A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
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Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200055 |
Resumo: | Resumo O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6.º ano do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta teve como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionou como reforço e visou assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita. Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática. |
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