O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, José Manuel Monteiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/13584
Resumo: O presente trabalho propõe o estudo do contexto contemporâneo de grandes desenvolvimentos de dispositivos móveis e de câmaras digitais. Considerando as novas práticas na comunicação e no entretenimento audiovisual, podemos estabelecer uma relação com a nova fenomenologia de produção de vídeos com equipamentos não convencionais na medida que se estabelecem como um meio de perturbação das normas históricas de produção e distribuição do cinema convencional. É extraordinária a evolução tecnológica na era moderna, mas nem sempre nos apresenta todas as suas utilidades. Em muitos casos é através da experimentação que se vislumbram determinados benefícios do uso de um equipamento. Torna-se necessário então perceber as diferentes características que inicialmente não foram indicadas para uma determinada tecnologia. Temos de experimentar diversas variações e registar as suas vicissitudes de modo a compreender as suas possibilidades. Só assim se perfilam as funcionalidades especiais de um determinado equipamento, pela unificação do potencial criativo que se conquista através da experiência empírica. É necessário reflectir o cinema independente moderno do ponto de vista desta busca por um paradigma próprio, muito impulsionado pela liberdade criativa dos realizadores contemporâneos. O baixo custo dos novos equipamentos tecnológicos suprime à partida diversas restrições, que embora invisíveis, reduzem a liberdade de realizadores independentes sem fundos de apoio para a produção dos seus projectos. As novas tecnologias constituem uma abertura para maior actividade de produção de vídeo, possibilitando inúmeras abordagens estéticas que buscam outras soluções visuais e novas linguagens cinematográficas, além do standard.
id RCAP_06de6a7c90151bc7ca68f522866d0ad4
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/13584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos SmartphonesNovas tecnologiasCinema independenteTelemóvelInternetLinguagem cinematográficaNovos dispositivos móveisCâmaras DSLRSmartphonesO presente trabalho propõe o estudo do contexto contemporâneo de grandes desenvolvimentos de dispositivos móveis e de câmaras digitais. Considerando as novas práticas na comunicação e no entretenimento audiovisual, podemos estabelecer uma relação com a nova fenomenologia de produção de vídeos com equipamentos não convencionais na medida que se estabelecem como um meio de perturbação das normas históricas de produção e distribuição do cinema convencional. É extraordinária a evolução tecnológica na era moderna, mas nem sempre nos apresenta todas as suas utilidades. Em muitos casos é através da experimentação que se vislumbram determinados benefícios do uso de um equipamento. Torna-se necessário então perceber as diferentes características que inicialmente não foram indicadas para uma determinada tecnologia. Temos de experimentar diversas variações e registar as suas vicissitudes de modo a compreender as suas possibilidades. Só assim se perfilam as funcionalidades especiais de um determinado equipamento, pela unificação do potencial criativo que se conquista através da experiência empírica. É necessário reflectir o cinema independente moderno do ponto de vista desta busca por um paradigma próprio, muito impulsionado pela liberdade criativa dos realizadores contemporâneos. O baixo custo dos novos equipamentos tecnológicos suprime à partida diversas restrições, que embora invisíveis, reduzem a liberdade de realizadores independentes sem fundos de apoio para a produção dos seus projectos. As novas tecnologias constituem uma abertura para maior actividade de produção de vídeo, possibilitando inúmeras abordagens estéticas que buscam outras soluções visuais e novas linguagens cinematográficas, além do standard.RUNAndrade, José Manuel Monteiro de2014-11-03T15:46:39Z20142014-042014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13584TID:201048493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:48:16Zoai:run.unl.pt:10362/13584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:17.661244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
title O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
spellingShingle O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
Andrade, José Manuel Monteiro de
Novas tecnologias
Cinema independente
Telemóvel
Internet
Linguagem cinematográfica
Novos dispositivos móveis
Câmaras DSLR
Smartphones
title_short O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
title_full O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
title_fullStr O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
title_full_unstemmed O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
title_sort O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica. Um Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
author Andrade, José Manuel Monteiro de
author_facet Andrade, José Manuel Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, José Manuel Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Cinema independente
Telemóvel
Internet
Linguagem cinematográfica
Novos dispositivos móveis
Câmaras DSLR
Smartphones
topic Novas tecnologias
Cinema independente
Telemóvel
Internet
Linguagem cinematográfica
Novos dispositivos móveis
Câmaras DSLR
Smartphones
description O presente trabalho propõe o estudo do contexto contemporâneo de grandes desenvolvimentos de dispositivos móveis e de câmaras digitais. Considerando as novas práticas na comunicação e no entretenimento audiovisual, podemos estabelecer uma relação com a nova fenomenologia de produção de vídeos com equipamentos não convencionais na medida que se estabelecem como um meio de perturbação das normas históricas de produção e distribuição do cinema convencional. É extraordinária a evolução tecnológica na era moderna, mas nem sempre nos apresenta todas as suas utilidades. Em muitos casos é através da experimentação que se vislumbram determinados benefícios do uso de um equipamento. Torna-se necessário então perceber as diferentes características que inicialmente não foram indicadas para uma determinada tecnologia. Temos de experimentar diversas variações e registar as suas vicissitudes de modo a compreender as suas possibilidades. Só assim se perfilam as funcionalidades especiais de um determinado equipamento, pela unificação do potencial criativo que se conquista através da experiência empírica. É necessário reflectir o cinema independente moderno do ponto de vista desta busca por um paradigma próprio, muito impulsionado pela liberdade criativa dos realizadores contemporâneos. O baixo custo dos novos equipamentos tecnológicos suprime à partida diversas restrições, que embora invisíveis, reduzem a liberdade de realizadores independentes sem fundos de apoio para a produção dos seus projectos. As novas tecnologias constituem uma abertura para maior actividade de produção de vídeo, possibilitando inúmeras abordagens estéticas que buscam outras soluções visuais e novas linguagens cinematográficas, além do standard.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-03T15:46:39Z
2014
2014-04
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/13584
TID:201048493
url http://hdl.handle.net/10362/13584
identifier_str_mv TID:201048493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137853401202689