Os padrões de uso dos pronomes pessoais àtonos em português europeu: estudo realizado nos anos terminais dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, com propostas de didactização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catalão, Maria Florentina Charneca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15325
Resumo: Esta investigação tem como principal objectivo contribuir para o estudo da colocação dos pronomes pessoais átonos em PE em contextos de próclise, ênclise e mesóclise. A recolha de dados recaiu sobre sujeitos do 6º e do 9º anos de escolaridade e um grupo de adultos, a quem foram aplicados um teste de produção e um teste de avaliação. Os resultados obtidos foram superiores no teste de avaliação e revelaram que os sujeitos: (i) dominam a ênclise, com alguns problemas nas frases infinitivas; (ii) revelam dificuldades em reconhecer alguns proclisadores, principalmente a conjunção subordinativa causal “porque” e os quantificadores universais “qualquer” e “todos” e (iii) aceitam, mas não produzem o pronome mesoclítico. Quando as produções dos alunos não foram conformes à gramática-alvo, verificou-se a preferência pelo padrão enclítico. Os resultados deste estudo são relevantes para linguistas e professores de língua portuguesa dos 2º e 3º ciclos do ensino básico; ABSTRACT:The main goal of this research is to contribute for the study of clitic placement in E. P. in contexts of mesoclisis, proclisis and enclisis. The collection of data was focused on the results of production and evaluation tests applied to 6th and 9th grade students as well as in a group of adults. The results obtained were better in the evaluation test and showed the following: (i) the subjects master enclisis despite having some problems in infinitive sentences; (ii) they revealed difficulties in recognizing some trigger proclisis mainly the subordinate causal conjunction “porque” (because), and the universal quantifiers “qualquer” (any) and “todos” (all); (iii) the mesoclisis is recognized but not used. It is given preference to the usage of the enclitic pattern whenever the grammar rules aren’t followed. The conclusions drawn from this research are relevant for linguistics, elementary and secondary school teachers.
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