Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inocêncio, Serafim António Martins
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14831
Resumo: Este estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions.
id RCAP_0669b925b4db472508c70551d87818f2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunosLiderançaEstilos de liderançaTomada de decisãoClima organizacionalMotivação/satisfaçãoLeadershipLeadership stylesDecision takingOrganizational climateMotivation/satisfactionEste estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions.Universidade de Évora2015-06-24T14:45:27Z2015-06-242005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14831http://hdl.handle.net/10174/14831pordep. pedagogiateses@bib.uevora.pt676Inocêncio, Serafim António Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:00.580246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
title Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
spellingShingle Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
Inocêncio, Serafim António Martins
Liderança
Estilos de liderança
Tomada de decisão
Clima organizacional
Motivação/satisfação
Leadership
Leadership styles
Decision taking
Organizational climate
Motivation/satisfaction
title_short Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
title_full Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
title_fullStr Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
title_full_unstemmed Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
title_sort Relação entre as características de liderança e as características de clima organizacional em ambiente escolar: Um estudo das percepções dos professores e alunos
author Inocêncio, Serafim António Martins
author_facet Inocêncio, Serafim António Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inocêncio, Serafim António Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Estilos de liderança
Tomada de decisão
Clima organizacional
Motivação/satisfação
Leadership
Leadership styles
Decision taking
Organizational climate
Motivation/satisfaction
topic Liderança
Estilos de liderança
Tomada de decisão
Clima organizacional
Motivação/satisfação
Leadership
Leadership styles
Decision taking
Organizational climate
Motivation/satisfaction
description Este estudo tem como principal objectivo, relacionar as características da liderança com o clima organizacional, partindo de cinco dimensões: estilos de liderança, motivação/satisfação, interacção/influência, comunicação e tomada de decisão. O trabalho divide-se em duas partes, correspondendo cada uma delas a uma das vertentes em que a tese que defendemos se desdobra: teórica e empírica. A primeira inclui a evolução da administração educativa em Portugal; as teorias organizacionais; as imagens organizacionais da escola; a função directiva na escola; a tomada de decisão; as teorias da liderança; e o clima organizacional. A segunda é dedicada ao estudo empírico e centra-se num paradigma qualitativo através de um estudo de caso comparativo de duas escolas distintas. O desenvolvimento deste estudo envolveu, questionários a professores e alunos, e entrevistas semi-estruturadas, a membros de dois órgãos formais (Conselho Executivo e Conselho Pedagógico). As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a estreita relação entre as duas variáveis do estudo (liderança e clima organizacional), destacando-se a influência de alguns factores muito importantes na grande variabilidade de percepções dos professores e alunos. /**Abstract - This study has as main objective, to relate the characteristics of the leadership with the organizational, climate, leaving of five dimensions: leadership styles, motivation/satisfaction, interaction/influence, communication and decision taking. The work is separated in two parts, corresponding each one of them to one of the aspects in that the theory that we defend is unfolded: theoretical, and empirical. The first includes the evolution of the educational administration in Portugal; the organizational theories; the organizational images of the school; the directive function in the school; the decision taking; leadership theories; and the organizational climate. The second is dedicated to the empiric study and it is centered in a qualitative paradigm through a study of a comparative case of two different schools. The development of this study involved, questionnaires to teachers and students, and semi-structured interviews to members of two formal organs (executive council and pedagogic council). The main conclusions to be reached from the data analysis stresses the narrow relationship between the two variables of the study (leadership and organizational climate), standing out the influence of some very important factors in the great variability of the teachers and students perceptions.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2015-06-24T14:45:27Z
2015-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14831
http://hdl.handle.net/10174/14831
url http://hdl.handle.net/10174/14831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. pedagogia
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563813154816