Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Sónia Isabel Nunes Torres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7320
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado apresenta a investigação a realizar no âmbito da área de Informação e Sistemas Empresariais, sobre uma nova forma de aprendizagem on-line, nomeadamente os denominados MOOCs – Cursos Online Abertos e Massivos, abordando as principais características, as vantagens e desvantagens deste tipo de ensino, e os modelos mais recentes Questiona-se o tempo, o espaço, a qualidade do ensino, dos materiais e dos suportes, a relação entre o docente e o aluno e entre estes, a atualização da informação, os tipos de formação e os custos desta modalidade de ensino. O objetivo consistiu em comparar dois casos de MOOCs, um curso da Coursera e outro da Universidade Aberta, em termos de duração, ritmo, conteúdo programático, interação e o número de aprovações com sucesso. O presente estudo seguiu uma metodologia qualitativa, enquadrando-se num estudo de dois casos, numa perspetiva transversal e descritiva, com o recurso a vários ins-trumentos de recolha de dados, nomeadamente, através dos registos das plataformas e da aplicação Google Forms.
id RCAP_06b054f72648ddd5e57de14f0bd1ae91
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casosUniversidade AbertaMOOCsEnsino a distânciaCursos online abertosAprendizagemEstratégiasDistance learningOpen online coursesMOOCEsta Dissertação de Mestrado apresenta a investigação a realizar no âmbito da área de Informação e Sistemas Empresariais, sobre uma nova forma de aprendizagem on-line, nomeadamente os denominados MOOCs – Cursos Online Abertos e Massivos, abordando as principais características, as vantagens e desvantagens deste tipo de ensino, e os modelos mais recentes Questiona-se o tempo, o espaço, a qualidade do ensino, dos materiais e dos suportes, a relação entre o docente e o aluno e entre estes, a atualização da informação, os tipos de formação e os custos desta modalidade de ensino. O objetivo consistiu em comparar dois casos de MOOCs, um curso da Coursera e outro da Universidade Aberta, em termos de duração, ritmo, conteúdo programático, interação e o número de aprovações com sucesso. O presente estudo seguiu uma metodologia qualitativa, enquadrando-se num estudo de dois casos, numa perspetiva transversal e descritiva, com o recurso a vários ins-trumentos de recolha de dados, nomeadamente, através dos registos das plataformas e da aplicação Google Forms.The present Master degree thesis, prepared for an investigation in the area of Infor-mation and Business Systems, about a new online learning approach, namely the MOOC – Massive open online courses. Furthermore, it approaches the main charac-teristics, advantages and disadvantages about this type of learning also referring to the more recent models related to it. It is questioned the time, space, teaching qualities, materials and supports, the rela-tion between the teacher and the student, the update of information, the formative styles and the costs related to this teaching approach. The objective consisted in comparing two MOOC cases, one is a Coursera course and the other one an Open University course, analysing the length of the courses, rhythm, the contents of the teaching programs, interaction and the number of achiev-ing success. The present study followed a qualitative method, following two cases, in a transver-sal and descriptive approach, using several collective instruments through the records of the referenced platforms and Google application Forms.Repositório AbertoFarias, Sónia Isabel Nunes Torres2021-05-16T00:30:07Z2018-04-162018-05-162018-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7320TID:201920620porFarias, Sónia Isabel Nunes Torres - Cursos online abertos e MOOCs [Em linha] : modelos e estratégias com base em dois casos. Lisboa: [s.n.], 2017. 98 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:37.687500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
title Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
spellingShingle Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
Farias, Sónia Isabel Nunes Torres
Universidade Aberta
MOOCs
Ensino a distância
Cursos online abertos
Aprendizagem
Estratégias
Distance learning
Open online courses
MOOC
title_short Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
title_full Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
title_fullStr Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
title_full_unstemmed Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
title_sort Cursos online abertos e MOOCs : modelos e estratégias com base em dois casos
author Farias, Sónia Isabel Nunes Torres
author_facet Farias, Sónia Isabel Nunes Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Sónia Isabel Nunes Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta
MOOCs
Ensino a distância
Cursos online abertos
Aprendizagem
Estratégias
Distance learning
Open online courses
MOOC
topic Universidade Aberta
MOOCs
Ensino a distância
Cursos online abertos
Aprendizagem
Estratégias
Distance learning
Open online courses
MOOC
description Esta Dissertação de Mestrado apresenta a investigação a realizar no âmbito da área de Informação e Sistemas Empresariais, sobre uma nova forma de aprendizagem on-line, nomeadamente os denominados MOOCs – Cursos Online Abertos e Massivos, abordando as principais características, as vantagens e desvantagens deste tipo de ensino, e os modelos mais recentes Questiona-se o tempo, o espaço, a qualidade do ensino, dos materiais e dos suportes, a relação entre o docente e o aluno e entre estes, a atualização da informação, os tipos de formação e os custos desta modalidade de ensino. O objetivo consistiu em comparar dois casos de MOOCs, um curso da Coursera e outro da Universidade Aberta, em termos de duração, ritmo, conteúdo programático, interação e o número de aprovações com sucesso. O presente estudo seguiu uma metodologia qualitativa, enquadrando-se num estudo de dois casos, numa perspetiva transversal e descritiva, com o recurso a vários ins-trumentos de recolha de dados, nomeadamente, através dos registos das plataformas e da aplicação Google Forms.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
2018-05-16
2018-04-16T00:00:00Z
2021-05-16T00:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7320
TID:201920620
url http://hdl.handle.net/10400.2/7320
identifier_str_mv TID:201920620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Farias, Sónia Isabel Nunes Torres - Cursos online abertos e MOOCs [Em linha] : modelos e estratégias com base em dois casos. Lisboa: [s.n.], 2017. 98 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135053698039808