A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10144 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_71ac54f9a06e87d7bf61cd6ff1153893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A organização do espaço: estratégias para a participação das criançasOrganização do espaçoEscolhasParticipaçãoEstratégiasPapel do educadorOrganization of spaceChoicesParticipationStrategiesRole of the educatorRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim de infância, acompanhando um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, desde outubro até ao final de janeiro. A concretização do presente documento visa ilustrar todo o percurso desenvolvido, analisando a minha prática pedagógica numa perspetiva refletida e auto avaliativa. No decorrer da ação, com base na observação das crianças e do seu contexto, surge a necessidade de aprofundar a problemática na qual se centra o presente documento intitulado de “Organização do espaço: estratégias para a participação das crianças”. Baseada numa abordagem qualitativa, tendo por base um referencial teórico que norteou a minha ação, a concretização da investigação-ação surge da necessidade de identificar as escolhas das crianças e adequar estratégias potenciadoras do envolvimento e participação das crianças na organização do espaço. As conclusões da investigação demonstram que a organização do espaço deve ser pensada em função do grupo de crianças, tendo em consideração os seus interesses e características, refletindo a intencionalidade do educador. Deve ser um espaço promotor de escolhas, permitindo um vasto leque de experiências e aprendizagens. Evidenciam, ainda, a importância de envolver as crianças na sua organização contribuindo para o seu processo de autonomia e independência. Nesse sentido, as conclusões consciencializam para a importância da organização do espaço como suporte na ação do educador no desenvolvimento curricular.ABSTRACT This report arises from the Professional Prátice Supervised (Module II) conducted in a nursery, with a group of 25 children between the ages of 4 and 6 years, spanning the period of october until the end of january. The aim of this repor this to make a description of the whole process, while analysing the tactics used and my own pedagogic practices with a self-reflective and self-critical outlook. Resorting to the observation of children and their surroundings, emerged the need to further address the thematic in wich this paper, entitled “Organization of space: strategies which will enhance the participation of children.” Using a qualitative approach and having as a basis a theoretical framework which guided my educational tactics, the project centres on the necessity of to identify the choises of children and adapt strategies wich will enhance the envolvement and participation of children in the organization of space. The research shows that the organization of the space should be thought in function of the group of children, taking into account their interests and characteristics, reflecting the intention of the educator. The space should promote Should promotechildren choices, allowing a wide range of experiences and learnings. Highlight the importance of involving children in your organization contributing to the process of their autonomy and independence. For this reason, the conclusions evidence to the importance of space organization as support of the educator action in curriculum development.Rosa, ManuelaRCIPLBernardes, Ana Rita Amaro Costa2019-06-12T10:49:33Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10144TID:202248143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:37.200664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
title |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
spellingShingle |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças Bernardes, Ana Rita Amaro Costa Organização do espaço Escolhas Participação Estratégias Papel do educador Organization of space Choices Participation Strategies Role of the educator |
title_short |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
title_full |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
title_fullStr |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
title_full_unstemmed |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
title_sort |
A organização do espaço: estratégias para a participação das crianças |
author |
Bernardes, Ana Rita Amaro Costa |
author_facet |
Bernardes, Ana Rita Amaro Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Ana Rita Amaro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização do espaço Escolhas Participação Estratégias Papel do educador Organization of space Choices Participation Strategies Role of the educator |
topic |
Organização do espaço Escolhas Participação Estratégias Papel do educador Organization of space Choices Participation Strategies Role of the educator |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12T10:49:33Z 2019-05-09 2019-05-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10144 TID:202248143 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10144 |
identifier_str_mv |
TID:202248143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133450964303872 |