Avaliação da qualidade na prestação de serviços hospitalares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/477 |
Resumo: | O atual quadro no setor de saúde pública em nosso país demonstra muitas vezes superlotações e um descaso à vida. Porém, em contrapartida, temos um dos melhores sistemas de saúde oferecidos, modelo copiado em diversos países, o Sistema Único de Saúde. O presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos usuários de uma unidade hospitalar, localizada na Região Central do Rio Grande do Sul, em relação à percepção quanto à qualidade dos serviços recebidos no setor emergencial. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, sendo operacionalizada por meio de um questionário aplicado aos pacientes do hospital, com questões de múltipla escolha e uso de uma escala Likert. Ademais, também foram utilizados técnicas de descrição e observação, com o intuito de aprimorar os objetivos estipulados. Como resultados obtidos, de forma geral, a qualidade dos serviços (hospitalar) prestados foi avaliada pelos pacientes como “Regular”. Para tal consenso, foi levada em consideração, além dos aspectos dos serviços, a estrutura funcional e organizacional do Hospital. Após a análise dos resultados obtidos, elaborou-se um organograma e missão organizacional, bem como sugestões para melhoria de seus processos ambulatoriais e estruturais. |
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Avaliação da qualidade na prestação de serviços hospitalaresServiços Hospitalares. Qualidade. Gestão Organizacional.Qualidade em serviçosO atual quadro no setor de saúde pública em nosso país demonstra muitas vezes superlotações e um descaso à vida. Porém, em contrapartida, temos um dos melhores sistemas de saúde oferecidos, modelo copiado em diversos países, o Sistema Único de Saúde. O presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos usuários de uma unidade hospitalar, localizada na Região Central do Rio Grande do Sul, em relação à percepção quanto à qualidade dos serviços recebidos no setor emergencial. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, sendo operacionalizada por meio de um questionário aplicado aos pacientes do hospital, com questões de múltipla escolha e uso de uma escala Likert. Ademais, também foram utilizados técnicas de descrição e observação, com o intuito de aprimorar os objetivos estipulados. Como resultados obtidos, de forma geral, a qualidade dos serviços (hospitalar) prestados foi avaliada pelos pacientes como “Regular”. Para tal consenso, foi levada em consideração, além dos aspectos dos serviços, a estrutura funcional e organizacional do Hospital. Após a análise dos resultados obtidos, elaborou-se um organograma e missão organizacional, bem como sugestões para melhoria de seus processos ambulatoriais e estruturais.UNIFEBE2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/477Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 20 (2017); 1-212177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/477/394Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, NuveaDos Santos, Lucas AlmeidaMarzall, Luciana FigheraFlores Costa, Vania Medianeira2017-05-03T12:14:39Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/477Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-05-03T12:14:39Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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