Ortografia e produção textual em diferentes níveis do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Inês Soares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9879
Resumo: Este estudo aborda a temática da produção de textos do ponto de vista ortográfico e textual, com o objetivo principal de analisar a qualidade dos textos e a quantidade de erros ortográficos nas produções escritas de alunos do 4.º e 6.º anos de escolaridade. Para tal, pedimos a crianças do 4.º e 6.º anos de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro para redigirem um texto descritivo sobre a sua escola. Os melhores foram colocados no site de internet do Agrupamento. Estes textos foram analisados a dois níveis: uma análise dos erros ortográficos dos alunos e sua organização em tipologias de erro (Araújo, Mieiro, & Martins, 2007) e análise de texto/análise do discurso em relação à sua organização textual e características do texto descritivo (Adam, 2001). Neste estudo analisámos o perfil textual de 150 crianças e adolescentes, compreendendo se a progressão do percurso escolar dos alunos do 4.º para o 6.º ano se faz de forma crescente, isto é, se é qualitativamente superior à medida que os anos de escolaridade avançam. Os resultados obtidos revelam que não existe um progresso real do 1.º para o 2.º ciclo, não sendo possível afirmar uma melhoria das competências (textuais e ortográficas) no 6.º ano de escolaridade.
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spelling Ortografia e produção textual em diferentes níveis do ensino básicoDidáctica das línguasOrtografia: Língua portuguesaEnsino básico 1º cicloEscritaEste estudo aborda a temática da produção de textos do ponto de vista ortográfico e textual, com o objetivo principal de analisar a qualidade dos textos e a quantidade de erros ortográficos nas produções escritas de alunos do 4.º e 6.º anos de escolaridade. Para tal, pedimos a crianças do 4.º e 6.º anos de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro para redigirem um texto descritivo sobre a sua escola. Os melhores foram colocados no site de internet do Agrupamento. Estes textos foram analisados a dois níveis: uma análise dos erros ortográficos dos alunos e sua organização em tipologias de erro (Araújo, Mieiro, & Martins, 2007) e análise de texto/análise do discurso em relação à sua organização textual e características do texto descritivo (Adam, 2001). Neste estudo analisámos o perfil textual de 150 crianças e adolescentes, compreendendo se a progressão do percurso escolar dos alunos do 4.º para o 6.º ano se faz de forma crescente, isto é, se é qualitativamente superior à medida que os anos de escolaridade avançam. Os resultados obtidos revelam que não existe um progresso real do 1.º para o 2.º ciclo, não sendo possível afirmar uma melhoria das competências (textuais e ortográficas) no 6.º ano de escolaridade.This study addresses the issue of writing production in terms of orthography and text, with the main objective of analyzing the quality of the texts and the amount of spelling errors found in written productions of students from the 4th and 6th years of schooling. To this end, we asked children from the 4th and 6th years of a group of schools from Aveiro to write a descriptive text about their school and the best ones were placed on the group’s website. These texts were analyzed on two levels: analysis of students' spelling errors and their organization in types of error (Araújo, Mieiro, & Martins, 2007) and an analysis of text/discourse in relation with their textual organization adequacy and descriptive text characteristics (Adam, 2001). In this study, the textual profile of 150 children and adolescents where analyzed, in order to understand if the academic progression from the 4th to the 6th is being made progressively, that is, if the textual quality is superior as the school years progress. The results show that there is no real progress from 1st to 2nd cycle. Also it is not possible to confirm that an improvement of skills (spelling and textual) exist at the end of 2nd cycle.Universidade de Aveiro2013-03-12T17:54:08Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9879porMoura, Inês Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:08Zoai:ria.ua.pt:10773/9879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:36.824991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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