Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13227 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita. |
id |
RCAP_4de4d93506600c3f3a2294d228c81506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da escritaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento das competênciasOrtografia - Língua portuguesaEnsino da leituraAcordos ortográficosO presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita.This study aimed to develop orthographic competencies in children attending primary school (9-10 year old) and their ability to reflect on rules underlying the orthography in their mother tongue. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention including tasks focused on reading and writing, some of them of ludic nature. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved their orthographic competence and developed the ability to identify the underlying rules while reading and writing in their mother tongue.Universidade de Aveiro2015-01-21T11:57:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13227TID:201569957porDuarte, Cátia Marisa Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.921310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico Duarte, Cátia Marisa Oliveira Ensino da escrita Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das competências Ortografia - Língua portuguesa Ensino da leitura Acordos ortográficos |
title_short |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Duarte, Cátia Marisa Oliveira |
author_facet |
Duarte, Cátia Marisa Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cátia Marisa Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da escrita Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das competências Ortografia - Língua portuguesa Ensino da leitura Acordos ortográficos |
topic |
Ensino da escrita Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das competências Ortografia - Língua portuguesa Ensino da leitura Acordos ortográficos |
description |
O presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-01-21T11:57:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13227 TID:201569957 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13227 |
identifier_str_mv |
TID:201569957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137542846545920 |