Funções sintáticas internas ao grupo verbal: operacionalização no ensino do português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10767 |
Resumo: | Nesta dissertação, pretende-se refletir sobre a noção de predicado, identificá-lo em diferentes frases, explicitar a sua composição e analisar a sua estrutura interna. Estuda-se o comportamento do verbo na oração, a identificação e classificação de funções sintáticas internas ao grupo verbal e consequentemente a classificação de verbos quanto ao tipo de predicado. Analisa-se o modo como o programa da disciplina de português e o dicionário terminológico permitem aos alunos perceber a estrutura interna do predicado. Investiga-se de que forma_ ESTES DOIS_ documentos base contribuem para o ensino do conhecimento explícito da língua, levando os alunos a refletir sobre a língua portuguesa, observando-a, classificando os dados e formulando generalizações sobre o modo como se pode compreender a estrutura interna do grupo verbal/predicado; ### Abstract: In this dissertation, we intend to reflect on the notion of predicate, identify it in different sentences, explain its composition and analyze its internal structure. We study the behavior of the verb in the sentence, the identification and classification of syntactic functions internal to the verbal group and consequently the classification of verbs in the type of predicate. It analyzes how the syllabus of Portuguese and terminological dictionary allow students to understand the internal structure of the predicate. It examines how these two basic documents contribute to the teaching of explicit knowledge of the language, leading students to reflect on the Portuguese language, observing it, classifying the data and making generalizations about how one can understand the internal structure group verbal/predicate. |
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Funções sintáticas internas ao grupo verbal: operacionalização no ensino do portuguêsEstrutura interna do predicadoFunções sintáticas internas ao grupo verbalEnsino do portuguêsNesta dissertação, pretende-se refletir sobre a noção de predicado, identificá-lo em diferentes frases, explicitar a sua composição e analisar a sua estrutura interna. Estuda-se o comportamento do verbo na oração, a identificação e classificação de funções sintáticas internas ao grupo verbal e consequentemente a classificação de verbos quanto ao tipo de predicado. Analisa-se o modo como o programa da disciplina de português e o dicionário terminológico permitem aos alunos perceber a estrutura interna do predicado. Investiga-se de que forma_ ESTES DOIS_ documentos base contribuem para o ensino do conhecimento explícito da língua, levando os alunos a refletir sobre a língua portuguesa, observando-a, classificando os dados e formulando generalizações sobre o modo como se pode compreender a estrutura interna do grupo verbal/predicado; ### Abstract: In this dissertation, we intend to reflect on the notion of predicate, identify it in different sentences, explain its composition and analyze its internal structure. We study the behavior of the verb in the sentence, the identification and classification of syntactic functions internal to the verbal group and consequently the classification of verbs in the type of predicate. It analyzes how the syllabus of Portuguese and terminological dictionary allow students to understand the internal structure of the predicate. It examines how these two basic documents contribute to the teaching of explicit knowledge of the language, leading students to reflect on the Portuguese language, observing it, classifying the data and making generalizations about how one can understand the internal structure group verbal/predicate.Universidade de Évora2014-02-20T10:48:50Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10767http://hdl.handle.net/10174/10767TID:201177013pormaria.luz.rosinha@sapo.pt298Rosinha, Maria da Luz Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:35.654192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta dissertação, pretende-se refletir sobre a noção de predicado, identificá-lo em diferentes frases, explicitar a sua composição e analisar a sua estrutura interna. Estuda-se o comportamento do verbo na oração, a identificação e classificação de funções sintáticas internas ao grupo verbal e consequentemente a classificação de verbos quanto ao tipo de predicado. Analisa-se o modo como o programa da disciplina de português e o dicionário terminológico permitem aos alunos perceber a estrutura interna do predicado. Investiga-se de que forma_ ESTES DOIS_ documentos base contribuem para o ensino do conhecimento explícito da língua, levando os alunos a refletir sobre a língua portuguesa, observando-a, classificando os dados e formulando generalizações sobre o modo como se pode compreender a estrutura interna do grupo verbal/predicado; ### Abstract: In this dissertation, we intend to reflect on the notion of predicate, identify it in different sentences, explain its composition and analyze its internal structure. We study the behavior of the verb in the sentence, the identification and classification of syntactic functions internal to the verbal group and consequently the classification of verbs in the type of predicate. It analyzes how the syllabus of Portuguese and terminological dictionary allow students to understand the internal structure of the predicate. It examines how these two basic documents contribute to the teaching of explicit knowledge of the language, leading students to reflect on the Portuguese language, observing it, classifying the data and making generalizations about how one can understand the internal structure group verbal/predicate. |
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