Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Adelina Sousa Marinho e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1594
Resumo: Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), iniciando-se pela caraterização do contexto educativo de 2º Ciclo e referindo o trabalho aí desenvolvido em quatro áreas: Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, finalizando com uma reflexão global sobre o percurso durante a Prática de Ensino Supervisionada. A interação com os alunos da turma do 6º ano da ICE (Intervenção em Contexto Educativo), que constituíram o grupo da Prática de Ensino Supervisionada, permitiu comprovar dificuldades relacionadas com a resolução de problemas e a comunicação, sobretudo das suas resoluções. A partir desta constatação, desenvolveu-se um estudo no contexto de um Congresso Matemático com esta turma e outra do 6º ano de escolaridade, que envolveu a resolução de cinco problemas. Com este estudo pretendia-se compreender o desempenho e a reação dos alunos na resolução de tarefas desafiantes, bem como verificar de que forma a resolução de problemas e a participação dos alunos num Congresso Matemático contribuem para o desenvolvimento da comunicação e para uma mudança de atitude face à Matemática. Deste modo,enunciaram-se algumas questões orientadoras para esta investigação: (i) Como se pode caraterizar o desempenho dos alunos na resolução das tarefas propostas? (ii) Que tipo de representações foram privilegiadas nas resoluções apresentadas? (iii) Quais as principais dificuldades que os alunos sentiram em apresentar/comunicar as suas resoluções no Congresso Matemático? e (iv) Qual a reação dos alunos perante a realização de um Congresso Matemático?. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa seguindo um design de estudo de caso. A recolha de dados incidiu sobre os dois grupos caso, previamente selecionados e efetuada através de observações, questionários, entrevistas, as gravações áudio e documentos vários. A análise dos dados evidenciou a motivação e o interesse que os alunos revelavam ao longo de todo o estudo, mobilizando deste modo, diversos conhecimentos e processos matemáticos. O desempenho dos alunos em algumas das tarefas revelou-se menos eficaz, sobretudo pelos reduzidos conhecimentos ao nível da matemática e da resolução de problemas. Tornou-se percetível que a comunicação matemática ainda não está bem desenvolvida nos alunos, pois identificaram-se algumas insuficiências ao nível da linguagem matemática, escrita e oral, e de um raciocínio por vezes confuso. Os processos matemáticos assumem um papel de destaque na resolução das tarefas, desenvolvendo novas estratégias de resolução, como na apresentação destas. O dia do Congresso Matemático constituiu-se como uma comunidade matemática onde se discutiu matemática de forma participativa. Permitiu passar uma imagem da matemática diferente para além daquela que os alunos têm e que está limitada à sala de aula.
id RCAP_ac5ce541e26d482d23cc68dc34151760
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básicoMatemáticaResolução de problemasComunicação matemáticaRepresentaçõesCongresso matemáticoMathematicsTroubleshootingCommunication mathematicsRepresentationsMathematical congressEste relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), iniciando-se pela caraterização do contexto educativo de 2º Ciclo e referindo o trabalho aí desenvolvido em quatro áreas: Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, finalizando com uma reflexão global sobre o percurso durante a Prática de Ensino Supervisionada. A interação com os alunos da turma do 6º ano da ICE (Intervenção em Contexto Educativo), que constituíram o grupo da Prática de Ensino Supervisionada, permitiu comprovar dificuldades relacionadas com a resolução de problemas e a comunicação, sobretudo das suas resoluções. A partir desta constatação, desenvolveu-se um estudo no contexto de um Congresso Matemático com esta turma e outra do 6º ano de escolaridade, que envolveu a resolução de cinco problemas. Com este estudo pretendia-se compreender o desempenho e a reação dos alunos na resolução de tarefas desafiantes, bem como verificar de que forma a resolução de problemas e a participação dos alunos num Congresso Matemático contribuem para o desenvolvimento da comunicação e para uma mudança de atitude face à Matemática. Deste modo,enunciaram-se algumas questões orientadoras para esta investigação: (i) Como se pode caraterizar o desempenho dos alunos na resolução das tarefas propostas? (ii) Que tipo de representações foram privilegiadas nas resoluções apresentadas? (iii) Quais as principais dificuldades que os alunos sentiram em apresentar/comunicar as suas resoluções no Congresso Matemático? e (iv) Qual a reação dos alunos perante a realização de um Congresso Matemático?. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa seguindo um design de estudo de caso. A recolha de dados incidiu sobre os dois grupos caso, previamente selecionados e efetuada através de observações, questionários, entrevistas, as gravações áudio e documentos vários. A análise dos dados evidenciou a motivação e o interesse que os alunos revelavam ao longo de todo o estudo, mobilizando deste modo, diversos conhecimentos e processos matemáticos. O desempenho dos alunos em algumas das tarefas revelou-se menos eficaz, sobretudo pelos reduzidos conhecimentos ao nível da matemática e da resolução de problemas. Tornou-se percetível que a comunicação matemática ainda não está bem desenvolvida nos alunos, pois identificaram-se algumas insuficiências ao nível da linguagem matemática, escrita e oral, e de um raciocínio por vezes confuso. Os processos matemáticos assumem um papel de destaque na resolução das tarefas, desenvolvendo novas estratégias de resolução, como na apresentação destas. O dia do Congresso Matemático constituiu-se como uma comunidade matemática onde se discutiu matemática de forma participativa. Permitiu passar uma imagem da matemática diferente para além daquela que os alunos têm e que está limitada à sala de aula.This report is part of the Supervised Teaching Practice II and it starts by the characterization of the educational context of the students in analysis. It also explains all the work developed in four areas: Portuguese, History and Geography of Portugal, Science and Mathematics. At the end there is an overall reflection on the course during the Supervised Teaching Practice. The interaction with the students in the 6th grade of ICE (Intervention in Educational Context), which constituted the group of Supervised Teaching Practice, has demonstrated difficulties on problem solving and