Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14831 |
Resumo: | Este estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions. |
id |
RCAP_0669b925b4db472508c70551d87818f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunosLiderançaEstilos de liderançaTomada de decisãoClima organizacionalMotivação/satisfaçãoLeadershipLeadership stylesDecision takingOrganizational climateMotivation/satisfactionEste estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions.Universidade de Évora2015-06-24T14:45:27Z2015-06-242005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14831http://hdl.handle.net/10174/14831pordep. pedagogiateses@bib.uevora.pt676Inocêncio, Serafim António Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:00.580246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
title |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
spellingShingle |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos Inocêncio, Serafim António Martins Liderança Estilos de liderança Tomada de decisão Clima organizacional Motivação/satisfação Leadership Leadership styles Decision taking Organizational climate Motivation/satisfaction |
title_short |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
title_full |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
title_fullStr |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
title_sort |
Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos |
author |
Inocêncio, Serafim António Martins |
author_facet |
Inocêncio, Serafim António Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inocêncio, Serafim António Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Estilos de liderança Tomada de decisão Clima organizacional Motivação/satisfação Leadership Leadership styles Decision taking Organizational climate Motivation/satisfaction |
topic |
Liderança Estilos de liderança Tomada de decisão Clima organizacional Motivação/satisfação Leadership Leadership styles Decision taking Organizational climate Motivation/satisfaction |
description |
Este estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2015-06-24T14:45:27Z 2015-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14831 http://hdl.handle.net/10174/14831 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. pedagogia teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563813154816 |