Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Marilia Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33377
Resumo: As drásticas alterações do meio ambiente despertam formas alternativas de comportamento que reduzam os impactos ambientais, caminhando para um consumo mais sustentável. Uma das indústrias que mais degenera a natureza é a têxtil e, por isto, as roupas em segunda mão aparecem como um dos fenômenos em crescimento neste campo, possuindo características diferentes de acordo com a cultura em que os indivíduos estão inseridos. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de roupas em segunda mão, numa perspectiva transcultural entre brasileiros e portugueses. Adota-se uma metodologia quantitativa, através de uma abordagem descritiva. A técnica de recolha de dados baseia-se num inquérito por questionário, aplicado através de uma amostragem não probabilística por conveniência. A amostra é composta por 1.517 inquiridos, sendo 881 indivíduos brasileiros e 636 portugueses. Os dados analisados estatisticamente revelam diferenças significativas no comportamento de consumo de roupas em segunda mão entre as duas nacionalidades quanto ao: valor econômico, valor hedônico, preocupação ambiental, comportamento relacionado ao descarte e as variáveis externas relacionadas ao gênero e ao rendimento dos inquiridos. Verifica-se que o valor percebido com maior impacto na atitude face às roupas em segunda mão é diferente entre as nacionalidades, enquanto para os brasileiros é o valor econômico, para portugueses é o valor ambiental. Ainda, confirma-se que a preocupação ambiental está positivamente relacionada com a atitude face às roupas em segunda mão para ambas nacionalidades.
id RCAP_065eeba1dc94b008c0b51d593d2b4d9e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e PortuguesesRoupas em segunda mãoModaSustentabilidadeComportamento do consumidorBrasilPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs drásticas alterações do meio ambiente despertam formas alternativas de comportamento que reduzam os impactos ambientais, caminhando para um consumo mais sustentável. Uma das indústrias que mais degenera a natureza é a têxtil e, por isto, as roupas em segunda mão aparecem como um dos fenômenos em crescimento neste campo, possuindo características diferentes de acordo com a cultura em que os indivíduos estão inseridos. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de roupas em segunda mão, numa perspectiva transcultural entre brasileiros e portugueses. Adota-se uma metodologia quantitativa, através de uma abordagem descritiva. A técnica de recolha de dados baseia-se num inquérito por questionário, aplicado através de uma amostragem não probabilística por conveniência. A amostra é composta por 1.517 inquiridos, sendo 881 indivíduos brasileiros e 636 portugueses. Os dados analisados estatisticamente revelam diferenças significativas no comportamento de consumo de roupas em segunda mão entre as duas nacionalidades quanto ao: valor econômico, valor hedônico, preocupação ambiental, comportamento relacionado ao descarte e as variáveis externas relacionadas ao gênero e ao rendimento dos inquiridos. Verifica-se que o valor percebido com maior impacto na atitude face às roupas em segunda mão é diferente entre as nacionalidades, enquanto para os brasileiros é o valor econômico, para portugueses é o valor ambiental. Ainda, confirma-se que a preocupação ambiental está positivamente relacionada com a atitude face às roupas em segunda mão para ambas nacionalidades.Gomes, SandraRepositório ComumBandeira, Marilia Vieira2020-09-21T16:47:59Z2020-09-14T00:00:00Z2020-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33377202518850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:23.692612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
title Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
spellingShingle Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
Bandeira, Marilia Vieira
Roupas em segunda mão
Moda
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Brasil
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
title_full Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
title_fullStr Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
title_full_unstemmed Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
title_sort Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e Portugueses
author Bandeira, Marilia Vieira
author_facet Bandeira, Marilia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sandra
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Marilia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Roupas em segunda mão
Moda
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Brasil
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Roupas em segunda mão
Moda
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Brasil
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As drásticas alterações do meio ambiente despertam formas alternativas de comportamento que reduzam os impactos ambientais, caminhando para um consumo mais sustentável. Uma das indústrias que mais degenera a natureza é a têxtil e, por isto, as roupas em segunda mão aparecem como um dos fenômenos em crescimento neste campo, possuindo características diferentes de acordo com a cultura em que os indivíduos estão inseridos. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de roupas em segunda mão, numa perspectiva transcultural entre brasileiros e portugueses. Adota-se uma metodologia quantitativa, através de uma abordagem descritiva. A técnica de recolha de dados baseia-se num inquérito por questionário, aplicado através de uma amostragem não probabilística por conveniência. A amostra é composta por 1.517 inquiridos, sendo 881 indivíduos brasileiros e 636 portugueses. Os dados analisados estatisticamente revelam diferenças significativas no comportamento de consumo de roupas em segunda mão entre as duas nacionalidades quanto ao: valor econômico, valor hedônico, preocupação ambiental, comportamento relacionado ao descarte e as variáveis externas relacionadas ao gênero e ao rendimento dos inquiridos. Verifica-se que o valor percebido com maior impacto na atitude face às roupas em segunda mão é diferente entre as nacionalidades, enquanto para os brasileiros é o valor econômico, para portugueses é o valor ambiental. Ainda, confirma-se que a preocupação ambiental está positivamente relacionada com a atitude face às roupas em segunda mão para ambas nacionalidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T16:47:59Z
2020-09-14T00:00:00Z
2020-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33377
202518850
url http://hdl.handle.net/10400.26/33377
identifier_str_mv 202518850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130010117734400