communication, especially about its resolutions. From this statment, a study was developed in the context of a Math Congress, with this class and another one of the 6th grade too, which involved solving five problems. This study aims to understand the performance and the resolutions of students on solving challenging tasks, as well as verify how problem solving and students' participation in a Math Congress contribute to the development of communication and to a change of attitude towards Mathematics. Thus, some guiding questions for this research were defined: (i) How can we characterize the performance of students in the resolution of the proposed tasks? (Ii) What kind of privileged representations were presented in those resolutions? (ii) What were the main difficulties that students felt in presenting/communicating their resolutions in the Math Congress? and (iv) What is the reaction of the students towards the achievement of a Math Congress? We opted for a qualitative research methodology following a design of case study. The data collection focused on the two case groups, previously selected, relied and on observations, questionnaires, interviews, audio recordings and several other documents. Data analysis showed motivation and interest that students revealed during the entire study, thereby mobilizing many knowledge and mathematical processes. Student performance on some tasks proved to be less efficient, especially for low-level knowledge of mathematics and problem solving. We could realize that mathematical communication is not yet well developed in students as we identified some shortcomings in mathematical language, written and verbal, and their reasoning is sometimes confusing. The mathematical processes assume a very important role in the resolution of tasks, developing new resolution strategies, such as their representations. The day of the Math Congress was constituted as a mathematical community where mathematics was discussed in a participative way and allowed to give a different image of mathematics beyond the one the students have which is limited to the classroom.2016-06-28T14:04:07Z2012-12-19T00:00:00Z2012-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1594porSilva, Ana Adelina Sousa Marinho einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:26Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:52.116200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
title Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
spellingShingle Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
Silva, Ana Adelina Sousa Marinho e
Matemática
Resolução de problemas
Comunicação matemática
Representações
Congresso matemático
Mathematics
Troubleshooting
Communication mathematics
Representations
Mathematical congress
title_short Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
title_full Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
title_fullStr Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
title_sort Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico
author Silva, Ana Adelina Sousa Marinho e
author_facet Silva, Ana Adelina Sousa Marinho e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Adelina Sousa Marinho e
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Resolução de problemas
Comunicação matemática
Representações
Congresso matemático
Mathematics
Troubleshooting
Communication mathematics
Representations
Mathematical congress
topic Matemática
Resolução de problemas
Comunicação matemática
Representações
Congresso matemático
Mathematics
Troubleshooting
Communication mathematics
Representations
Mathematical congress
description Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), iniciando-se pela caraterização do contexto educativo de 2º Ciclo e referindo o trabalho aí desenvolvido em quatro áreas: Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, finalizando com uma reflexão global sobre o percurso durante a Prática de Ensino Supervisionada. A interação com os alunos da turma do 6º ano da ICE (Intervenção em Contexto Educativo), que constituíram o grupo da Prática de Ensino Supervisionada, permitiu comprovar dificuldades relacionadas com a resolução de problemas e a comunicação, sobretudo das suas resoluções. A partir desta constatação, desenvolveu-se um estudo no contexto de um Congresso Matemático com esta turma e outra do 6º ano de escolaridade, que envolveu a resolução de cinco problemas. Com este estudo pretendia-se compreender o desempenho e a reação dos alunos na resolução de tarefas desafiantes, bem como verificar de que forma a resolução de problemas e a participação dos alunos num Congresso Matemático contribuem para o desenvolvimento da comunicação e para uma mudança de atitude face à Matemática. Deste modo,enunciaram-se algumas questões orientadoras para esta investigação: (i) Como se pode caraterizar o desempenho dos alunos na resolução das tarefas propostas? (ii) Que tipo de representações foram privilegiadas nas resoluções apresentadas? (iii) Quais as principais dificuldades que os alunos sentiram em apresentar/comunicar as suas resoluções no Congresso Matemático? e (iv) Qual a reação dos alunos perante a realização de um Congresso Matemático?. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa seguindo um design de estudo de caso. A recolha de dados incidiu sobre os dois grupos caso, previamente selecionados e efetuada através de observações, questionários, entrevistas, as gravações áudio e documentos vários. A análise dos dados evidenciou a motivação e o interesse que os alunos revelavam ao longo de todo o estudo, mobilizando deste modo, diversos conhecimentos e processos matemáticos. O desempenho dos alunos em algumas das tarefas revelou-se menos eficaz, sobretudo pelos reduzidos conhecimentos ao nível da matemática e da resolução de problemas. Tornou-se percetível que a comunicação matemática ainda não está bem desenvolvida nos alunos, pois identificaram-se algumas insuficiências ao nível da linguagem matemática, escrita e oral, e de um raciocínio por vezes confuso. Os processos matemáticos assumem um papel de destaque na resolução das tarefas, desenvolvendo novas estratégias de resolução, como na apresentação destas. O dia do Congresso Matemático constituiu-se como uma comunidade matemática onde se discutiu matemática de forma participativa. Permitiu passar uma imagem da matemática diferente para além daquela que os alunos têm e que está limitada à sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19T00:00:00Z
2012-12-19
2016-06-28T14:04:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1594
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131524257284096