Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Kathyanne
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: John de Castro Matos, John de Castro Matos, Pantoja, Maria Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099
Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional.
id RCAP_0673da075b277b00bbcc12acdea532d7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de LiteraturaContextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de LiteraturaArtigosO presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional.This article presents a systematic review of the literature referring to Corporate Education in the Public Administration scenario and knowledge management as a practice of organizational learning in the context in which knowledge moves from the individual to the collective in public institutions. This study aimed to carry out a systematic literature review in order to characterize the current panorama of these themes, the gathering of articles was carried out from searches of the CAPES and Web of Science databases in order to identify indexed publications in the period of 2017 to 2021. The journals' selection obeyed the rules of Ordinatio method, which organizes publications' order with greater literary relevance according to criteria of impact factor and citations' number. In the literature review, there is an approach on knowledge management practices as an inducer of corporate education strategies, contextualized in the systemic development and achievement of results by the organization. The results showed that the themes have been explored in the same context of people's development, human's capital and strategy appreciation to obtain results in organizations, showing themselves as an evolutionary path and achievement of structured organizational goals to attain public institutions' vision and mission based on the organizational cognitive human capital's valuation.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099por2182-9608Rodrigues, KathyanneJohn de Castro Matos, John de Castro MatosPantoja, Maria Júliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.672602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
title Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
spellingShingle Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
Rodrigues, Kathyanne
Artigos
title_short Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
title_full Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
title_fullStr Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
title_full_unstemmed Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
title_sort Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
author Rodrigues, Kathyanne
author_facet Rodrigues, Kathyanne
John de Castro Matos, John de Castro Matos
Pantoja, Maria Júlia
author_role author
author2 John de Castro Matos, John de Castro Matos
Pantoja, Maria Júlia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Kathyanne
John de Castro Matos, John de Castro Matos
Pantoja, Maria Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752272564224