Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49391 |
Resumo: | O seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa. Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela gramática. |
id |
RCAP_bfbbc2add9ba0d1280735a4cbf76e881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básicoGramáticaJogo DidáticoFunções SintáticasTecnologiaO seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa. Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela gramática.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumBorges, Mariana Sofia César2024-01-26T11:27:05Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49391TID:203484266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
title |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
spellingShingle |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico Borges, Mariana Sofia César Gramática Jogo Didático Funções Sintáticas Tecnologia |
title_short |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
title_full |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
title_fullStr |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
title_sort |
Gamificação na sedimentação do conhecimento sobre funções sintáticas no 6ºano do ensino básico |
author |
Borges, Mariana Sofia César |
author_facet |
Borges, Mariana Sofia César |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Mariana Sofia César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Jogo Didático Funções Sintáticas Tecnologia |
topic |
Gramática Jogo Didático Funções Sintáticas Tecnologia |
description |
O seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa. Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela gramática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-26T11:27:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49391 TID:203484266 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49391 |
identifier_str_mv |
TID:203484266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546174263984128 |