Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional. |
id |
RCAP_0673da075b277b00bbcc12acdea532d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29099 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de LiteraturaContextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de LiteraturaArtigosO presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional.This article presents a systematic review of the literature referring to Corporate Education in the Public Administration scenario and knowledge management as a practice of organizational learning in the context in which knowledge moves from the individual to the collective in public institutions. This study aimed to carry out a systematic literature review in order to characterize the current panorama of these themes, the gathering of articles was carried out from searches of the CAPES and Web of Science databases in order to identify indexed publications in the period of 2017 to 2021. The journals' selection obeyed the rules of Ordinatio method, which organizes publications' order with greater literary relevance according to criteria of impact factor and citations' number. In the literature review, there is an approach on knowledge management practices as an inducer of corporate education strategies, contextualized in the systemic development and achievement of results by the organization. The results showed that the themes have been explored in the same context of people's development, human's capital and strategy appreciation to obtain results in organizations, showing themselves as an evolutionary path and achievement of structured organizational goals to attain public institutions' vision and mission based on the organizational cognitive human capital's valuation.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099por2182-9608Rodrigues, KathyanneJohn de Castro Matos, John de Castro MatosPantoja, Maria Júliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.672602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
title |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
spellingShingle |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura Rodrigues, Kathyanne Artigos |
title_short |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
title_full |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
title_fullStr |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
title_full_unstemmed |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
title_sort |
Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura |
author |
Rodrigues, Kathyanne |
author_facet |
Rodrigues, Kathyanne John de Castro Matos, John de Castro Matos Pantoja, Maria Júlia |
author_role |
author |
author2 |
John de Castro Matos, John de Castro Matos Pantoja, Maria Júlia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Kathyanne John de Castro Matos, John de Castro Matos Pantoja, Maria Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130752272564224 |