Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5168 |
Resumo: | A presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto. |
id |
RCAP_0633ef7365e9c2d2fc648e573e23592b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na ComunidadeA presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto.ISPA2012-07-03T10:10:03Z2012-07-032012-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5168http://hdl.handle.net/10174/5168porPereira, T. & Coelho, R. (2012). Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade.In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. Silva, & V. Monteiro (org.). Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1520-1534). Lisboa: ISPA.978-989-8384-15-7EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: OLHARES CONTEMPORÂNEOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E DA PRÁTICAtpereira@uevora.ptrosacoelho82@gmail.com681Pereira, TiagoCoelho, Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:12.405019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
title |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
spellingShingle |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade Pereira, Tiago |
title_short |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
title_full |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
title_fullStr |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
title_full_unstemmed |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
title_sort |
Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade |
author |
Pereira, Tiago |
author_facet |
Pereira, Tiago Coelho, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tiago Coelho, Rosa |
description |
A presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-03T10:10:03Z 2012-07-03 2012-06-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5168 http://hdl.handle.net/10174/5168 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, T. & Coelho, R. (2012). Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas Abordagens à Intervenção na Comunidade.In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. Silva, & V. Monteiro (org.). Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1520-1534). Lisboa: ISPA. 978-989-8384-15-7 EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: OLHARES CONTEMPORÂNEOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E DA PRÁTICA tpereira@uevora.pt rosacoelho82@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136484553392128 |