Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cátia Marisa Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13227
Resumo: O presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita.
id RCAP_4de4d93506600c3f3a2294d228c81506
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da escritaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento das competênciasOrtografia - Língua portuguesaEnsino da leituraAcordos ortográficosO presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita.This study aimed to develop orthographic competencies in children attending primary school (9-10 year old) and their ability to reflect on rules underlying the orthography in their mother tongue. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention including tasks focused on reading and writing, some of them of ludic nature. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved their orthographic competence and developed the ability to identify the underlying rules while reading and writing in their mother tongue.Universidade de Aveiro2015-01-21T11:57:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13227TID:201569957porDuarte, Cátia Marisa Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.921310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
Duarte, Cátia Marisa Oliveira
Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Ortografia - Língua portuguesa
Ensino da leitura
Acordos ortográficos
title_short Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Duarte, Cátia Marisa Oliveira
author_facet Duarte, Cátia Marisa Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cátia Marisa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Ortografia - Língua portuguesa
Ensino da leitura
Acordos ortográficos
topic Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Ortografia - Língua portuguesa
Ensino da leitura
Acordos ortográficos
description O presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-01-21T11:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13227
TID:201569957
url http://hdl.handle.net/10773/13227
identifier_str_mv TID:201569957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137542846545920