Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Orlanda
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Aguiar, Cecília, Barros, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8188
Resumo: Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.
id RCAP_06c54688d8f4deadaf55aacdd105ac71
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dadosEscala de avaliaçãoComportamentos interactivos maternosJogo livreResponsividadeCrianças de 1 a 2 anosEste trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, OrlandaAguiar, CecíliaBarros, Sílvia2016-05-03T16:06:33Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:55.886104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
title Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
spellingShingle Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
Cruz, Orlanda
Escala de avaliação
Comportamentos interactivos maternos
Jogo livre
Responsividade
Crianças de 1 a 2 anos
title_short Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_full Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_fullStr Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_full_unstemmed Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_sort Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dados
author Cruz, Orlanda
author_facet Cruz, Orlanda
Aguiar, Cecília
Barros, Sílvia
author_role author
author2 Aguiar, Cecília
Barros, Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Orlanda
Aguiar, Cecília
Barros, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de avaliação
Comportamentos interactivos maternos
Jogo livre
Responsividade
Crianças de 1 a 2 anos
topic Escala de avaliação
Comportamentos interactivos maternos
Jogo livre
Responsividade
Crianças de 1 a 2 anos
description Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T16:06:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8188
url http://hdl.handle.net/10400.22/8188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364100931584