Incentivos e carreiras à mobilidade elétrica em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bernardo Miguel Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39419
Resumo: Do ponto de vista da sustentabilidade do planeta e da saúde do indivíduo, o crescente desafio das mudanças climáticas levanta uma série de questões pertinentes. Sendo o setor dos transportes o maior produtor de emissões de CO2, o ponto de partida para a mudança deste paradigma pode passar pela substituição do uso de combustíveis fósseis por outro tipo de energia mais amiga do ambiente - a mobilidade elétrica. Sendo, em 2022, possível de se afirmar que o futuro passará pelas viaturas elétricas, os níveis de crescimento europeu ainda não são suficientes para atingir os objetivos traçados, apesar de os dados indicarem que este tipo de mobilidade está a crescer na Europa. Esta dissertação focar-se-á em analisar as principais barreiras existentes para a não adoção de carros elétricos, possibilitando a perceção do porquê de não estar a ser ainda mais acelerada. Para além disso, será feita uma reflexão sobe a influencia dos incentivos na intenção de compra e a recetividade que o mercado português teria a viaturas elétricas chinesas. De forma a responder aos objetivos traçados, serão inquiridos 6 utilizadores de carros elétricos e 7 vendedores automóveis. Da análise das entrevistas e do cruzamento com a revisão de literatura, serão apresentados os resultados e conclusões da investigação. Com esta dissertação pretende-se contribuir para o conhecimento do mercado automóvel português, para que as marcas e o próprio governo, possam definir estratégias que combatam os gaps encontrados.
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