O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, André
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caetano, Eduarda, Sá, Inês, Costa, Rosa Margarida, Walter, Cicero Eduardo, Au-Yong-Oliveira, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37949
Resumo: O mundo empresarial está em constante mudança e a pandemia COVID-19 acelerou, inevitavelmente, esse processo. Quer os consumidores, quer as empresas foram confrontados com novos métodos de comercialização mais dinâmicos e com outras oportunidades de negócio que eram pouco exploradas no passado. O significativo crescimento do e-commerce em tempos de pandemia e o aparecimento de pequenos negócios de roupa em segunda mão, são um perfeito exemplo desta ideia. Deste modo, o artigo tenta explorar de que forma é que a comercialização online pode vir a ser uma vantagem estratégica para pequenas empresas que estão a entrar, ou que têm essa ambição, no negócio de roupa em segunda mão. De forma a enriquecer o estudo, a MyCloma será o elo entre a teoria e a realidade: uma microempresa do domínio em análise, que começou a operar em 2020 e que já se destaca no mercado nacional, através do e-commerce, e em expansão para Espanha. Este estudo permite-nos compreender de que forma é que uma empresa do ramo da roupa em segunda mão poderá beneficiar com a inexistência de barreiras físicas, a maior oferta de produtos e a redução de custos face à comercialização tradicional. Além disso, são ainda apresentadas algumas considerações e recomendações práticas para o desenvolvimento e crescimento da empresa em questão, que poderão ser aplicadas a outras homólogas. De modo a obter um testemunho da MyCloma, o artigo conta uma entrevista realizada, em novembro de 2021, a uma das suas fundadoras.
id RCAP_1ebb710a7e91d16f7de7b60fafb69e31
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyClomaCOVID-19E-commerceRoupa em segunda mãoMyClomaO mundo empresarial está em constante mudança e a pandemia COVID-19 acelerou, inevitavelmente, esse processo. Quer os consumidores, quer as empresas foram confrontados com novos métodos de comercialização mais dinâmicos e com outras oportunidades de negócio que eram pouco exploradas no passado. O significativo crescimento do e-commerce em tempos de pandemia e o aparecimento de pequenos negócios de roupa em segunda mão, são um perfeito exemplo desta ideia. Deste modo, o artigo tenta explorar de que forma é que a comercialização online pode vir a ser uma vantagem estratégica para pequenas empresas que estão a entrar, ou que têm essa ambição, no negócio de roupa em segunda mão. De forma a enriquecer o estudo, a MyCloma será o elo entre a teoria e a realidade: uma microempresa do domínio em análise, que começou a operar em 2020 e que já se destaca no mercado nacional, através do e-commerce, e em expansão para Espanha. Este estudo permite-nos compreender de que forma é que uma empresa do ramo da roupa em segunda mão poderá beneficiar com a inexistência de barreiras físicas, a maior oferta de produtos e a redução de custos face à comercialização tradicional. Além disso, são ainda apresentadas algumas considerações e recomendações práticas para o desenvolvimento e crescimento da empresa em questão, que poderão ser aplicadas a outras homólogas. De modo a obter um testemunho da MyCloma, o artigo conta uma entrevista realizada, em novembro de 2021, a uma das suas fundadoras.UA Editora2023-06-07T11:58:35Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37949por2184-910210.34624/iciemc.v0i3.29659Ávila, AndréCaetano, EduardaSá, InêsCosta, Rosa MargaridaWalter, Cicero EduardoAu-Yong-Oliveira, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:07Zoai:ria.ua.pt:10773/37949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:32.306268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
title O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
spellingShingle O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
Ávila, André
COVID-19
E-commerce
Roupa em segunda mão
MyCloma
title_short O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
title_full O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
title_fullStr O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
title_full_unstemmed O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
title_sort O contributo do e-commerce no mercado de roupa em segunda mão: o caso da MyCloma
author Ávila, André
author_facet Ávila, André
Caetano, Eduarda
Sá, Inês
Costa, Rosa Margarida
Walter, Cicero Eduardo
Au-Yong-Oliveira, Manuel
author_role author
author2 Caetano, Eduarda
Sá, Inês
Costa, Rosa Margarida
Walter, Cicero Eduardo
Au-Yong-Oliveira, Manuel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, André
Caetano, Eduarda
Sá, Inês
Costa, Rosa Margarida
Walter, Cicero Eduardo
Au-Yong-Oliveira, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
E-commerce
Roupa em segunda mão
MyCloma
topic COVID-19
E-commerce
Roupa em segunda mão
MyCloma
description O mundo empresarial está em constante mudança e a pandemia COVID-19 acelerou, inevitavelmente, esse processo. Quer os consumidores, quer as empresas foram confrontados com novos métodos de comercialização mais dinâmicos e com outras oportunidades de negócio que eram pouco exploradas no passado. O significativo crescimento do e-commerce em tempos de pandemia e o aparecimento de pequenos negócios de roupa em segunda mão, são um perfeito exemplo desta ideia. Deste modo, o artigo tenta explorar de que forma é que a comercialização online pode vir a ser uma vantagem estratégica para pequenas empresas que estão a entrar, ou que têm essa ambição, no negócio de roupa em segunda mão. De forma a enriquecer o estudo, a MyCloma será o elo entre a teoria e a realidade: uma microempresa do domínio em análise, que começou a operar em 2020 e que já se destaca no mercado nacional, através do e-commerce, e em expansão para Espanha. Este estudo permite-nos compreender de que forma é que uma empresa do ramo da roupa em segunda mão poderá beneficiar com a inexistência de barreiras físicas, a maior oferta de produtos e a redução de custos face à comercialização tradicional. Além disso, são ainda apresentadas algumas considerações e recomendações práticas para o desenvolvimento e crescimento da empresa em questão, que poderão ser aplicadas a outras homólogas. De modo a obter um testemunho da MyCloma, o artigo conta uma entrevista realizada, em novembro de 2021, a uma das suas fundadoras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19
2023-06-07T11:58:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37949
url http://hdl.handle.net/10773/37949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-9102
10.34624/iciemc.v0i3.29659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737702375424