Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rafaela Morais Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2796
Resumo: O presente relatório apresenta uma investigação de dois anos que pretende compreender quais são as perspetivas dos docentes generalistas, tendo em conta o espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB. Ao longo do relatório é possível encontrar temas que respeitam a área da educação, a área da música e ainda a formação de professores. O esclarecimento dos conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo investigativo, bem como a interpretação dos resultados alcançados. No que respeita as opções metodológicas, a opção foi por estudo qualitativo com recurso a um inquérito por questionário cujos destinatários são os professores do 1.º CEB e professores especialistas de Expressão Musical. Desta forma, foram inquiridos 143 professores, sendo eles professores do 1.º CEB, professores generalistas responsáveis pelas atividades de Expressão Musical e ainda professores especialistas. Os principais resultados apontam para a importância que os professores generalistas atribuem à Expressão Musical e de que modo é feita a gestão da Educação Artística (EA) uma vez que, na matriz curricular do 1.º CEB, são destinadas cinco horas semanais.
id RCAP_0655e8647d2e0cf2d73af9f7befebf51
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEBEducação pré-escolarEnsino básicoExpressão musicalFormação de professoresO presente relatório apresenta uma investigação de dois anos que pretende compreender quais são as perspetivas dos docentes generalistas, tendo em conta o espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB. Ao longo do relatório é possível encontrar temas que respeitam a área da educação, a área da música e ainda a formação de professores. O esclarecimento dos conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo investigativo, bem como a interpretação dos resultados alcançados. No que respeita as opções metodológicas, a opção foi por estudo qualitativo com recurso a um inquérito por questionário cujos destinatários são os professores do 1.º CEB e professores especialistas de Expressão Musical. Desta forma, foram inquiridos 143 professores, sendo eles professores do 1.º CEB, professores generalistas responsáveis pelas atividades de Expressão Musical e ainda professores especialistas. Os principais resultados apontam para a importância que os professores generalistas atribuem à Expressão Musical e de que modo é feita a gestão da Educação Artística (EA) uma vez que, na matriz curricular do 1.º CEB, são destinadas cinco horas semanais.This report presents an investigation of two years wich helps to understand what are the perspectives of generalist teachers, taking into account the space of musical expression in the curriculum of 1.º CEB. Throughout the report it is possible to find topics that relate to the area of education, the area of music and also the formation of teachers. The clarification of essential concepts helps to understand all the investigative process and the results achieved. As regards the methodological options, the option was a qualitative study using a survey by questionnaire whose recipients are the teachers of the 1.º CEB and expert teachers of musical expression. In this way, were surveyed 143 teachers, they are teachers of 1.º CEB, generalist teachers responsible for musical expression and even teachers specialists. The main results point to the importance that the generalist teachers attach to musical expression, and in what way is made the management of Artistic Education (EA) once, in the curricular matrix of 1.º CEB, are intended for five hours per week. Keywords: Education, Music, Musical Expression, Teachers Formation2019-07-29T09:00:54Z2019-07-24T00:00:00Z2019-07-242019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2796TID:202267660porGonçalves, Rafaela Morais Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:16Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:32.245197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
title Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
spellingShingle Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
Gonçalves, Rafaela Morais Silva
Educação pré-escolar
Ensino básico
Expressão musical
Formação de professores
title_short Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
title_full Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
title_fullStr Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
title_full_unstemmed Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
title_sort Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
author Gonçalves, Rafaela Morais Silva
author_facet Gonçalves, Rafaela Morais Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rafaela Morais Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico
Expressão musical
Formação de professores
topic Educação pré-escolar
Ensino básico
Expressão musical
Formação de professores
description O presente relatório apresenta uma investigação de dois anos que pretende compreender quais são as perspetivas dos docentes generalistas, tendo em conta o espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB. Ao longo do relatório é possível encontrar temas que respeitam a área da educação, a área da música e ainda a formação de professores. O esclarecimento dos conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo investigativo, bem como a interpretação dos resultados alcançados. No que respeita as opções metodológicas, a opção foi por estudo qualitativo com recurso a um inquérito por questionário cujos destinatários são os professores do 1.º CEB e professores especialistas de Expressão Musical. Desta forma, foram inquiridos 143 professores, sendo eles professores do 1.º CEB, professores generalistas responsáveis pelas atividades de Expressão Musical e ainda professores especialistas. Os principais resultados apontam para a importância que os professores generalistas atribuem à Expressão Musical e de que modo é feita a gestão da Educação Artística (EA) uma vez que, na matriz curricular do 1.º CEB, são destinadas cinco horas semanais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29T09:00:54Z
2019-07-24T00:00:00Z
2019-07-24
2019-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2796
TID:202267660
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2796
identifier_str_mv TID:202267660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630944649216