Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2796 |
Resumo: | O presente relatório apresenta uma investigação de dois anos que pretende compreender quais são as perspetivas dos docentes generalistas, tendo em conta o espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB. Ao longo do relatório é possível encontrar temas que respeitam a área da educação, a área da música e ainda a formação de professores. O esclarecimento dos conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo investigativo, bem como a interpretação dos resultados alcançados. No que respeita as opções metodológicas, a opção foi por estudo qualitativo com recurso a um inquérito por questionário cujos destinatários são os professores do 1.º CEB e professores especialistas de Expressão Musical. Desta forma, foram inquiridos 143 professores, sendo eles professores do 1.º CEB, professores generalistas responsáveis pelas atividades de Expressão Musical e ainda professores especialistas. Os principais resultados apontam para a importância que os professores generalistas atribuem à Expressão Musical e de que modo é feita a gestão da Educação Artística (EA) uma vez que, na matriz curricular do 1.º CEB, são destinadas cinco horas semanais. |
id |
RCAP_0655e8647d2e0cf2d73af9f7befebf51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEBEducação pré-escolarEnsino básicoExpressão musicalFormação de professoresO presente relatório apresenta uma investigação de dois anos que pretende compreender quais são as perspetivas dos docentes generalistas, tendo em conta o espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB. Ao longo do relatório é possível encontrar temas que respeitam a área da educação, a área da música e ainda a formação de professores. O esclarecimento dos conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo investigativo, bem como a interpretação dos resultados alcançados. No que respeita as opções metodológicas, a opção foi por estudo qualitativo com recurso a um inquérito por questionário cujos destinatários são os professores do 1.º CEB e professores especialistas de Expressão Musical. Desta forma, foram inquiridos 143 professores, sendo eles professores do 1.º CEB, professores generalistas responsáveis pelas atividades de Expressão Musical e ainda professores especialistas. Os principais resultados apontam para a importância que os professores generalistas atribuem à Expressão Musical e de que modo é feita a gestão da Educação Artística (EA) uma vez que, na matriz curricular do 1.º CEB, são destinadas cinco horas semanais.This report presents an investigation of two years wich helps to understand what are the perspectives of generalist teachers, taking into account the space of musical expression in the curriculum of 1.º CEB. Throughout the report it is possible to find topics that relate to the area of education, the area of music and also the formation of teachers. The clarification of essential concepts helps to understand all the investigative process and the results achieved. As regards the methodological options, the option was a qualitative study using a survey by questionnaire whose recipients are the teachers of the 1.º CEB and expert teachers of musical expression. In this way, were surveyed 143 teachers, they are teachers of 1.º CEB, generalist teachers responsible for musical expression and even teachers specialists. The main results point to the importance that the generalist teachers attach to musical expression, and in what way is made the management of Artistic Education (EA) once, in the curricular matrix of 1.º CEB, are intended for five hours per week. Keywords: Education, Music, Musical Expression, Teachers Formation2019-07-29T09:00:54Z2019-07-24T00:00:00Z2019-07-242019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2796TID:202267660porGonçalves, Rafaela Morais Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:16Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:32.245197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
title |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
spellingShingle |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB Gonçalves, Rafaela Morais Silva Educação pré-escolar Ensino básico Expressão musical Formação de professores |
title_short |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
title_full |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
title_fullStr |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
title_sort |
Perspetivas do docente generalista: espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB |
author |
Gonçalves, Rafaela Morais Silva |
author_facet |
Gonçalves, Rafaela Morais Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Rafaela Morais Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico Expressão musical Formação de professores |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico Expressão musical Formação de professores |
description |
O presente relatório apresenta uma investigação de dois anos que pretende compreender quais são as perspetivas dos docentes generalistas, tendo em conta o espaço da Expressão Musical no currículo do 1.º CEB. Ao longo do relatório é possível encontrar temas que respeitam a área da educação, a área da música e ainda a formação de professores. O esclarecimento dos conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo investigativo, bem como a interpretação dos resultados alcançados. No que respeita as opções metodológicas, a opção foi por estudo qualitativo com recurso a um inquérito por questionário cujos destinatários são os professores do 1.º CEB e professores especialistas de Expressão Musical. Desta forma, foram inquiridos 143 professores, sendo eles professores do 1.º CEB, professores generalistas responsáveis pelas atividades de Expressão Musical e ainda professores especialistas. Os principais resultados apontam para a importância que os professores generalistas atribuem à Expressão Musical e de que modo é feita a gestão da Educação Artística (EA) uma vez que, na matriz curricular do 1.º CEB, são destinadas cinco horas semanais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29T09:00:54Z 2019-07-24T00:00:00Z 2019-07-24 2019-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2796 TID:202267660 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2796 |
identifier_str_mv |
TID:202267660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131630944649216 |