Gestão da qualidade e reforma da prestação de serviços de saúde: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina Alexandra Fecha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14261
Resumo: Os hospitais têm sofrido uma crescente pressão no sentido da provisão de serviços de maior qualidade. A Total Quality Management (TQM) emerge como uma potencial solução para o desenvolvimento da qualidade nas organizações de saúde. Contudo, as estratégias de gestão da qualidade implementadas nem sempre produzem resultados sustentados e duradouros. Com o presente estudo pretende-se conhecer o grau de implementação da qualidade no Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) e quais os desafios e potencialidades que enfrenta no momento atual. Pretende-se também aferir quais são os constrangimentos e potencialidades a nível supra organizacional para a implementação ou continuidade destes processos. A análise de conteúdo a 17 entrevistas semi estruturadas a profissionais de três níveis hierárquicos distintos (administração, elementos da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente – Comissão da QSD- e prestadores de cuidados) da referida organização, permitiu concluir que não existe uma cultura de qualidade enraizada em todo o hospital. Verifica-se a existência de estratégias de qualidade implementadas de forma fragmentada, essencialmente para cumprimento de normativos legais definidos por entidades supra organizacionais. O estudo poderá funcionar como facilitador e adjuvante do processo de implementação/continuidade da qualidade nesta organização, constituindo-se também como uma ferramenta de benchmarking e um manual de boas práticas para a implementação da qualidade de forma sustentada em organizações hospitalares.
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