Variação linguística e ensino de português, língua não materna: o caso dos pronomes átonos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24058 |
Resumo: | Para o desenvolvimento de níveis superiores de proficiência comunicativa em PLNM, é crucial promover a consciência linguística da variação geográfica, social e situacional. As aprendizagens linguísticas a desenvolver devem, para isso, ter em consideração a complexidade de «regras variáveis» (Vieira, 2008). Uma oficina gramatical e tarefas de leitura exemplificam atividades metalinguísticas que podem apoiar um percurso de consciencialização do funcionamento de pronomes átonos. |
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Variação linguística e ensino de português, língua não materna: o caso dos pronomes átonosPortuguês, língua não maternaPortuguês, língua estrangeiraVariação socialVariação situacionalPronomes átonosConsciência linguísticaPortuguese, second languagePortuguese, foreigh languageSocial variationStyleClitic pronounsLinguistic awarenessPara o desenvolvimento de níveis superiores de proficiência comunicativa em PLNM, é crucial promover a consciência linguística da variação geográfica, social e situacional. As aprendizagens linguísticas a desenvolver devem, para isso, ter em consideração a complexidade de «regras variáveis» (Vieira, 2008). Uma oficina gramatical e tarefas de leitura exemplificam atividades metalinguísticas que podem apoiar um percurso de consciencialização do funcionamento de pronomes átonos.The development of high communicative skills depends on the awareness of linguistic variation, namely geographic and social variation, as well as style. Grammar teaching must, therefore, integrate the complexity of «variable rules» (Vieira, 2008). A grammar lab and reading tasks are presented as examples of metalinguistic activ-ities that may support a pathway for the awareness of the properties of clitics.Insttuto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de EducaçãoRepositório ComumCosta, Ana Luísa2018-09-05T09:42:08Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24058porCosta, A. L. (2018). Variação linguística e ensino de português, língua materna: o caso dos pronomes átonos. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 146-161.1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:15.853759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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