Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbante, Cesário José Sanjambo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135
Resumo: A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula.  
id RCAP_0648a19929c99ce0cd4c670351847f8c
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanasPalavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeoA educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula.  Instituto Politécnico de Bragança2020-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135EduSer; Vol. 12 No. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56Eduser - revista de Educação; v. 12 n. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56EduSer; Vol. 12 N.º 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-562183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135/133Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbante, Cesário José Sanjambo2023-02-18T06:01:49Zoai:eduser.ipb.pt:article/135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:53.766374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
title Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
spellingShingle Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
Barbante, Cesário José Sanjambo
Palavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeo
title_short Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
title_full Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
title_fullStr Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
title_full_unstemmed Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
title_sort Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
author Barbante, Cesário José Sanjambo
author_facet Barbante, Cesário José Sanjambo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbante, Cesário José Sanjambo
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeo
topic Palavras-chave: Ensino superior; professor; sala de aula; projetor de vídeo
description A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135
https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135
url https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/135/133
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 12 No. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56
Eduser - revista de Educação; v. 12 n. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56
EduSer; Vol. 12 N.º 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 39-56
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130940817014784