A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12894 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar |
id |
RCAP_0639fcd0c38ee5ccdfdafdeb73c618d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a?Jardim de infânciaOrganização do espaçoParticipaçãoCriançasEscolhasChildrenkindergartenParticipationOrganization of spaceChoicesRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu numa organização socioeducativa privada, com fins lucrativos, situada no concelho de Lisboa. Este estudo foi produzido enquanto educadora estagiária, sendo que o grupo pertencia à valência de Jardim de Infância (JI) e era constituído por 17 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. A investigação decorreu durante quatro meses, tendo por base uma metodologia de natureza qualitativa, desenvolvendo o método de investigação-ação, com suporte num conjunto de instrumentos e técnicas para a recolha de informação. O presente relatório tem como objetivo analisar e refletir a participação das crianças na organização do espaço físico da sala e qual o papel do/a educador/a nesse processo. Neste sentido, delineei objetivos nos quais baseei o meu processo investigativo: (i) identificar estratégias que o/a educador/a pode implementar para promover a participação das crianças na organização do espaço da sala; (ii) modificar algumas das áreas de exploração ativa da sala com as crianças; e (ii) perceber qual a influência da participação das crianças na organização do espaço da sala, nas escolhas das áreas de exploração ativa. A investigação permitiu perceber que o/a educador/a deve ter em consideração as características do grupo - interesses, vivências, fragilidades e potencialidades - que, posteriormente, as interliga com as suas intencionalidades para a prática, construindo estratégias para a participação. Além disto, o espaço da sala é visto como influenciador de escolhas e de vastas experiências, que promove o desenvolvimento holístico e as aprendizagens das crianças. Partindo do referido e envolvendo as crianças num processo de participação, compreendeu-se que esta potencia as escolhas das áreas de exploração ativa.ABSTRACT This report was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice II (PPS II), which took place in a private, for-profit socio-educational organization, located in the municipality of Lisbon. This study was produced as a trainee educator, and the analyzed group belonged to the validity of the Kindergarten (JI) and consisted of 17 children aged between 5 and 6 years. The investigation took place over four months, based on a qualitative methodology, developing the action-research method, supporting the set of instruments and techniques for collecting information. This report aims to analyze, reflect, and evaluate the participation of children in the organization of the physical space of the room and what is the role of the educator in this process. In this sense, outline the objectives on which the investigative process is based: (i) identify strategies that an educator can implement to promote children's participation in the organization of the classroom; (ii) modify some of the areas of active exploration of the room with children; and (ii) understand the influence of children's participation in the organization of the space in the room, in the choices of areas for active exploration. The investigation made it possible to realize that the educator must take into account the characteristics of the group - interests, experiences, weaknesses, and potentialities - which, subsequently, interconnects them with their intentions for practice, building strategies for participation. Also, the space in the room is seen as an influencer of choices and vast experiences, which promotes holistic development and as children's learning. Starting from the aforementioned and involving the children in a participation process, it was understood that this enhances the choices of the areas of active exploration.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLFarinha, Filipa Dias2021-02-19T10:16:47Z2020-07-152020-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12894TID:202628744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:54.160855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
title |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
spellingShingle |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? Farinha, Filipa Dias Jardim de infância Organização do espaço Participação Crianças Escolhas Children kindergarten Participation Organization of space Choices |
title_short |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
title_full |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
title_fullStr |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
title_full_unstemmed |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
title_sort |
A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a? |
author |
Farinha, Filipa Dias |
author_facet |
Farinha, Filipa Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farinha, Filipa Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de infância Organização do espaço Participação Crianças Escolhas Children kindergarten Participation Organization of space Choices |
topic |
Jardim de infância Organização do espaço Participação Crianças Escolhas Children kindergarten Participation Organization of space Choices |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 2020-07-15T00:00:00Z 2021-02-19T10:16:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12894 TID:202628744 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12894 |
identifier_str_mv |
TID:202628744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133478485229568 |