(Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamido, Gracinda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/432
Resumo: Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.
id RCAP_06d3f4fe46f036499da26e922827dd99
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionaisDialogismoSupervisãoReflexividadeDesenvolvimento profissionalDialogismSupervisionReflectivityProfessional developmentPretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémHamido, Gracinda2011-04-22T21:15:29Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/432porHamido,G. (2010).(Dia)lógicas de Dformação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais. Revista interacções,14(6),216-2581646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:01.406785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
title (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
spellingShingle (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
Hamido, Gracinda
Dialogismo
Supervisão
Reflexividade
Desenvolvimento profissional
Dialogism
Supervision
Reflectivity
Professional development
title_short (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
title_full (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
title_fullStr (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
title_full_unstemmed (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
title_sort (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais
author Hamido, Gracinda
author_facet Hamido, Gracinda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamido, Gracinda
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Supervisão
Reflexividade
Desenvolvimento profissional
Dialogism
Supervision
Reflectivity
Professional development
topic Dialogismo
Supervisão
Reflexividade
Desenvolvimento profissional
Dialogism
Supervision
Reflectivity
Professional development
description Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-22T21:15:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/432
url http://hdl.handle.net/10400.15/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Hamido,G. (2010).(Dia)lógicas de Dformação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionais. Revista interacções,14(6),216-258
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021584736256