A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/47528 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado da prática de ensino supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização de infografia em sala de aula, com recurso a construções pelo professor e pelos alunos, de modo a comprovar aprendizagens significativas e consequente aproveitamento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade das construções com palavras, símbolos e desenhos (infografias) para o desenvolvimento de competências pelos alunos, sob orientação do professor. A prática letiva decorreu na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no Concelho de Cascais, em duas turmas: uma de 7º ano, com lecionação da disciplina de geografia e outra de 11º ano, em geografia A. Os recursos de infografia foram aplicados nas duas turmas. O presente relatório tem na sua composição uma reflexão teórica, baseada em Ausubel e em Novak, sobre a temática da relação de palavras, símbolos e desenhos, tentando sempre através das construções elaboradas por alunos (de 7º e de 11º anos), comprovar a consolidação das aprendizagens. É ainda feita uma demonstração da didática utilizada e das limitações e dificuldades verificadas ao longo do ano letivo. |
id |
RCAP_069f537d71a40ac06e7cef999083b6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/47528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativasInfografiaApreendizagem significativasGeografiaInfographyGeographySignificant learningEste trabalho é o resultado da prática de ensino supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização de infografia em sala de aula, com recurso a construções pelo professor e pelos alunos, de modo a comprovar aprendizagens significativas e consequente aproveitamento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade das construções com palavras, símbolos e desenhos (infografias) para o desenvolvimento de competências pelos alunos, sob orientação do professor. A prática letiva decorreu na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no Concelho de Cascais, em duas turmas: uma de 7º ano, com lecionação da disciplina de geografia e outra de 11º ano, em geografia A. Os recursos de infografia foram aplicados nas duas turmas. O presente relatório tem na sua composição uma reflexão teórica, baseada em Ausubel e em Novak, sobre a temática da relação de palavras, símbolos e desenhos, tentando sempre através das construções elaboradas por alunos (de 7º e de 11º anos), comprovar a consolidação das aprendizagens. É ainda feita uma demonstração da didática utilizada e das limitações e dificuldades verificadas ao longo do ano letivo.This work is the result of supervised teaching practice, carried out in sphere of Master’s degree in Geography Teaching, in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education on the use of infographics in the classroom, with recourse to constructions by the teacher and students, in order to prove significant learning and consequent use. The main of this work is to demonstrate the usefulness of constructions with words, symbols and drawings (infographics) for the development of competences by the students, under the guidance of the teacher. The teaching practice took place in the Basic and Secondary School of Carcavelos, in the municipality of Cascais, in two classes: one of 7º grade, with a teaching of geography and another one of 11º grade, in geography A. The infographic resources were applied in these two groups This report has a theoretical reflection, based on Ausubel and Novak, about the theme of the relation of words, symbols and drawings, always through the elaborated constructions by students (7º and 11º grade), to prove the consolidation learning. It is also made the didactics demonstration used the limitations and difficulties verified throughout the school year.Martins, Fernando CabralRUNSilva, Diogo José Martel Baptista da2018-09-27T13:23:47Z2018-06-202018-04-032018-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/47528TID:201949903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:43Zoai:run.unl.pt:10362/47528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:05.078727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
title |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
spellingShingle |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas Silva, Diogo José Martel Baptista da Infografia Apreendizagem significativas Geografia Infography Geography Significant learning |
title_short |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
title_full |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
title_fullStr |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
title_full_unstemmed |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
title_sort |
A infografia em atividades de sala de aula: contributo para aprendizagens significativas |
author |
Silva, Diogo José Martel Baptista da |
author_facet |
Silva, Diogo José Martel Baptista da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Cabral RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diogo José Martel Baptista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infografia Apreendizagem significativas Geografia Infography Geography Significant learning |
topic |
Infografia Apreendizagem significativas Geografia Infography Geography Significant learning |
description |
Este trabalho é o resultado da prática de ensino supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização de infografia em sala de aula, com recurso a construções pelo professor e pelos alunos, de modo a comprovar aprendizagens significativas e consequente aproveitamento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade das construções com palavras, símbolos e desenhos (infografias) para o desenvolvimento de competências pelos alunos, sob orientação do professor. A prática letiva decorreu na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no Concelho de Cascais, em duas turmas: uma de 7º ano, com lecionação da disciplina de geografia e outra de 11º ano, em geografia A. Os recursos de infografia foram aplicados nas duas turmas. O presente relatório tem na sua composição uma reflexão teórica, baseada em Ausubel e em Novak, sobre a temática da relação de palavras, símbolos e desenhos, tentando sempre através das construções elaboradas por alunos (de 7º e de 11º anos), comprovar a consolidação das aprendizagens. É ainda feita uma demonstração da didática utilizada e das limitações e dificuldades verificadas ao longo do ano letivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-27T13:23:47Z 2018-06-20 2018-04-03 2018-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/47528 TID:201949903 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/47528 |
identifier_str_mv |
TID:201949903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137943477026816 |