Incentivos e carreiras à mobilidade elétrica em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39419 |
Resumo: | Do ponto de vista da sustentabilidade do planeta e da saúde do indivíduo, o crescente desafio das mudanças climáticas levanta uma série de questões pertinentes. Sendo o setor dos transportes o maior produtor de emissões de CO2, o ponto de partida para a mudança deste paradigma pode passar pela substituição do uso de combustíveis fósseis por outro tipo de energia mais amiga do ambiente - a mobilidade elétrica. Sendo, em 2022, possível de se afirmar que o futuro passará pelas viaturas elétricas, os níveis de crescimento europeu ainda não são suficientes para atingir os objetivos traçados, apesar de os dados indicarem que este tipo de mobilidade está a crescer na Europa. Esta dissertação focar-se-á em analisar as principais barreiras existentes para a não adoção de carros elétricos, possibilitando a perceção do porquê de não estar a ser ainda mais acelerada. Para além disso, será feita uma reflexão sobe a influencia dos incentivos na intenção de compra e a recetividade que o mercado português teria a viaturas elétricas chinesas. De forma a responder aos objetivos traçados, serão inquiridos 6 utilizadores de carros elétricos e 7 vendedores automóveis. Da análise das entrevistas e do cruzamento com a revisão de literatura, serão apresentados os resultados e conclusões da investigação. Com esta dissertação pretende-se contribuir para o conhecimento do mercado automóvel português, para que as marcas e o próprio governo, possam definir estratégias que combatam os gaps encontrados. |
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Incentivos e carreiras à mobilidade elétrica em PortugalCarros elétricosMobilidadeBarreirasIncentivosElectric carsMobilityBarriersIncentivesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDo ponto de vista da sustentabilidade do planeta e da saúde do indivíduo, o crescente desafio das mudanças climáticas levanta uma série de questões pertinentes. Sendo o setor dos transportes o maior produtor de emissões de CO2, o ponto de partida para a mudança deste paradigma pode passar pela substituição do uso de combustíveis fósseis por outro tipo de energia mais amiga do ambiente - a mobilidade elétrica. Sendo, em 2022, possível de se afirmar que o futuro passará pelas viaturas elétricas, os níveis de crescimento europeu ainda não são suficientes para atingir os objetivos traçados, apesar de os dados indicarem que este tipo de mobilidade está a crescer na Europa. Esta dissertação focar-se-á em analisar as principais barreiras existentes para a não adoção de carros elétricos, possibilitando a perceção do porquê de não estar a ser ainda mais acelerada. Para além disso, será feita uma reflexão sobe a influencia dos incentivos na intenção de compra e a recetividade que o mercado português teria a viaturas elétricas chinesas. De forma a responder aos objetivos traçados, serão inquiridos 6 utilizadores de carros elétricos e 7 vendedores automóveis. Da análise das entrevistas e do cruzamento com a revisão de literatura, serão apresentados os resultados e conclusões da investigação. Com esta dissertação pretende-se contribuir para o conhecimento do mercado automóvel português, para que as marcas e o próprio governo, possam definir estratégias que combatam os gaps encontrados.In a sustainable point of view for the planet and the individual health, the emerging challenges of the climate change raises a number of significant questions. Being the transport category, the biggest producer of CO2 emissions, the starting point for the change of this paradigm can be the replacement of the use of fossil fuels by another source of energy more eco friendly, the electric mobility. In 2022, it is possible to state that the future will pass through electric vehicles, European growth levels are not enough to achieve the goals set, however data indicates that this type of mobility is increasing in Europe. This dissertation will focus on analysing the main existing barriers to the nonadoption of electric cars, enabling the understanding of why that it is not even more accelerated. Moreover, there will be a reflection on the incentives for purchasing and the receptivity that the Portuguese market would have concerning Chinese electric vehicles. In order to answer the goals defined, six electric car users and seven car salesmen will be inquired. From the analysis of the interviews and the use of peer reviewed literacy, the research results and conclusions will be presented. Within this dissertation, it is intended to contribute for the acknowledgment of the Portuguese car market, so that brands and the government itself, can define strategies to overcome the gaps found.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Bernardo Miguel Reis2022-11-28T17:29:14Z2022-10-192022-062022-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39419TID:203088328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:15.853110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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