Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9ºA no ano letivo de 2021/2022.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Rodrigo Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101439
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
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spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9ºA no ano letivo de 2021/2022.Pedagogical Internship Report developed at Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia with the 9th grade class in the academic year 2021/2022.Intervenção PedagógicaEducação FísicaReflexãoTeoria da AutodeterminaçãoMotivação IntrínsecaPedagogical InterventionPhysical EducationReflexionSelf-Determination TheoryIntrinsic MotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio consiste numa análise crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica supervisionada desenvolvida na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9ºA no ano letivo 2021/2022. O Estágio Pedagógico compreendeu a transição para a futura atividade profissional ligada à Educação Física culminando com a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico, numa estreita relação entre teoria e prática.Este documento visa a apresentação e reflexão dos processos desenvolvidos, bem como das decisões tomadas devidamente contextualizadas e fundamentadas com rigor científico. A análise crítico-reflexiva realizada centra-se nas dificuldades de desempenho identificadas, nas estratégias delineadas para as ultrapassar e a avaliação da eficácia das mesmas, bem como nas principais competências desenvolvidas nas várias áreas de intervenção e a pertinência e utilidade das mesmas para a futura atividade docente.Posto isto, o presente documento está estruturado e organizado em três capítulos. O primeiro visa a contextualização da prática desenvolvida, dando a conhecer a história de vida até ao momento, bem como a caraterização do contexto onde ocorreu a intervenção pedagógica. O segundo capítulo consiste na análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida ao nível das quatro áreas de intervenção: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional sendo transversal a todas as áreas. O terceiro capítulo consiste num estudo de investigação realizado ao longo do Estágio Pedagógico relacionado com a comparação da motivação dos alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade para as aulas de Educação Física.A falta de atividade física entre os jovens possui consequências futuras ao nível da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. A motivação para as aulas de EF tem um papel fundamental na promoção do gosto pela atividade física e é um preditor do seu envolvimento na idade adulta. Os objetivos deste estudo consistem em conhecer, com base na Teoria da Autodeterminação, os fatores de motivação das crianças e jovens que influenciam os seus níveis de participação, bem como perceber a sua tendência de evolução à medida que avançam nos anos de escolaridade. Foi aplicado o Perceived Locus of Causality Questionnaire a uma amostra de 469 alunos (240 raparigas e 229 rapazes) do 5º ao 9º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade (M = 12,08; DP = 1,48). Os resultados apontam para uma predominância dos fatores de motivação mais autodeterminados nos alunos de todos os anos de escolaridade em estudo, sendo mais elevados nos alunos do 7º ano de escolaridade e com diferenças estatisticamente significativas na motivação intrínseca para os alunos do 6º e do 9º ano. O decréscimo gradual da motivação intrínseca ao longo dos anos de escolaridade do 3º ciclo estão de acordo com outros estudos que referem uma diminuição da motivação dos alunos face à EF.This Internship Report consists of a critical-reflective analysis of the supervised pedagogical practice developed at Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia with the 9th grade class in the academic year 2021/2022. The Pedagogical Internship comprised the transition to the future professional activity linked to Physical Education, culminating in the application in a real context of the knowledge and skills acquired along the academic path, in a close relationship between theory and practice.This document aims to present and reflect on the processes developed, as well as the decisions taken properly contextualized and based on scientific rigor. The critical-reflective analysis carried out focuses on the identified performance difficulties, the strategies outlined to overcome them and the evaluation of their effectiveness, as well as the main skills developed in the various areas of intervention and their relevance and usefulness for the future teaching activity.That said, this document is structured and organized into three chapters. The first aims to contextualize the practice developed, making known the life story so far, as well as the characterization of the context where the pedagogical intervention took place. The second chapter consists of a reflective analysis of the pedagogical practice developed in the four areas of intervention: teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude transversal to all areas. The third chapter consists of a research study carried out during the Pedagogical Internship related to the comparison of the motivation of students from the 5th to the 9th grade for Physical Education classes.The lack of physical activity among young people has future consequences in terms of their health, well-being and quality of life. Motivation for PE classes plays a key role in promoting a propensity for physical activity and is a predictor of its fulfillment in adulthood. The objectives of this study are to know, based on the Self-Determination Theory, the motivating factors of children and young people that influence their levels of participation, as well as to understand their trend of evolution as they advance in the school years. The Perceived Locus of Causality Questionnaire was applied to a sample of 469 students (240 girls and 229 boys) from the 5th to the 9th grade, aged between 10 and 18 years old (M = 12.08; SD = 1.48). The results point to a predominance of the most self-determined motivation factors in students of all school years studied, being higher in students of the 7th grade and with statistically significant differences in intrinsic motivation for students of the 6th and 9th grades. The gradual decrease in intrinsic motivation throughout the school years in the 3rd cycle is in agreement with other studies that refer to a decrease in students' motivation towards PE.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101439http://hdl.handle.net/10316/101439TID:203055268porCaldeira, Rodrigo Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.889097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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