A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo José Martel Baptista da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/47528
Resumo: Este trabalho é o resultado da prática de ensino supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização de infografia em sala de aula, com recurso a construções pelo professor e pelos alunos, de modo a comprovar aprendizagens significativas e consequente aproveitamento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade das construções com palavras, símbolos e desenhos (infografias) para o desenvolvimento de competências pelos alunos, sob orientação do professor. A prática letiva decorreu na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no Concelho de Cascais, em duas turmas: uma de 7º ano, com lecionação da disciplina de geografia e outra de 11º ano, em geografia A. Os recursos de infografia foram aplicados nas duas turmas. O presente relatório tem na sua composição uma reflexão teórica, baseada em Ausubel e em Novak, sobre a temática da relação de palavras, símbolos e desenhos, tentando sempre através das construções elaboradas por alunos (de 7º e de 11º anos), comprovar a consolidação das aprendizagens. É ainda feita uma demonstração da didática utilizada e das limitações e dificuldades verificadas ao longo do ano letivo.
id RCAP_069f537d71a40ac06e7cef999083b6a3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/47528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativasInfografiaApreendizagem significativasGeografiaInfographyGeographySignificant learningEste trabalho é o resultado da prática de ensino supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização de infografia em sala de aula, com recurso a construções pelo professor e pelos alunos, de modo a comprovar aprendizagens significativas e consequente aproveitamento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade das construções com palavras, símbolos e desenhos (infografias) para o desenvolvimento de competências pelos alunos, sob orientação do professor. A prática letiva decorreu na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no Concelho de Cascais, em duas turmas: uma de 7º ano, com lecionação da disciplina de geografia e outra de 11º ano, em geografia A. Os recursos de infografia foram aplicados nas duas turmas. O presente relatório tem na sua composição uma reflexão teórica, baseada em Ausubel e em Novak, sobre a temática da relação de palavras, símbolos e desenhos, tentando sempre através das construções elaboradas por alunos (de 7º e de 11º anos), comprovar a consolidação das aprendizagens. É ainda feita uma demonstração da didática utilizada e das limitações e dificuldades verificadas ao longo do ano letivo.This work is the result of supervised teaching practice, carried out in sphere of Master’s degree in Geography Teaching, in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education on the use of infographics in the classroom, with recourse to constructions by the teacher and students, in order to prove significant learning and consequent use. The main of this work is to demonstrate the usefulness of constructions with words, symbols and drawings (infographics) for the development of competences by the students, under the guidance of the teacher. The teaching practice took place in the Basic and Secondary School of Carcavelos, in the municipality of Cascais, in two classes: one of 7º grade, with a teaching of geography and another one of 11º grade, in geography A. The infographic resources were applied in these two groups This report has a theoretical reflection, based on Ausubel and Novak, about the theme of the relation of words, symbols and drawings, always through the elaborated constructions by students (7º and 11º grade), to prove the consolidation learning. It is also made the didactics demonstration used the limitations and difficulties verified throughout the school year.Martins, Fernando CabralRUNSilva, Diogo José Martel Baptista da2018-09-27T13:23:47Z2018-06-202018-04-032018-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/47528TID:201949903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:43Zoai:run.unl.pt:10362/47528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:05.078727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
title A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
spellingShingle A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
Silva, Diogo José Martel Baptista da
Infografia
Apreendizagem significativas
Geografia
Infography
Geography
Significant learning
title_short A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
title_full A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
title_fullStr A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
title_full_unstemmed A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
title_sort A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
author Silva, Diogo José Martel Baptista da
author_facet Silva, Diogo José Martel Baptista da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Cabral
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo José Martel Baptista da
dc.subject.por.fl_str_mv Infografia
Apreendizagem significativas
Geografia
Infography
Geography
Significant learning
topic Infografia
Apreendizagem significativas
Geografia
Infography
Geography
Significant learning
description Este trabalho é o resultado da prática de ensino supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização de infografia em sala de aula, com recurso a construções pelo professor e pelos alunos, de modo a comprovar aprendizagens significativas e consequente aproveitamento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade das construções com palavras, símbolos e desenhos (infografias) para o desenvolvimento de competências pelos alunos, sob orientação do professor. A prática letiva decorreu na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no Concelho de Cascais, em duas turmas: uma de 7º ano, com lecionação da disciplina de geografia e outra de 11º ano, em geografia A. Os recursos de infografia foram aplicados nas duas turmas. O presente relatório tem na sua composição uma reflexão teórica, baseada em Ausubel e em Novak, sobre a temática da relação de palavras, símbolos e desenhos, tentando sempre através das construções elaboradas por alunos (de 7º e de 11º anos), comprovar a consolidação das aprendizagens. É ainda feita uma demonstração da didática utilizada e das limitações e dificuldades verificadas ao longo do ano letivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27T13:23:47Z
2018-06-20
2018-04-03
2018-06-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/47528
TID:201949903
url http://hdl.handle.net/10362/47528
identifier_str_mv TID:201949903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137943477026816