Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Mariana Sofia César
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49391
Resumo: O seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa. Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela gramática.
id RCAP_bfbbc2add9ba0d1280735a4cbf76e881
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básicoGramáticaJogo DidáticoFunções SintáticasTecnologiaO seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa. Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela gramática.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumBorges, Mariana Sofia César2024-01-26T11:27:05Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49391TID:203484266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T02:15:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.236307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
title Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
spellingShingle Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
Borges, Mariana Sofia César
Gramática
Jogo Didático
Funções Sintáticas
Tecnologia
title_short Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
title_full Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
title_fullStr Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
title_full_unstemmed Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
title_sort Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
author Borges, Mariana Sofia César
author_facet Borges, Mariana Sofia César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Mariana Sofia César
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Jogo Didático
Funções Sintáticas
Tecnologia
topic Gramática
Jogo Didático
Funções Sintáticas
Tecnologia
description O seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa. Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela gramática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-26T11:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49391
TID:203484266
url http://hdl.handle.net/10400.26/49391
identifier_str_mv TID:203484266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076972617728