Lócus de controle, escolaridade e conhecimento sobre a doença em pacientes oncológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Manuela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Irigaray,Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862019000300009
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se escolaridade é preditora de conhecimento sobre a doença, e se a orientação de lócus de controle (LOC) é preditora de escolaridade e de nível de conhecimento sobre a doença. A amostra foi composta por 220 pacientes com câncer, predominantemente por mulheres (62,7%), com média de idade de 54,66 anos (DP=13,30) e de escolaridade de 8,32 anos de estudo (DP=3,76). Os instrumentos utilizados foram: questionário de dados sociodemográficos e clínicos, Multidimensional Health Locus of Control (MHLC) Scale e Questionário de avaliação do nível de conhecimento sobre sua doença. Para verificar a relação entre as variáveis foram realizadas Correlações de Spearman, e Regressão Linear Múltipla para verificação do valor preditivo. Encontrou-se prevalência de LOC externo outros poderosos (60,9%) e de conhecimento sobre a doença moderado (41,4%). A escolaridade mostrou-se como preditor de conhecimento sobre a doença, e LOC externo (outros poderosos e acaso) como preditor do nível de escolaridade. Compreende-se que pessoas com baixa escolaridade apresentam menor tendência a buscar e compreender informações de saúde. Além disso, indivíduos com predomínio de LOC externo tendem a acreditar que os acontecimentos de sua vida dependem de outras pessoas ou do acaso e, assim, podem não buscar novos conhecimento. Concluiu-se que profissionais devem auxiliar os pacientes na busca e compreensão das informações sobre saúde, buscando alfabetização em saúde e auxiliando na tomada de decisões.
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