Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dôro, Patrícia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Ana, Santo, Flávia, Sousa, Ana, Mendonça, Paula, Costa, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3787
Resumo: Introdução: Atualmente, o consumo abusivo de álcool nos jovens inicia-se precocemente. Todavia, os problemas de saúde e os comportamentos de risco associados podem ser prevenidos ou reduzidos através de programas escolares efetivos. Neste contexto, os Técnicos de Anatomia Patológica (TAP), podem contribuir para proporcionar conhecimentos que promovam estilos de vida saudáveis. Objetivos: Procurou-se perceber o papel do TAP na promoção de comportamentos saudáveis nos alunos de 9º ano dos Agrupamentos de Escolas da Portela e Moscavide e Visconde Juromenha e, posteriormente, como pode o reforço dos conhecimentos relacionados com o álcool potenciar a adoção de estilos de vida saudáveis. Métodos: Aferiram-se, através de questionário, as práticas de consumo, crenças relativas ao álcool e conhecimentos dos alunos sobre as repercussões no organismo. O questionário foi aplicado ao Grupo de Estudo (GE), após a ministração de uma ação de informação e esclarecimento (AIE), e ao Grupo de Controlo (GC), sem a participação na ação. Resultados e Discussão: Verificou-se um score médio de 48,8% para o GE e de 46,2% para o GC. A diferença entre GE e GC apenas foi estatisticamente significativa no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, onde a AIE conduziu a um aumento do nível de conhecimentos. Conclusões: A intervenção do TAP nas escolas permite, através de AIE’s com abordagens práticas, uma maior retenção de informação. Os conhecimentos teóricos aliados à prática permitem que os adolescentes desenvolvam uma perceção informada sobre os impactos do álcool na saúde contribuindo para determinar a adoção de estilos de vida saudáveis.
id RCAP_5fdd75e1bccdcdf160612694d0cc680a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolaresAnatomia patológicaPromoção da saúdeComportamento de riscoAdolescenteConsumo de álcoolMeio escolarIntrodução: Atualmente, o consumo abusivo de álcool nos jovens inicia-se precocemente. Todavia, os problemas de saúde e os comportamentos de risco associados podem ser prevenidos ou reduzidos através de programas escolares efetivos. Neste contexto, os Técnicos de Anatomia Patológica (TAP), podem contribuir para proporcionar conhecimentos que promovam estilos de vida saudáveis. Objetivos: Procurou-se perceber o papel do TAP na promoção de comportamentos saudáveis nos alunos de 9º ano dos Agrupamentos de Escolas da Portela e Moscavide e Visconde Juromenha e, posteriormente, como pode o reforço dos conhecimentos relacionados com o álcool potenciar a adoção de estilos de vida saudáveis. Métodos: Aferiram-se, através de questionário, as práticas de consumo, crenças relativas ao álcool e conhecimentos dos alunos sobre as repercussões no organismo. O questionário foi aplicado ao Grupo de Estudo (GE), após a ministração de uma ação de informação e esclarecimento (AIE), e ao Grupo de Controlo (GC), sem a participação na ação. Resultados e Discussão: Verificou-se um score médio de 48,8% para o GE e de 46,2% para o GC. A diferença entre GE e GC apenas foi estatisticamente significativa no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, onde a AIE conduziu a um aumento do nível de conhecimentos. Conclusões: A intervenção do TAP nas escolas permite, através de AIE’s com abordagens práticas, uma maior retenção de informação. Os conhecimentos teóricos aliados à prática permitem que os adolescentes desenvolvam uma perceção informada sobre os impactos do álcool na saúde contribuindo para determinar a adoção de estilos de vida saudáveis.APTAPRCIPLDôro, PatríciaRocha, AnaSanto, FláviaSousa, AnaMendonça, PaulaCosta, Francisco2014-09-04T15:32:25Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3787porMendonça P, Santo F, Maia A, Vinagre A, Doro P, Lima CF. Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares: conhecimentos associados ao consumo do álcool em jovens adolescentes. Mícron. 2013;16(17):23-7.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:21.012537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
title Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
spellingShingle Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
Dôro, Patrícia
Anatomia patológica
Promoção da saúde
Comportamento de risco
Adolescente
Consumo de álcool
Meio escolar
title_short Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
title_full Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
title_fullStr Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
title_full_unstemmed Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
title_sort Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares
author Dôro, Patrícia
author_facet Dôro, Patrícia
Rocha, Ana
Santo, Flávia
Sousa, Ana
Mendonça, Paula
Costa, Francisco
author_role author
author2 Rocha, Ana
Santo, Flávia
Sousa, Ana
Mendonça, Paula
Costa, Francisco
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dôro, Patrícia
Rocha, Ana
Santo, Flávia
Sousa, Ana
Mendonça, Paula
Costa, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia patológica
Promoção da saúde
Comportamento de risco
Adolescente
Consumo de álcool
Meio escolar
topic Anatomia patológica
Promoção da saúde
Comportamento de risco
Adolescente
Consumo de álcool
Meio escolar
description Introdução: Atualmente, o consumo abusivo de álcool nos jovens inicia-se precocemente. Todavia, os problemas de saúde e os comportamentos de risco associados podem ser prevenidos ou reduzidos através de programas escolares efetivos. Neste contexto, os Técnicos de Anatomia Patológica (TAP), podem contribuir para proporcionar conhecimentos que promovam estilos de vida saudáveis. Objetivos: Procurou-se perceber o papel do TAP na promoção de comportamentos saudáveis nos alunos de 9º ano dos Agrupamentos de Escolas da Portela e Moscavide e Visconde Juromenha e, posteriormente, como pode o reforço dos conhecimentos relacionados com o álcool potenciar a adoção de estilos de vida saudáveis. Métodos: Aferiram-se, através de questionário, as práticas de consumo, crenças relativas ao álcool e conhecimentos dos alunos sobre as repercussões no organismo. O questionário foi aplicado ao Grupo de Estudo (GE), após a ministração de uma ação de informação e esclarecimento (AIE), e ao Grupo de Controlo (GC), sem a participação na ação. Resultados e Discussão: Verificou-se um score médio de 48,8% para o GE e de 46,2% para o GC. A diferença entre GE e GC apenas foi estatisticamente significativa no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, onde a AIE conduziu a um aumento do nível de conhecimentos. Conclusões: A intervenção do TAP nas escolas permite, através de AIE’s com abordagens práticas, uma maior retenção de informação. Os conhecimentos teóricos aliados à prática permitem que os adolescentes desenvolvam uma perceção informada sobre os impactos do álcool na saúde contribuindo para determinar a adoção de estilos de vida saudáveis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
2014-09-04T15:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3787
url http://hdl.handle.net/10400.21/3787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendonça P, Santo F, Maia A, Vinagre A, Doro P, Lima CF. Novas abordagens na intervenção do técnico de anatomia patológica em comunidades escolares: conhecimentos associados ao consumo do álcool em jovens adolescentes. Mícron. 2013;16(17):23-7.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APTAP
publisher.none.fl_str_mv APTAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389939277824