Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marta Filipa Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3878
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0668ce711d7d2286072ed3df04993545
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aulaComunicação matemáticaRepresentações matemáticasPapel do professorCommunication mathématiqueMathematical representationsThe teacher's roleRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final reúne uma perspetiva global da prática pedagógica em 1.º Ciclo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. A partir da diagnose realizada, foi possível aferir que os alunos apresentavam fragilidades ao nível do domínio de competências de leitura, de escrita e de matemática, assim como ausência de trocas de ideias, sendo os momentos de comunicação restringidos à explicitação de resultados. Assim, os objetivos gerais delineados visaram a aquisição destas mesmas competências, centrando-se o tema de investigação na Comunicação (em) Matemática em sala de aula. Ao longo da intervenção foi proposto um leque diversificado de metodologias, modalidades e estratégias que contribuíram para a concretização do Plano de Intervenção construído. Durante este período reforçaram-se as propostas de situações matemáticas problemáticas, nas quais os alunos foram estimulados a expressar as suas ideias recorrendo a diferentes tipos de linguagens e representações matemáticas, permitindo compreender quais os fatores que influenciam o desempenho dos alunos. Através de um conjunto de rotinas semanais e de atividades devidamente planificadas e contextualizadas, foi possível nas primeiras semanas de intervenção realizar uma diagnose mais exaustiva ao grupo de alunos, que posteriormente contribuiu para melhorar e adaptar a prática pedagógica. No decorrer desta, foram recolhidos diversos dados que permitiram avaliar as atividades através de um conjunto de instrumentos adequados às diferentes tipologias de atividades. A observação direta participante e as gravações áudio foram recursos cruciais aquando de atividades específicas da temática investigativa, facilitando a sua leitura e análise. A avaliação da intervenção permitiu constatar uma notória evolução dos alunos face aos objetivos delineados. No que concerne à investigação verificou-se que os alunos apresentam maior facilidade em comunicar oralmente do que por escrito, sendo que aquando do último, adotam uma grande diversidade de representações. Foi também possível verificar que as maiores dificuldades dos alunos prendem-se com a interpretação de enunciados e a compreensão de conceitos/conteúdos específicos.ABSTRACT This final report brings together a global perspective of the pedagogical practice in primary schools under the Supervised Teaching Practice II. From the performed diagnostic, it was possible to ascertain that students had weaknesses in the domain of reading, writing and mathematics skills, with no exchange of ideas, and the moments of communication were restricted to the explanation of results. Thus, the overall objectives outlined aimed to acquire these same skills, focusing on the topic of research on Communication (in) mathematics in the classroom. Throughout the intervention a diverse range of methodologies was proposed, as well as methods and strategies that contributed to achieving the Intervention Plan built. During this period, the proposals of mathematical problems situations were reinforced, in which students were encouraged to express their ideas using different types of languages and mathematical representations, allowing us to understand which factors influenced the students' performance. Through a series of weekly routines and properly planned and contextualized activities, it was possible in the first weeks of the intervention to conduct a more comprehensive diagnosis of a group of students, who later helped to improve and adapt their teaching pedagogical practice. During this process, several data were collected, allowing us to evaluate the activities through a range of appropriate activities for different types of instruments. Direct observation and audio recordings were crucial resources during specific activities of the researched topic, facilitating their reading and analysis. The intervention's assessment has revealed a remarkable evolution of students in view of the goals outlined. Regarding the investigation, it was found that it's easier for students to communicate orally instead of in writing, in which they adopt a wide variety of representations. It was also possible to see that the greatest difficulties of the students relate to the interpretation of utterances and to the understanding of concepts / specific content.Castro, Joana deRCIPLLopes, Marta Filipa Pires2014-10-16T09:43:04Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3878TID:201384426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:25.240713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
Lopes, Marta Filipa Pires
Comunicação matemática
Representações matemáticas
Papel do professor
Communication mathématique
Mathematical representations
The teacher's role
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a comunicação (em) matemática em contexto de sala de aula
author Lopes, Marta Filipa Pires
author_facet Lopes, Marta Filipa Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Joana de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marta Filipa Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Representações matemáticas
Papel do professor
Communication mathématique
Mathematical representations
The teacher's role
topic Comunicação matemática
Representações matemáticas
Papel do professor
Communication mathématique
Mathematical representations
The teacher's role
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T09:43:04Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3878
TID:201384426
url http://hdl.handle.net/10400.21/3878
identifier_str_mv TID:201384426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390967930880