Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135 |
Resumo: | A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula. |
id |
RCAP_0648a19929c99ce0cd4c670351847f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanasPalavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeoA educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula. Instituto Politécnico de Bragança2020-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135EduSer; Vol. 12 No. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56Eduser - revista de Educação; v. 12 n. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56EduSer; Vol. 12 N.º 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-562183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135/133Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbante, Cesário José Sanjambo2023-02-18T06:01:49Zoai:eduser.ipb.pt:article/135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:53.766374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
title |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
spellingShingle |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas Barbante, Cesário José Sanjambo Palavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeo |
title_short |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
title_full |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
title_fullStr |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
title_full_unstemmed |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
title_sort |
Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas |
author |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
author_facet |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeo |
topic |
Palavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeo |
description |
A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135 https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 12 No. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56 Eduser - revista de Educação; v. 12 n. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56 EduSer; Vol. 12 N.º 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130940817014784 |