384-15-7
EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: OLHARES CONTEMPORÂNEOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E DA PRÁTICA
tpereira@uevora.pt
rosacoelho82@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA
publisher.none.fl_str_mv ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136484553392128