A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Ana Rita Amaro Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10144
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_71ac54f9a06e87d7bf61cd6ff1153893
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização do espaço: estratégias para a participação das criançasOrganização do espaçoEscolhasParticipaçãoEstratégiasPapel do educadorOrganization of spaceChoicesParticipationStrategiesRole of the educatorRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim de infância, acompanhando um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, desde outubro até ao final de janeiro. A concretização do presente documento visa ilustrar todo o percurso desenvolvido, analisando a minha prática pedagógica numa perspetiva refletida e auto avaliativa. No decorrer da ação, com base na observação das crianças e do seu contexto, surge a necessidade de aprofundar a problemática na qual se centra o presente documento intitulado de “Organização do espaço: estratégias para a participação das crianças”. Baseada numa abordagem qualitativa, tendo por base um referencial teórico que norteou a minha ação, a concretização da investigação-ação surge da necessidade de identificar as escolhas das crianças e adequar estratégias potenciadoras do envolvimento e participação das crianças na organização do espaço. As conclusões da investigação demonstram que a organização do espaço deve ser pensada em função do grupo de crianças, tendo em consideração os seus interesses e características, refletindo a intencionalidade do educador. Deve ser um espaço promotor de escolhas, permitindo um vasto leque de experiências e aprendizagens. Evidenciam, ainda, a importância de envolver as crianças na sua organização contribuindo para o seu processo de autonomia e independência. Nesse sentido, as conclusões consciencializam para a importância da organização do espaço como suporte na ação do educador no desenvolvimento curricular.ABSTRACT This report arises from the Professional Prátice Supervised (Module II) conducted in a nursery, with a group of 25 children between the ages of 4 and 6 years, spanning the period of october until the end of january. The aim of this repor this to make a description of the whole process, while analysing the tactics used and my own pedagogic practices with a self-reflective and self-critical outlook. Resorting to the observation of children and their surroundings, emerged the need to further address the thematic in wich this paper, entitled “Organization of space: strategies which will enhance the participation of children.” Using a qualitative approach and having as a basis a theoretical framework which guided my educational tactics, the project centres on the necessity of to identify the choises of children and adapt strategies wich will enhance the envolvement and participation of children in the organization of space. The research shows that the organization of the space should be thought in function of the group of children, taking into account their interests and characteristics, reflecting the intention of the educator. The space should promote Should promotechildren choices, allowing a wide range of experiences and learnings. Highlight the importance of involving children in your organization contributing to the process of their autonomy and independence. For this reason, the conclusions evidence to the importance of space organization as support of the educator action in curriculum development.Rosa, ManuelaRCIPLBernardes, Ana Rita Amaro Costa2019-06-12T10:49:33Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10144TID:202248143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:37.200664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
title A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
spellingShingle A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
Bernardes, Ana Rita Amaro Costa
Organização do espaço
Escolhas
Participação
Estratégias
Papel do educador
Organization of space
Choices
Participation
Strategies
Role of the educator
title_short A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
title_full A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
title_fullStr A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
title_full_unstemmed A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
title_sort A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
author Bernardes, Ana Rita Amaro Costa
author_facet Bernardes, Ana Rita Amaro Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Ana Rita Amaro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Organização do espaço
Escolhas
Participação
Estratégias
Papel do educador
Organization of space
Choices
Participation
Strategies
Role of the educator
topic Organização do espaço
Escolhas
Participação
Estratégias
Papel do educador
Organization of space
Choices
Participation
Strategies
Role of the educator
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12T10:49:33Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10144
TID:202248143
url http://hdl.handle.net/10400.21/10144
identifier_str_mv TID:202248143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133450964303872